Para o mal tempo,
uma cara boa.

/
São vários os cuidados a serem tomados com a pele para reparar os efeitos devastadores causados por sua exposição aos rigores do período das férias. Se a pele perdeu o frescor e a elasticidade, tratamentos de beleza e produtos cosméticos específicos oferecem os nutrientes necessários para torná-la brilhosa, firme e flexível.

A chegada do outono é a época ideal para a aplicação sobre a pele dos primeiros cuidados para a recuperação de grande parte do que foi perdido durante o período de férias e para a devolução à pele de todo o seu esplendor. A radiação ultravioleta deteriora as funções essenciais da pele, altera sua beleza e sua saúde, produzindo um envelhecimiento precoce. A solução é fácil: limpar e hidratar.
Caso prefira-se um tratamento doméstico, recomenda-se o uso de produtos adequados para cada tipo de pele. Caso contrário, se preferir os serviços de um profissional, deixe-se aconselhar por sua experiência, relaxe e aproveite toda a sessão.
/
Hidratação em casa
O verão causa grandes danos à pele, sobretudo ao nível de hidratação ótimo, que assegura a umidade necessária para que a epiderme mantenha-se elástica, macia e suave. A desidratação ameaça todos os tipos de pele e atinge a pessoas de todas as idades.
/
Limpeza e esfoliação: quando a pele perde seu brilho habitual, ela precisa de uma limpeza profunda. Em seguida, deve passar por um processo de esfoliação, que dará um pequeno empurrão ao seu ciclo natural de renovação, retardado pelos raios solares. Essa descamação faz parte de um ciclo natural responsável pela eliminação das células mortas que chegam à epiderme através de um processo que se completa a cada 21 ou 28 dias, dependendo da idade e do tipo de pele.

As células novas nascem nas camadas profundas da pele e chegam até a superfície, onde morrem e desprendem-se sozinhas, dando origem a células novas. Quando o processo segue seu ritmo natural, a pele mantém-se brilhosa, clara e firme. Por isso, quando a epiderme estiver opaca, é preciso realizar uma esfoliação cosmética, precedida por uma limpeza. Depois, deve-se aplicar uma máscara purificadora, uma outra que nutra a epiderme e, finalmente, um creme hidratante. Caso os dois últimos passos sejam esquecidos, o único resultado alcançado é uma agressão à pele.

Hidratar: O creme hidratante é um aliado diário imprescindível para preservar a saúde e a beleza da pele. O hidratante deve oferecer à epiderme todos os elementos capazes de mantê-la protegida das inúmeras agressões externas. Além disso, deve reequilibrar as funções das células, hidratar e impedir a evaporação de água.
Alguns cremes hidratantes são específicos para o combate ao envelhecimento, à perda de rigidez, às irritações e à oleosidade. Mas, lamentavelmente, um simples creme não faz milagres. Para assegurar resultados efetivos, são precisos alguns passos, como a aplicação diária de uma loção hidratante, tanto de dia quanto de noite, específica para cada tipo de pele, e a de um sérum ou soro adequada ao perfil da pele, antes da hidratação.
Quando a pele apresenta uma aparência morta e cansada, nada como um tratamento intensivo com vitamina C. Este poderoso antioxidante, além de proteger a pele dos radicais livres, é uma autêntica poção de luminosidade, sendo o que o há de mais recomendável para devolver o brilho a uma pele fosca.
As marcas La Praire e Claris possuem cosméticos com esta vitamina.

Também recomenda-se a mudança de cremes conforme o clima, uma vez que a pele é um órgão vivo que reage às mudanças de temperatura, e aplicação diária deles, já que o rosto nunca deve ficar desprotegido.
Além dos cosméticos hidratantes para a pele, é imprescindível beber água em abundância. A quantidade necessária é de dois litros ao dia, mas esse volume deve ser aumentado caso a pessoa pratique esportes, passe parte do dia em ambientes fechados e fume.
/
Nas mãos de um profissional
Os tratamentos profissionais, em institutos de beleza, são cada dia mais eficientes e específicos para cada uma das necessidades da pele. Os especialistas em beleza asseguram que uma pele bem cuidada ao longo dos anos envelhece ao mesmo ritmo que o seu relógio biológico. Por isso, eles recomendam, sobretudo, os tratamentos que reparam os danos causados pelos raios solares, já que sua incidência sobre a epiderme provoca verdadeiros estragos, às vezes, difíceis de serem tratados.
Um grande centro de tratamentos estéticos propõe às pessoas que queiram melhorar a qualidade de sua pele a aplicação de uma camada de colágeno da Valmont e da L'Elixir dês Glaciares como primeiro auxílio para o reparo da textura da pele. Este tratamento tem várias fases:

1.- Preparação da pele: esfoliação com algas diatomáceas; ativação da circulação com máscara de lama e água quente; máscara com ácido desoxirribonucleico (DNA) e ribonucleico (RNA) extraídos das ovas do salmão selvagem, ativada com massagem ultrasônica; vaporização com água das neves para estimular os sistemas naturais de defesa.

2.- Camada de colágeno: aplicação de colágeno puro, para que a pele recupere sua hidratação, e do exclusivo creme "L'Elixir dês Glaciares", da Valmont.
O Instituto de beleza de Carmen Navarro propõe um peeling com pó de microcristais de coríndon (pedra preciosa). Em seguida, recomenda a nutrição da pele com biomembranas nutritivas e fator de crescimento epidérmico ou proteína cubana.
Por Carmen Martin.

2 comentários:

    On 7 de maio de 2008 às 18:43 Anônimo disse...

    MAU tempo

    Muito Obrigada pela correção anonimo, mas como se trata de um texto de outra pessoa como esta no link abaixo, eu não corrijo. Respeito os Direitos Autorais.

    Andrea