Novas técnicas deixam o rosto jovem
e sem aspecto repuxado



O Brasil é considerado o segundo lugar no mundo em que mais se realiza procedimentos estéticos, isto é, plástica. Desde 1997, aumentou em 114% o número de procedimentos cirúrgicos e, claro, a cada ano, há uma melhora dos resultados, segurança e técnicas aplicadas.
/
Até alguns anos atrás, era muito fácil descobrir quem tinha se submetido a um processo cirúrgico. O rosto ficava repuxado, bem artificial mesmo. O resultado, em vez de agradar, constrangia muita gente. Hoje, as técnicas avançaram e os profissionais da área dominam melhor os resultados, tornando a cirurgia mais acessível e menos artificial – mas vale lembrar, apesar disso tudo, cirurgia plástica é como qualquer outra cirurgia e implica riscos e resultados variáveis de acordo com cada pessoa e metabolismo. É por isso, que as plásticas deixam de ser as melhores opções e perdem espaço para procedimentos mais lentos, mas com menos riscos.
/
Plástica do futuro

/ Todo mundo sabe que mesmo a tecnologia tendo avançado muito nesse sentido, a recuperação de quem passa por um procedimento cirúrgico, principalmente no rosto, é demorada, um tanto quanto chata, e necessita de uma atenção toda especial para que a pele não fique com marcas de cicatrizes, manchas e nem infeccione.

Por conta disso, de uns anos para cá, começou uma procura maior pelos procedimentos não invasivos (aqueles que não necessitam de corte, injeções e etc) para rejuvenescer a pele. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica, a procura por esses procedimentos não invasivos aumentou cerca de 754%.
/
De acordo com Flávia Lira Diniz, especialista em plástica facial, a tendência daqui para a frente é deixar a face o mais natural possível e, é claro, jovem também.
/
Técnicas
/
“Hoje em dia, existem várias técnicas que podem ser consideradas ‘do futuro’. O uso da toxina botulínica, apesar de ser já bastante falada, não perdeu seu grande valor. No tema dos ‘peelings’, existem desde os de diamante ou o de cristal, que dão resultados muito eficazes, principalmente quando associados a potentes cremes hidratantes, como por exemplo o caviar ou o ácido hialurônico”, conta Flávia Diniz, que completa: “Por falar no ácido hilaurônico, ele também produz um resultado muito bom quando o assunto é procedimento estético”, diz.
/
Ainda de acordo com a especialista, nosso organismo já possui o ácido hialurônico e, por isso, quando utilizado para preenchimento facial, principalmente nos lábios, o resultado é bastante natural.
/
“Em se tratando de novidades no setor de plástica facial, não podemos deixar de citar os métodos a laser, pois com certeza é o que há de mais novo e promissor no segmento. Além disso, esses tratamentos não invasivos tiveram uma evolução absurdamente rápida”, afirma Flávia.
/
Na onda dos lasers
/
De acordo com a especialista Flávia Diniz, o que há de mais novo nesta área de procedimentos não invasivos são os aparelhos de luz pulsada com infra-vermelho associado.
/
Segundo o dermatologista Cesar Cuono, o grande truque desses procedimentos é usar o poder da luz para revitalizar a pele. “O tratamento mais eficaz nesse sentido é uma terapia com dois tipos de luz. A primeira é a infravermelha, que é absorvida pela água e aquece a pele profundamente. Já a segunda luz é a de cor âmbar, que atinge a pele mais superficialmente”, conta o especialista.
/
A luz de cor âmbar penetra superficialmente na pele promovendo melhora na sua textura, brilho e hidratação. Já a infravermelha, como penetra mais profundamente e aumenta a temperatura local, promove micro lesões térmicas, o que gera uma melhora no aspecto da pele.
/
“A diferença desses tratamentos que utilizam esses tipos de luz para os peelings tradicionais é que essa novidade permite um rejuvenescimento da pele sem agressão à camada externa da mesma, diferentemente de outros tratamentos”, afirma Cesar Cuono.
/
O objetivo dos tratamentos a lasers normalmente giram em torno da melhora da aparência da pele. No caso da luz âmbar e infravermelha, o objetivo especificamente é a contração, a remodelação e a neoformação do colágeno. Os resultados não poderiam ser melhores: “Melhora no aspecto da pele, com atenuação das marcas e rugas, melhora na textura, no brilho e na hidratação da pele e melhora da flacidez cutânea”, enumera o dermatologista Cesar Cuono.
/
“A grande sacada desses tratamentos, que agora se firmam como tendência no ramo, é que os resultados são realmente muito bons, a pele fica mais firme e o rejuvenescimento facial é logo notado em poucas sessões da aplicação do laser. Além disso, tudo é feito sem agredir a pele, sem dor e sem cicatrizes”, explica Flávia.
/
Processo gradual, efeito natural
/
A especialista Flávia Diniz também faz um alerta àquelas pessoas que insistem em ter um rosto novo da noite para o dia. “No começo, eu tinha muita pressa pelo resultado definitivo, assim como a maioria dos cirurgiões plásticos. Tanto é que eu acabei sofrendo muito quando iniciei minha pós-graduação em medicina estética. Eu queria resultados imediatos e com o tempo fui vendo que não era assim. Hoje, como profissional formada e especializada, vejo que em medicina estética os resultados devem ser graduais e o mais naturais possíveis”, conta a médica, que hoje é especialista em plástica facial.
/
Em se tratando de estética, a pressa é realmente inimiga da perfeição. “Não acredito que apenas uma técnica ou uma sessão seja suficiente para obter um bom resultado. É necessário fazer uma somatória destes”, completa.
/
Os benefícios dos processos não invasivos são inúmeros: “O procedimento é rápido, o paciente não tem a mínima dor, pode retornar ao trabalho no mesmo dia e não fica com edemas”, afirma a médica, que garante: “Acredito que a recuperação sequer se iguala a da cirurgia plástica da face, porém, o resultado da cirurgia é mais rápido. A associação de ambos os procedimentos seria o ideal, pois resultaria em uma face mais jovem e perfeita”.
/
Para cada procedimento feito com laser há um número de sessões indicadas. Além disso, cabe ao médico avaliar qual o grau de necessidade da pele de cada um. A boa notícia é que normalmente na primeira sessão já se obtém um bom resultado.
Por Nadia Heisler

0 comentários: