Recupere o cabelo do verão
e prepare-o para o inverno.
/


A temporada de praias e piscinas está acabando. Aos poucos, a vida volta ao normal e o ano de correria recomeça. É hora de analisar os “estragos” das férias nos seus cabelos e começar a prepará-lo para outra temporada, a de frio.
/
Primeiro passo: recuperar os fios
No verão, os cabelos sofrem com a ação do sol, da água salgada e do cloro das piscinas, que deixam os fios ressecados e sem vida. “A radiação ultravioleta e os raios UV têm dois efeitos nocivos aos cabelos, provados cientificamente. Eles são responsáveis pela perda protéica dos fios e pela mudança na cor. Já o cloro pode mudar a pigmentação dos loiros, deixando-os verdes, além de ressecar. O sal da água do mar também abre as cutículas dos fios, ressecando-os por desidratação”, explica a dermatologista Rachel Afonso Vicente.
/
Quem tem cabelos com tratamentos químicos, como descolorações, tinturas e escovas progressivas, sofre ainda mais. “Estes métodos, por si só, já abrem a cutícula, ressecam os fios e retiram parte protéica importante. Os cabelos mais claros ou despigmentados, como os cabelos loiros ou ruivos, também são mais afetados”, diz.
/
Se o estrago já foi feito, só resta o tratamento de choque das hidratações. O primeiro passo de uma hidratação poderosa, não importa a marca e o salão escolhidos, é uma limpeza profunda com shampoos adequados, que retiram dos fios todo o tipo de impurezas. “Depois deve ser realizada uma hidratação profunda com produtos à base de aminoácidos para repor a perda protéica sofrida pelos fios e, por último, deve ser realizado o fechamento da cutícula do cabelo com um processo de selagem feito por termoativados que grudam novamente as escamas, também chamadas de cutículas, ao córtex capilar, restaurando a homogeneidade do fio e devolvendo o brilho”, diz. As pontas duplas não têm remédio. Elas devem ser cortadas ou receber camadas generosas de reparador de pontas com silicone.
/
Os salões de beleza e prateleiras de supermercado oferecem diversos tipos de hidratantes, o que gera dúvidas na hora de escolher.
Entre as melhores, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas e substâncias com alto poder hidratante, como a manteiga de Karité.
”Em casa podem ser usadas máscaras naturais com abacate, mel e limão, inclusive para limpeza dos fios. A tradicional máscara de maionese é bastante gordurosa para os cabelos. Desta forma, não é um produto indicado na hidratação”, diz. Depois de escolher a melhor máscara hidratante, fique atenta à periodicidade.
Como os fios estão ressecados e carentes de emoliência, faça uma vez por semana. Quando perceber que os fios ganharam saúde, a cada 15 dias é suficiente.
/
Segundo passo: prepará-los para o frio
Enquanto no verão o maior problema é o sol escaldante, no inverno os grandes vilões são o vento, a temperatura baixa demais e o tempo úmido. Para variar, os cabelos que mais sofrem nesta temporada também são os descoloridos, tingidos e/ou quimicamente tratados, e pelo mesmo motivo que eles sofrem também no verão. “Esse processos químicos abrem as escamas dos fios e os deixam mais fracos, mais sensibilizados e mais propensos à perda de proteínas e vitaminas. Portanto, os cabelos que passaram por processos químicos devem ser mais cuidados e hidratados no frio”, alerta Fernando Ferreira, hair stylist.
/
Segundo Luciano Barsanti, diretor médico do Instituto do Cabelo de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, outra grande preocupação no outono e no inverno é a questão da queda de cabelo. “No frio, as pessoas têm o costume de tomar banhos muito quentes e a água quente desidrata os fios e facilita o aumento da queda porque dilata os poros do bulbo, que é o couro cabeludo, e descola os fios”, explica.
/
Além disso, a água quente deixa os fios opacos e com mais oleosidade por causa do calor, que estimula as glândulas sebáceas. “Há grandes riscos de haver descamação no couro nesta época do ano porque a água quente pode gerar uma inflamação no couro cabeludo, conhecida por dermatite seborréica. Quem tem tendência a desenvolver caspa deve tomar muito cuidado no inverno”, completa o tricologista. A temperatura ideal para a lavagem do cabelo, tanto no frio como no calor, é de cerca de 20ºC.
/
Na época de frio também é muito comum as pessoas secarem os cabelos com secador quase que diariamente. Segundo Luciano Barsanti, não há nada de errado em secar os fios, desde que o secador esteja em potência média ou baixa, nunca na máxima e que seja passado pelo menos a 30 centímetros dos fios. Especialistas afirmam que, na potencia máxima, o secador pode chegar até aos 300ºC e, por isso, podem queimar os fios e o couro cabeludo. Já pensou?
/
Sobre você lavar o cabelo com menor freqüência porque está morrendo de frio, esqueça! “Mesmo no inverno o clima do nosso país não permite que deixemos de lavar nossos cabelos todos os dias. Além de ser um fator de higiene, é fundamental para controlar o pH dos fios e para manter o equilíbrio das secreções”, explica Luciano.
/
Outro problema de lavar o cabelo em dias intercalados é que acabamos abusando na quantidade de shampoo e condicionador. “É normal sentir que o cabelo está mais oleoso e embaraçado quando lavamos com menos freqüência, mas passar mais produto no banho não é a solução. Pelo contrário, esta atitude acaba deixando os fios mais pesados e facilita o frizz, principalmente nessa época mais fria”, explica Barsanti. A solução é investir em hidratações semanais, para combater o embaraço, e em produtos de uso diário, que limpam bem e de forma suave.
/
Preste também atenção ao uso de gorros, bonés, chapéus, boinas e afins. “Além do aumento da sudorese, esses acessórios para a cabeça também estimulam a produção de sebo e abafam os fios, deixando-os mais oleosos e mais propensos à queda”, diz Luciano, que recomenda que esses adereços sejam usados apenas em ambientes abertos, jamais dentro de ambientes internos e fechados, como apartamentos, lojas e escritórios.
/
Como ela não podia ficar de fora, cuidado também com a sua alimentação. “No frio as pessoas consomem mais calorias, mais açúcares, carboidratos e gorduras. Esses alimentos fazem mal aos cabelos porque provocam um aumento da secreção oleosa e aumentam a descamação e a coceira, o que também favorece o aumento da queda dos fios. Além disso, as pessoas perdem o hábito de beber água, o que não pode acontecer. Todos devem beber ao menos oito copos de água por dia”, sugere o médico e tricologista Luciano Barsanti.

/

0 comentários: