Detonando progressivamente o cabelo.


No começo é pura lua-de-mel, cabelos lisos, à prova de frizz, de chuva, vento, uma maravilha, mas depois...Depois é o pesadelo que se traduz em cabelos quebradiços, queda e uma luta hercúlea para recuperar os cabelos.
Depois de presenciar tantos desastres entre amigas e colegas de trabalho resolvi fazer um post sobre a escova progressiva. Quem sabe assim evita o que tenho visto. Quem ainda não viveu algo assim e nem tem alguém por perto nessa agonia, nem faz idéia de como fica um cabelo depois de anos passando por este processo. O tempo varia muito, os danos são certos. Algumas com dois anos já estão no desespero atrás de dermatologistas, cabelereiros, produtos que tirem o aspecto de palha do cabelo, outras um pouco mais, mas os danos sempre chegam. Em geral, o aspecto é de um cabelo ressecadíssimo, que teve e teve mesmo toda água chupada de seus fios, quebradiço de tal forma que basta passar a mão para se partir, sem brilho nenhum, frágil e com uma tendência absurda a ficar arrepiado. Ou seja, um pesadelo! Mas acreditem, eu vi e tenho acompanhado amigas no calvário da reconstrução.
Agora passado alguns anos desse modismo é que veremos o que de fato acontece aos cabelos.
Como perguntou uma amiga minha a Rogéria: Mas tem outro jeito de deixar o cabelo tão maravilhoso? Claro que tem, o diferencial é que talvez não dure tanto, mas a certeza de que os cabelos ficarão saudáveis vale a pena!

/
Escova Progressiva

/
Volume domado, sem fios arrepiados e com um efeito liso bem natural: essas são as promessas das novas técnicas que chegam aos salões para alisar as ondas e os cachos. Os novos métodos chegam para substituir a polêmica escova progressiva à base de formol.
Por mais que a moda aponte que os cachos estão em alta, muitas mulheres ainda preferem alisar os cabelos a qualquer preço. “A brasileira adora cabelo liso. É prático e dá uma aparência mais arrumada”, diz o cabeleireiro Eron Araújo, do W Iguatemi, em São Paulo. A febre da escova progressiva, à base de formol, é prova dessa preferência nacional. Mesmo sabendo dos comprovados riscos à saúde, as mulheres aderiram ao polêmico método de alisamento . A boa notícia é que já existe uma alternativa segura para contornar o problema: trata-se da chamada “nova escova progressiva”. Marcas como L'Oréal Professionnel, Wella e Niasi desenvolveram fórmulas sem formol para mudar a textura dos fios progressivamente e conseguir um efeito liso e natural. Muitos salões já oferecem a opção segura para quem não quer se arriscar com alisantes à base de formol, proibidos no mercado por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
/
Polêmica no salão
A escova progressiva com formol começou a fazer sucesso nos salões do Rio de Janeiro e logo conquistou fãs por o todo o país. O método prometia deixar os fios lisos e com uma aparência tratada por pelo menos 30 dias. Mas, depois de uma denúncia feita por uma reportagem na TV, a Anvisa analisou as fórmulas do produto e constatou que algumas continham até 20% de formol —o limite permitido é de, no máximo, 0,2 %, e exclusivamente com a função de conservante. Em altas concentrações, torna-se tóxico, podendo provocar irritações nos olhos, nariz e garganta. Segundo o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, em São Paulo, o formol somente mascara o estado danificado e ressecado dos fios. “Na terceira ou na quarta aplicação, os cabelos ficam sem vida e começam a se partir.”
/
Efeito duradouro
Os novos métodos proporcionam um resultado mais duradouro e, ao mesmo tempo, progressivo, ou seja, quanto mais o cabelo for submetido ao produto, mais liso vai ficar.

/
Desenvolvido pela L'Oréal Professionnel, o X-Tenso Progressivo por exemplo, promete um efeito liso por até três meses. O princípio ativo é o tioglicolato de amônia, componente que já era usado em processos de relaxamento tradicionais, mas que agora é apresentado em menor concentração. O primeiro passo do procedimento consiste em aplicar o creme alisante. “O tempo de pausa varia de acordo com o tipo de cabelo e com a marca do produto —de 15 a 40 minutos, em média”, diz Eron Araújo. Depois de lavados e tratados com um produto à base de queratina, os fios são escovados com o secador. O uso da chapinha na seqüência é opcional: o aparelho promove um efeito mais liso, mas menos natural. Em seguida, é aplicado um neutralizante mecha por mecha, que garante a nova textura do fio.
/
Também com tioglicolato, o Alisamento Progressivo com Wellastrate, da Wella, pode ser utilizado junto com o tonalizante Color Touch, utilizado aqui para neutralizar. “Assim podemos alisar e colorir em um único passo”, diz Kelle Cabelo, gerente técnica da empresa.
/
Outro método que acaba de aportar nos salões, o Hid.Trat.Technique Progressive, da Niasi, oferece duas opções de aplicação. Para os fios mais rebeldes e difíceis de alisar, aplica-se primeiro uma fórmula com etanolamina, um ingrediente que abre a cutícula e facilita a pe netração dos ativos. Na próxima etapa, os cabelos são lavados com um xampu de limpeza profunda e, por último, recebem um complexo com nanopartículas de queratina e silício, responsáveis pela defrisagem. A escova e a aplicação da prancha finalizam o alisamento. “O cabelo apenas ondulado ou cacheado dispensa o primeiro passo do processo. O efeito liso dura mais ou menos 20 lavagens”, diz Patrícia Corsi, gerente de marketing da divisão profissional da Niasi. O procedimento completo leva, em média, três horas.
/
A nova escova progressiva

Quem pode e quem não deve
Como em qualquer procedimento químico, é preciso fazer um teste em uma mecha de cabelo antes de submeter os fios à nova escova progressiva. “Aplico o produto, deixo 15 minutos, e depois avalio a elasticidade da fibra capilar”, diz Eron Araújo. Em geral, cabelos sensibilizados por descolorantes ou processos químicos como relaxamento e alisamento não são aprovados nessa avaliação. As empresas garantem que não há incompatibilidade com o formol —ou seja, quem já fez a antiga escova progressiva pode experimentar os novos métodos. Mas, ainda assim, o teste de mechas é aconselhável. “Mesmo um cabelo virgem tem que ser bem avaliado”, diz Evandro Ângelo.
Os fios extremamente crespos ficam de fora. “Eles exigem um alisante de ação mais forte. Além disso, à medida que o cabelo cresce, pode surgir uma diferença grande entre a raiz e o comprimento mais liso”, diz Kelle Cabelo. Fios tingidos estão liberados, a princípio, mas uma análise prévia é bem-vinda. “Quem tem cabelo branco e precisa colorir pode fazê-lo até no dia seguinte ao procedimento”, diz Evandro.

/
Ao gosto da cliente
Volume reduzido, controle dos fios arrepiados e ondas mais largas são algumas promessas comuns a todos os novos métodos de alisamento. Entretanto, a variação entre um efeito mais ou menos liso vai depender de dois fatores: a concentração da fórmula e a manipulação do produto. “A maneira como o produto vai ser passado no cabelo, se da raiz às pontas ou só no comprimento, o tempo de pausa e até a escovação influenciam no resultado final”, afirma o cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão EV, em São Paulo. Dependendo também do grau de ondulação, os fios não ficarão completamente lisos na primeira aplicação. Por isso, quem pensa que a nova escova vai abolir completamente o uso do secador no dia-a-dia pode se decepcionar. “Os novos métodos vão facilitar muito a secagem com escova, mas os mais crespos ainda vão exigir um certo cuidado na finalização”, avisa Kelle Cabelo. Por outro lado, aquele efeito liso esticado e bem artificial, conseguido com o alisamento japonês, está descartado, seja qual for o comprimento do cabelo. “O caimento é muito natural, justamente por ser uma química mais suave e que pode ser trabalhada de acordo com o gosto da pessoa. As minhas clientes não querem mais saber do formol”, garante Evandro Ângelo.
/
A analista de sistemas Lúcia Gomes, que tem os cabelos armados e volumosos, era adepta do método com formol, até que seu cabelo começou a se quebrar depois da terceira aplicação. “Fiquei desesperada e parei de fazer. Seis meses depois resolvi experimentar a técnica sem formol. O efeito é parecido. O cabelo fica menos rebelde e mais fácil de arrumar, mas não com tanto brilho como antes. Em compensação, os fios continuam saudáveis e só preciso refazer daqui a dois meses”, conta Lúcia.

