Finalizadores: qual é o melhor para você?


/
Sabe aqueles produtos que servem para ser passados nos cabelos após a lavagem? Estes são os finalizadores. O problema é que existem inúmeros tipos disponíveis no mercado, cada um com uma função. Pode ser modelar os cachos, reduzir o volume, eliminar o frizz, manter a escova por mais tempo, proteger o cabelo do calor e por aí vai. Diante de tanta variedade, escolher o melhor produto para os nossos cabelos pode mesmo ser uma tarefa complexa.
/
Segundo o hairstylist Nilton Tamba, para escolher o mais indicado para o seu cabelo é preciso, antes de tudo, conhecer os tipos de produtos e suas finalidades. É por isso que resolvemos fazer este pequeno manual sobre os finalizadores, com a ajuda do especialista. Confira abaixo para que serve cada um deles e escolha o seu!
/
Creme de pentear
Antigamente os cremes de pentear serviam só para facilitar o desembaraço dos fios e suavizar o atrito da escova contra eles, mas atualmente os produtos acumulam funções, como dar mais brilho para os fios, diminuir o frizz, proteger contra os raios solares e ajudar a definir os cachos, deixando-os com menos volume. São indicados para quem tem cabelos que embaraçam, sejam lisos ou enrolados.
Segundo Nilton, o segredo da aplicação deste produto é a quantidade. “Não adianta passar muito porque isso só vai deixar o cabelo pesado. O ideal é aplicar uma quantidade que equivale a uma avelã, se o seu cabelo for comprido, e espalhar pelo comprimento e as pontas, nunca na raiz”, explica.
/
Reparador de pontas
Também chamado de silicone, o reparador de pontas é indicado para quem sofre de pontas duplas e secas. Estes produtos criam uma película em cima do fio que une, temporariamente, as cutículas abertas. “Mas é importante ressaltar que os silicones, na verdade, não reparam as pontas duplas, apenas as selam. Ponta dupla só se resolve com corte, mas eles são um ótimo quebra galho”, garante Nilton.
/
Além disso, o silicone ajuda a deixar o cabelo mais sedoso, brilhante e com menos volume. Segundo Nilton Tamba, porém, em cabelos crespos o ideal é misturar o silicone com um creme de pentear. “Juntos, estes dois produtos selam as pontas, reduzem o volume, trazem brilho e deixam o cabelo crespo mais macio”, diz o especialista.
/
Spray de brilho
Como o nome já diz, estes sprays servem para dar mais brilho ao cabelo. Para isso, possuem substâncias que alinham as cutículas dos fios, como silicones e óleos vegetais. Além de dar mais brilho, deixam os cabelos mais macios e maleáveis. São mais indicados para quem não sofre com cabelos arrepiados e ressecados.
/
Gel
“O gel é muito usado em cabelos curtos, para modelar um penteado em um formato específico e com efeito molhado”, diz Nilton. Deve ser aplicado nos fios úmidos.
/
Mousse
Existem vários tipos de mousse. Alguns são indicados para modelar cabelos enrolados, deixando-os com os cachos definidos e brilhantes. “Estes produtos também podem ser usados para preparar um penteado. Funciona assim: aplica-se a mousse antes de secar e colocar os bobis, por exemplo. E o resultado é ótimo porque a mousse ajuda a dar textura no cabelo para o cabeleireiro elaborar o penteado, além de ajudar a fixar um pouco o penteado”, explica o hairstylist.
Também existem versões voltadas para dar volume em cabelos lisos e finos. Estas devem ser aplicados no cabelo úmido, antes da escova.
/
Pomada ou Gloss
Nilton explica que estes produtos são ideais para quem quer deixar os cabelos desfiados ou arrepiados, em penteados modernos, meio estilo londrino. Existem dois tipos de pomada, a seca e a molhada. “A pomada seca é mais indicada para cabelos lisos com tendência à oleosidade. Ela dá um efeito espetadinho nos fios. Já a pomada molhada é mais usada em cabelos enrolados. Existe também uma versão de pomada em spray, indicada para quem tem o cabelo liso, fino e em pouca quantidade”, diz.
Para aplicar, deve-se espalhar o produto nas palmas das mãos e aplicar nas mechas secas, puxando com os dedos para defini-las. Devem ser usadas em pequenas quantidades, para que os fios não fiquem com aspecto pesado. Além disso, devem ser evitadas por quem tem o cabelo oleoso.
/
Spray fixador
São produtos usados pelos cabeleireiros para fixar um penteado, deixando todos os fios no lugar. Existem versões de fixação suave, média e forte, dependendo da necessidade. Um cabelo preso, por exemplo, pode receber uma fixação média ou forte, para se manter no lugar o tempo necessário. Já um cabelo em que fizeram baby liss, deve receber uma fixação suave, que fixa sem deixar o cabelo duro.
/
Ativador de cachos
Nilton Tamba indica este tipo de produto para aquelas pessoas que têm o cabelo cacheado, mas que, por causa de químicas como tinturas ou escovas progressivas, perderam a definição dos cachos. O ativador define os cachos indefinidos, além de reduzir o volume e diminuir o frizz. “O ideal é escolher um definidor de cachos termoativado para usar quando secar o cabelo no difusor, que ajuda ainda mais a definir os cachos”, complementa.

Umedificador de cachos
Como os cabelos cacheados normalmente são secos, eles precisam de muita hidratação, de muita água. Os umedificadores devolvem água perdida para o cabelo, fazendo com que ele fique com os cachos mais definidos e menos armados, como se a pessoa tivesse lavado os fios. “São uma ótima saída para aqueles dias em que a pessoa acorda e não tem tempo de lavar os cabelos. Geralmente são em spray e tem silicone na fórmula, que dá uma selada na cutícula dos fios, diminuindo o frizz”, afirma o cabeleireiro.
/
Defrisante ou Anti-frizz
A maioria dos defrizantes são produtos termoativados, ou seja, que funcionam em conjunto com o secador. Eles facilitam a escovação, protegem contra o calor do secador ou da chapinha e impermeabilizam os fios, impedindo a entrada de água e, conseqüentemente, prolongando o efeito liso da escova. “É até impressionante: se você coloca o produto na mão e aquece com secador, não dá para sentir o calor do secador na região. Eles protegem mesmo o cabelo”, ressalta Nilton.

/
Link: Cristiana Arcangeli

0 comentários: