Joelho flácido e gordinho?
Descubra como evitar e combater.
Virgínia Vargas



Melanie Griffith: flacidez


/
Você já deve ter percebido que muitas mulheres magrinhas possuem uma gordurinha localizada em um lugar bem estratégico: os joelhos. Você já deve ter percebido, também, que muitas pessoas, como a atriz Melanie Griffith (foto 1), possuem a pele da região bem flácida. O que você provavelmente não sabe é que não é por acaso que estes problemas afetam justo esta parte do nosso corpo.
/
Segundo a dermatologista Carla Sallet, a pele do joelho, que é muito parecida com a do cotovelo, tem o tecido mais espesso do que a do resto do corpo, além de não possuir hidratação natural. “Essa região fica acima da articulação e precisa ser resistente para acompanhar os movimentos do corpo”, explica a especialista.
/
Apesar de resistente, se não for bem cuidada, a pele do joelho pode apresentar diversos problemas estéticos. Um grande exemplo é o ressecamento da pele, que fica esbranquiçada e com descamação. “Uma esfoliação semanal e hidratação duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com hidratantes à base de manteiga de Karité, vitamina E e óleo de semente de uva ou oliva, hidratam e devolvem a maciez da pele. Em casos mais extremos, pode-se usar hidratantes com uréia na fórmula”, ensina Carla.
/
A pele do joelho pode, também, sofrer um envelhecimento precoce em relação à pele da perna. Para evitar que isso aconteça, invista em hidratações diárias, proteção solar e exercícios físicos. Outros grandes problemas são o acúmulo de gordura na região e a flacidez, que acometem, principalmente, mas não exclusivamente, pessoas que vivem engordando e emagrecendo e pessoas que não praticam atividades físicas.
/
Renata Garrido Cosme, personal trainer, ressalta que o sedentarismo é um dos grandes vilões dos joelhos gordos e flácidos. “Estes dois problemas são resultantes da fraqueza muscular. Uma pessoa que não pratica atividade física regularmente, além de estar mais suscetível ao excesso de peso, também tem como conseqüência óbvia a flacidez muscular”, explica.
/
Para evitar que os joelhos fiquem flácidos e gordos é essencial fortalecer a musculatura da região com exercícios de força. Caso os joelhos já estejam flácidos e com gordura localizada, a receita é a mesma: exercícios com pesos, também de musculação. “Porém, nestes casos é necessário, ainda, a perda de peso com dieta e exercícios aeróbios, como caminhada, corrida, natação e ciclismo”, diz a personal.
/
Porém, é imprescindível tomar alguns cuidados antes de iniciar qualquer atividade física. “É preciso ter cautela na intensidade dos exercícios e no tempo de recuperação da musculatura, pois como ela não está fortalecida a sobrecarga recai sobre as articulações e ligamentos o que pode gerar um quadro de lesão. O ideal seria intercalar os exercícios de força e os aeróbios, começar de forma gradual e ter o acompanhamento de um professor de educação física”, alerta Renata.
/
Em casos extremos, é possível também apelar para os tratamentos estéticos. “O ideal é procurar um médico que pode orientar sobre o uso da Intradermoterapia, que consiste em aplicações locais para o tratamento da adiposidade e flacidez. O Manthus também pode ajudar a fortalecer a musculatura, apesar de ser mais utilizado nas coxas e no bumbum”, acrescenta Carla Sallet. Já a cirurgia plástica é indicada apenas em casos extremos de flacidez associados ou não à obesidade.
Confira agora uma série de exercícios preparada pela personal trainer Renata Garrido Cosme, que pode ser realizada por iniciantes e em casa, utilizando uma tornozeleira e um colchonete.
/
- Extensão de joelho: deitado de barriga para cima e com os joelhos flexionados, realizar a extensão e flexão da perna;- Adução da perna: deitado de barriga para cima e com os joelhos estendidos para o alto, afastar e aproximar a perna com as mãos em baixo dos quadris;
/
- Flexão da perna: em quatro apoios, realizar a flexão e a extensão da perna deixando ela sempre paralela ao solo e o abdômen bem contraído para não sentir dor na lombar.

/
Link: Cristiana Arcangeli

/

0 comentários: