Dieta do abacate
4 quilos (ou mais) em 2 semanas!
A convite de BOA FORMA, Cinthia, Sheylla, Renata, Marcela e Luciana aceitaram testar uma dieta capaz de secar rapidinho. O segredo? Comer abacate todos os dias. O resultado? Juntas, perderam 15 quilos. E cada uma reduziu um número no manequim.
por Eliane Contreras fotos Fabio Mangabeira
/

Como assim, abacate ajuda a perder peso?
Essa foi a primeira pergunta das leitoras que toparam fazer uma dieta que tem a fruta como aliada principal. Cinthia Moreira, Sheylla Nunes, Renata Salatino, Marcela Seia e Luciana Sanabria chegaram à nossa redação empolgadíssimas para fazer a avaliação corporal (peso total e da musculatura e porcentagem de gordura), receber as orientações e o cardápio elaborado pelo consultor em nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo. Mas, como prevíamos, ficaram desanimadas com a notícia de que teriam de comer abacate três vezes por dia (no café-da-manhã, no almoço e na ceia), durante duas semanas. Pior: antes de dormir, deve ser consumido puro (não vale pôr nem adoçante!). Mas as meninas foram guerreiras: nenhuma deu para trás. E, em poucos dias, surpresa! Descobriram que o abacate é gostoso de qualquer jeito (doce, salgado ou puro) e emagrece de verdade. Você também vai saber como e por quê.

Por ter gordura de boa qualidade e numa proporção excepcional, essa fruta preenche o estômago com facilidade (você fica satisfeita com menos comida) e adia a fome. Marcela é a prova. “Comia abacate no café-da-manhã e ficava cheia por várias horas”, conta. Outra vantagem dessa gordura é baixar o índice glicêmico da refeição, especialmente do carboidrato – ele demora mais para ser transformado em açúcar no sangue e a produção de insulina é controlada. Em excesso, esse hormônio faz a fome voltar rapidinho, além de estimular o organismo a estocar gordura. Mais: a maior parte da gordura do abacate é do tipo ômega 9 – ácido graxo que participa do nosso metabolismo. A fruta ainda tem beta-sitosterol, substância antiinflamatória que reduz a resistência à perda de peso.

Comer o abacate antes de dormir tem mais um propósito: intensificar a ação do GH, hormônio do crescimento que tem o pico de produção à noite. O que isso tem a ver com a cintura sequinha? “No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia”, afirma Galebe. Por isso, não vale pular as três colheradas da fruta na hora de ir para a cama.

Sozinho, o abacate não resolve. É importante você combinar porções de carboidrato, proteína e gordura em todas as refeições e deixar doce e refrigerante de lado. Deve priorizar massas e pães integrais, carnes magras, além de outras gorduras boas (azeite de oliva, amêndoa e azeitona). Isso tudo garante o sucesso da dieta e, depois, evita que você volte a engordar. As cinco leitoras afirmam: “Vale a pena.” Então, antes de torcer o nariz, experimente o cardápio. Você tem a chance de ficar tão satisfeita com o resultado quanto elas!

VALE POR UM PRODUTO DE BELEZA
O abacate ajuda você não só a enxugar as gordurinhas mas também traz benefícios para:

A PELE
As substâncias antioxidantes (vitaminas A e E) e antiinflamatórias (beta-sitosterol) presentes na fruta inibem a inflamação das células. “Com isso, o abacate ajuda a combater acne, ruga e celulite”, afirma a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba.

O CABELO
A gordura melhora a textura do fio. “Meu cabelo ficou mais macio e brilhante depois que comecei a dieta”, comemora Sheylla.

O CORAÇÃO
O betasitoesterol, em parceria com outra substância da fruta, a L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom, segundo estudo do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos. Ou seja, o abacate ajuda a emagrecer ao mesmo tempo que deixa você mais bonita e saudável.
/
/
RESULTADOS:

Marcela Seia
26 anos, estagiária de recrutamento e seleção
Altura:1,68 metro

ANTES
Peso: 62,7 kg
Gordura total: 31,2%
Musculatura total: 40,9 kg
Manequim: 42

DEPOIS
Peso: 58,2 kg
Gordura total: 30%
Musculatura total: 38,7 kg
Manequim: 40
Emagreceu: 4,5 kg



No começo, senti falta do doce e do pão com manteiga. Mas minha mãe me ajudou a levar a dieta à risca. Todos os dias, ela preparava os lanchinhos e o abacate picado para eu levar para o trabalho e a faculdade. A gordura da fruta me enjoou um pouco. Mas não desisti. Na segunda semana, tive tontura – acho que foi falta de açúcar. A barrinha de proteína – geralmente coberta com chocolate – resolveu o problema. Essa opção de lanche também me salvou nas horas que sentia vontade de comer chocolate. O bom é que não passei fome e, assim, cheguei ao final da segunda semana sem sair da linha. Comi tudo certinho até no feriado da Páscoa – viajei com meu namorado e ele me ajudou a descobrir lugares que tivessem opções de comida para mim. Não foi difícil. Dá para encontrar quase tudo num restaurante por quilo. Essa é outra vantagem da dieta, que pretendo continuar para emagrecer mais um pouco.
/
/

Sheylla Nunes
25 anos, analista de treinamento e desenvolvimento
Altura: 1,70 metro

ANTES
Peso: 68,2 kg
Gordura total: 36,7%
Musculatura total: 41 kg
Manequim: 40

DEPOIS
Peso: 64 kg
Gordura total: 32,9%
Musculatura total: 41 kg
Manequim: 38
Emagreceu: 4,2 kg


A primeira colherada de abacate puro, confesso, achei ruim. Mas logo me acostumei. Assim, foi fácil comer tudo como o combinado. Criei até o hábito de tomar café-damanhã. No segundo dia, já acordei com uma energia incrível, muito bem disposta para malhar – antes do trabalho, vou para a academia. Outra vitória: aprendi a comer verdura. A dica? Enrolar frango ou peito de peru com alface. Meu intestino melhorou muito. A barriga e os pneuzinhos foram ficando cada vez mais sequinhos. Minha turma de zouk – dança que mistura salsa e lambada – também notou. Foi um sucesso! Fiquei tão empolgada que, no lugar de ovo de chocolate (pois é, a segunda etapa da dieta caiu na semana da Páscoa!), pedi de presente para a minha mãe um macacão justinho e decotado nas costas. Ficou lindo! Estou feliz e vou fazer a dieta até chegar aos 60 quilos!
/
/

Cinthia Moreira
25 anos, auditora
Altura: 1,74 metro

ANTES
Peso: 81 kg
Gordura total: 34,7%
Musculatura total: 50,3 kg
Manequim: 44

DEPOIS
Peso: 78 kg
Gordura total: 34%
Musculatura total: 50 kg
Manequim: 42
Emagreceu: 3 kg

Fiquei com medo de engordar, de verdade! Por causa do abacate e da quantidade de comida – parecia bem mais do que estava acostumada. Comer pão ou pizza à noite, então, achava que era proibido. Mas quando entendi que a gordura do abacate é capaz de equilibrar os hormônios, o que favorece o emagrecimento, fiquei mais confiante. Passei a fazer todas as refeições do cardápio, inclusive os dois lanchinhos entre o almoço e o jantar – eles seguram bem a fome, evitando que a gente exagere no jantar. Enfim, emagreci sem fazer sacrifício! Tá certo que abacate puro não é uma delícia. Mas também não é horrível. O resultado poderia ter sido melhor se eu tivesse malhado desde o começo. Teria perdido mais gordura e conquistado mais músculo. Mas já me matriculei na academia. Pelo menos três vezes por semana, vou acordar mais cedo e fazer exercícios. E, como pretendo enxugar mais alguns quilinhos, vou manter as seis refeições, sempre com carboidrato, proteína e gordura. Sem esquecer o abacate!
/

Renata Salatino
28 anos, técnica de suporte e análise
Altura: 1,63 metro

ANTES
Peso: 55 kg
Gordura total: 28,9%
Musculatura total: 37 kg
Manequim: 38

DEPOIS
Peso: 53,3 kg
Gordura total: 24,7%
Músculo total: 38,1 kg
Manequim: 36
Emagreceu: 1,7 kg

Estava bem com meu peso. Mas as gordurinhas na barriga me incomodavam. Por isso fiz a dieta, apesar de ter achado o cardápio muito estranho. Abacate não fazia parte da minha vida. Foram raras as vezes, durante a dieta, que inclui a fruta no cardápio três vezes por dia. No lugar, comia amêndoa. Mas, à noite, o abacate era sagrado. O resto foi numa boa. Já estava acostumada a fazer seis refeições, por isso, só precisei escolher melhor os alimentos. Dei preferência para o arroz integral e para as carnes magras. Também adotei o azeite na salada – antes, evitava qualquer tipo de gordura com medo de engordar. E, como me senti bem disposta, mantive o mesmo treino na academia – 40 minutos de musculação e 40 de transport –, três vezes por semana. As gordurinhas ao redor da cintura secaram (e olha que, por causa de um desencontro com o nutricionista, só fiz a deita por dez dias). Não acreditei! Já tinha comido bem menos em um regime que fiz anteriormente e não tive o mesmo resultado.
/

Luciana Sanabria
30 anos, administradora de recursos humanos
Altura: 1,74 metro

ANTES
Peso: 67,4 kg
Gordura total: 31,6%
Musculatura total: 43,8 kg
Manequim: 42

DEPOIS
Peso: 65,8 kg
Gordura total: 26,4%
Musculatura total: 45,9 kg
Manequim: 40
Emagreceu: 1,6 kg

Achei que não iria conseguir comer tudo o que tinha no cardápio. Há cinco anos fiz a cirurgia de redução de estômago (perdi 55 quilos!) e continuo comendo pouquinho. Mas nem assim estava conseguindo me livrar dos benditos pneuzinhos. No começo, o abacate pesava no estômago e me deixava enjoada. Então reduzi a quantidade: comia só um terço do recomendado. Mesmo assim ficava satisfeita por um bom tempo. Mas cumpri as seis refeições. O bom é que fui queimando os excessos e ganhando pique. Até comecei a caminhar na hora do almoço. Descobri um restaurante mais distante do trabalho, assim andava 15 minutos para ir e 15 para voltar. No prato, outra mudança: passei a combinar carboidrato, proteína e gordura de boa qualidade. Vou tentar manter todos esses novos hábitos para não voltar a ganhar o que perdi. E o abacate vai continuar sendo meu aliado.
Link: Boa Forma

1 comentários:

    Nossa!! Me impressionei, acho que vou fazer!