Cuidados básicos
Não lavar por 48 horas, não prender nem colocar os fios atrás da orelha são as principais medidas recomendadas pelos cabeleireiros logo após o procedimento. Em casa, os cuidados passam pela escolha de uma linha de xampu e condicionador específica para cabelos com química. Hidratações a cada 15 dias no salão também ajudam a deixar os cabelos sempre saudáveis. A necessidade de refazer a técnica vai depender da rapidez do crescimento dos fios. Dois a três meses, em geral, é o prazo. “O retoque pode ser feito na raiz ou em todo o comprimento: se a cliente já ficou satisfeita com o grau de alisamento alcançado na primeira aplicação, não é preciso espalhar o produto até as pontas”, diz Eron Araújo. Como as fórmulas têm efeito semipermanente, ou seja, de 30% a 50% dos fios voltam ao estado natural depois dos três meses, a reaplicação completa do alisante será exigida na terceira ou quarta aplicação.
Link: Marie Claire
/

Tipos de escova
/


Escova inteligente
Essa progressiva tem nome de inteligente, mas é mesmo higiênica. Diferente dos outros processos, ela não exige três longos dias sem lavar a cabeça. Além de evitar os fios sujos, deixa a pele livre do contato com os agentes químicos de sua fórmula, evitando alergias. Outra vantagem é que pode ser feita em qualquer tipo de cabelo e sem testes prévios. A escova inteligente dura dois meses e hidrata o cabelo.
/
Escova de morango
A vantagem deste tratamento é que pode ser feito em todos os tipos de cabelo, inclusive nos quimicamente tratados. Sua fórmula leva seiva do morango, rica em vitamina C, além de queratina e proteínas da seda. Os cabelos ficam revitalizados e fortalecidos, além de acabar com o aspecto quebradiço e o frizz.
/
Escova de leite
Serve para alisar os fios gradativamente. O tratamento contém proteínas, vitaminas e sais minerais presentes no leite, o que garante hidratação aos fios. Caso o cabelo seja descolorido, é preciso fazer um teste para descobrir se a tinta é incompatível com o produto.
/
Escova de cana de açúcar
A fórmula não contém formol e pode ser usado por todos os tipos de cabelo. O efeito liso dura aproximadamente três meses, além de reparar fios danificados. O produto é enriquecido com aminoácidos da cana-de-açúcar, que ajudam a reparar e tratar fios danificados, potencializando o efeito da escova, o que deixa o cabelo mais macio e brilhante, além de conter queratina e polímeros de silicone. A aplicação dura apenas 15 minutos e serve para hidratar e alisar os fios.

Link: Cristina Arcangeli
///

Produtos sugeridos pelo excelente blog Cabelos.




Fluído para Escova - Trivitt
Defrisante líquido, possui a mesma proteção dos defrisantes em creme, porém como ele é mais leve, eu sinto que dá mais brilho ao cabelo. O cheiro dele é fantástico, não pesa, deixa os cabelos lisinhos e macios.
Modo de usar: Borrife o fluído por todo o cabelo, seque ou faça escova.Preço: entre R$15-30

/


Phytodefrisant - Phyto
Hidrata, relaxa e amacia os cabelos sem utilização de ingredientes químicos ativos. É um bálsamo livre de óleo e química que alisa os cabelos e elimina o frisado quando termo ativado. O uso contínuo facilita o processo de alisamento e melhora por completo a textura dos cabelos.
Modo de usar: Aplicar uma pequena quantidade nas mãos, espalhar pelos cabelos (umidos) e proceder à escova.Preço: entre R$50-60

//
Relaxima - Matrix
Este é um daqueles produtos que realmente vale a pena comprar. É um defrisante em creme, com um cheiro muito gostoso e que faz milagres! Amacia, ajuda a eliminar o aspecto de ressecado e alisa os cabelos. Ótimo custo-benefício.
Modo de usar: Aplicar uma pequena quantidade nas mãos, espalhar pelos cabelos (umidos) e proceder à escova.Preço: R$25



/
Natutrat – Pérola Skafe
Defrisante com proteína da pérola, é ótimo para quem tem cabelos longos e não quer gastar muito. O cheiro dele é parecido com amaciante de roupas, muito agradável. E rende bastante, pois vem 500ml.
Modo de usar: Aplicar uma pequena quantidade nas mãos, espalhar pelos cabelos (umidos) e proceder à escova.Preço: R$15


/






Creme Defrizante - Vizcaya
Termoativado. Proporciona um penteado liso e reduz o volume.Dá brilho, facilita o pentear e protege os fios contra pontas duplas.
Modo de usar: Aplicar uma pequena quantidade nas mãos, espalhar pelos cabelos (umidos) e proceder à escova. Preço: entre R$7-10.


/




Lait Nutri Sculpt - Kérastase
Defrisante em creme, porém não tão consistente como o Relaxima. É ótimo para quem tem cabelos finos.



/



Lis In - Capicilin
Este defrisante é barato, porém eficiente. Protege muito bem o cabelo e é muito acessível. É bem leve, não pesa no cabelo e possui um cheirinho muito gostoso. Este é um tipo de produto que vale a pena investir, afinal, é bem baratinho. Aliás, todos os defrisantes da Capicilin são ótimos, é uma boa dica para quem quer gastar bem pouco com um ótimo resultado. Preço: entre R$5-7

/



Heat Glide - Redken
É um serum termoativado, que ajuda a relaxar os fios, eliminando o frizz e amaciando. Siliconado. Modo de usar: Borrifar algumas gotas nas mãos e espalhar nos fios.
Dica: para melhor aproveitamento do serum, ao passar seu leave in de costume, coloque algumas gotas e misture ao creme.Preço: R$60



/


Align 12 - Redken
Dentre os defrisantes da Redken, o Align 12 é o que mais alisa, devido ao seu fator de fixação 12. Além de alisar, ele reconstroi os fios e forma uma barreira contra umidade. Este é outro produto que tem que saber dosar. Uma pequena quantidade já é o suficiente. Modo de usar: Aplicar uma pequena quantidade nas mãos, espalhar pelos cabelos (umidos) e proceder à escova.Preço: entre R$70-80.
Link: Blog Cabelos
/
** A pedidos acrescentando mais informações sobre o Align 12 - Redken :
Fui buscar na Loja virtual
Beleza na Web mais detalhes sobre este produto.
Descrição - Bálsamo Alisador com diferentes tipos de açucar dá controle enquanto alisa. Domine o cabelo rebelde com o produto ideal para alisar até os cabelos mais difícies. O sistema Bonding ajuda a proteger da umiade e veia um controle de longa duração, deixzando os cabelos com brilho e suavidade.
Os números nos produtos indicam o poder de controle para você escolher o produto adequado ao resultado desejado.
1 a 5 - Suave
6 a 16 - Médio
17 a 26 - Máximo
Resultado - Cabelos lisos, com brilho e suavidade.
Conselhos de Aplicação - Aplique no cabelo úmido e prossiga a escova, se você quiser um efeito ultra liso, use a chapinha. Preço: 120,90.


/
Ainda na Beleza na Web encontrei:


/

PhotobucketKesh -O Liss alisamento temporário - Finalizador - 200ml -
Descrição - Um alisante tamporário que mantém os cabelos lisos por muito mais tempo resistindo a dias úmidos. Ele é um gel protetor leve não oleoso. Facilita o deslisamento da escova.
Ação: Facilita o deslisamento da escova, alinha as fibras, potencializa o brilho e proporciona maleabilidade e sedosidade.
Resultado - Cabelos protegidos e fáceis de pentear com um efeito liso duradouro. Conselhos de AplicaçãoAplique sobre a palma das mãos e distribua sobre os cabelos limpos e úmidos. Iniciar o processo de secagem com a escova e o secador. Finalize pranchando os fios em mechas finas.
Preço: 42,oo - Beleza na Web.
/

PhotobucketL´ANZA STRAIT LINE SMOOTHER STRAIGHTENING BALM - MODELADOR - 300ml
Descrição - Relaxamento temporário. Relaxa os cachos sem a utilização de componentes químicos, graças a cisteína contida em sua fórmula. É ativado com o calor do secador. Elimina cachos e ondas com eficácia. Modelador líquido, não deixa os fios oleosos, protege os cabelos da umidade diária. Cabelos lisos, suaves e brilhantes. Utiliza termobotânicos, que aumentam o nível da umidade dos cabelos crespos, alisando-os. Reduz os fios arrepiados entre uma lavagem e outra quando ativado com o calor do secador, dá brilho e controle e se secar naturalmente os cachos ficam bem definidos.
Ação: KB2 - KERATIN BOND SYSTEM 2 - Tecnologia de última geração, complexo que contém aminoácidos de queratina, complexo de semente de flor do prado e complexo hidratante, que penetram profundamente, tratando os cabelos na parte interna e externa dos fios.
VITAMINA B5 Incrível retenção da umidade, proporcionando brilho e tornando os cabelos mais fáceis de pentear. ÓLEO DE ONAGRA E ÓLEO DA SEMENTE DE JOJOBANutri e protege os cabelos deixando-os mais lisos.ResultadoCabelos relaxados e lisos sem uso de química. Dá brilho e controle aos cabelos crespos e fios arrepiados.
Conselhos de Aplicação - Tire o excesso de água dos cabelos com a toalha. Despeje uma pequena quantidade na palma da mão, emulsione, friccionando-as e aplique uniformemente sobre os cabelos, da raiz até as pontas. Para deixar com aparência bem lisa, faça uma escova utilizando o secador, se preferir, deixe secar naturalmente e terá cachos definidos. Use após o Strait-Line Smoothing Conditioner e antes de modelar. Preço 66,59 - na Beleza na Web.

/
PhotobucketREDKEN STYLING STRAIGHT05 -ALISADOR 150.
Descrição
- Bálsamo Alisador. Proteja o cabelo do calor do secador e garanta o efeito liso por muito mais tempo, deixando a umidade longe deles. Ele é livre de químicas e sua fórmula é natural. Indicado para todos os tipos de cabelos, ele também é ótimo para cabelos com frizz, naturalmente ondulados e com permanente.
Com texturas inspiradoras e fórmulas hi-tech os styling Redken tornam-se ferramentas imprescindíveis para que você leve o máximo de estilo aos cabelos. Inove, experimente um visual novo a cada dia.
Os números nos produtos indicam o poder de controle para você escolher o produto adequado ao resultado desejado.
1 a 5 Suave
6 a 16 Médio
17 a 26 Máximo

Resultado
Cabelos lisos por muito mais tempo, sem química, penteados da forma que você sempre quis e ainda protegidos do calor.
Conselhos de Aplicação
Aplique nos cabelos ainda úmidos. Para cabelos finos, aplique uma quantidade média nas mãos e distribua uniformemente da raiz às pontas. Para cabelos grossos, aplique mecha por mecha de cada vez, começando por baixo das mechas e trabalhando o creme para a parte de cima. Para um wet set, envolva os cabelos em rolos grandes, seque com o secador e proceda ao brushing.
Preço: 71,99 - Beleza na Web.

/
Photobucket TIGI BED HEAD CONTROL FREAK EXTRA EXTRA STRAIGHT - ALISADOR 250ml - Descrição
Alisador Extra Extra Liso para Todos os Tipos de Cabelos. Com uma rápida aplicação o seu cabelo ficará liso como uma tábua! Consiga o melhor alisado com uma textura suave e sexy.
Transforma o cabelo crespo num liso radical e sem volume. Fixação e durabilidade máxima, mesmo em ambientes com altos índices de umidade. O máximo controle dos cabelos rebeldes e difíceis de pentear.
Resultado
Cabelos lisos como uma tábua!
Conselhos de Aplicação
Para melhores resultados, aplique sobre os cabelos úmidos. Para maior controle, aplique enquanto você está secando cada parte de seu cabelo. Preço: 87,99 - Beleza na Web. E aqui você encontra mais alisantes da marca Tigi Bed Head.
/

2 comentários:

    Eu pensei várias vezes em fazer uma dessas escovas, mas desisti, prefiro meu cabelo ao natural.

    Ô, amiga Angel!
    Que máximo, esse post!! Até achei meu nome nele, quanta honra ser lembrada aqui!!! :)
    Prometo não fazer mais a danada da progressiva com formol. Vou escolher um desses métodos e mandar ver... Depois te conto o resultado, tá?
    Muitooooooooooo bom, esse seu blog, nota 1000!!!!
    Beijossssssssssss
    Rogeria :)