Dicas de Moda: "Com que roupa eu vou?"

Tendências de modaToda revista sobre moda vive falando em tendências de verão, tendências de inverno. Mas afinal, o que são essas tendências? De onde elas vêm?

Vamos começar com uma pequena história. Depois da 2ª Guerra Mundial, a França, que até então tinha ditado os estilos de elegância, e dependia economicamente da moda para sobreviver, estava arrasada. Ao mesmo tempo os Estados Unidos desenvolveram um sistema de produção industrial de roupas que estava funcionando muito bem.
/
Governo, empresários e designers franceses foram aos EUA pesquisar esse sistema, e a ele incorporaram valores estéticos, como temas e cartelas de cor, transformando-o no famoso prêt-à-porter - ou "pronto para vestir". Quebrava-se, assim, a monotonia que até então imperava na indústria. Um tema de verão como os girassóis, por exemplo, iluminava cartelas sombrias, trazendo o brilho do amarelo e provocando o desejo do consumidor.
/

Esses temas e cartelas se propagaram para outras áreas da produção, fazendo com que tudo caminhasse numa só direção. Muitas mudanças ocorreram desde aquela época. Hoje temos vários temas que acompanham a segmentação do mercado. Estilistas e consumidores têm mais liberdade de misturar cores e modelos. Mesmo assim a moda segue direções. Então vamos a elas.
/
Inverno 2008
/
Os desfiles nacionais trazem de uma maneira geral formas soltas, arredondadas, cinturas altas e marcadas, o conforto de tecidos macios e dos tricôs manuais, casacos com perfume militar, volumes nos pescoços. Atenção às mangas e golas. Vestidões e saiões também aparecem. Os temas incluem o fantástico e o nerd, passando por cowboys, e têm sempre o dia-a-dia como ponto de partida.
/
Algumas peças-chave
/ /
Uma mudança importante que vem ocorrendo diz respeito às calças (e aí se incluem shorts e bermudas): a altura da cintura está subindo. Depois da moda do funk carioca, chegamos ao limite e esgotamento da cintura baixa. O único caminho é subirmos outra vez.
/
As calças skinny também apontam o limite da largura da perna. A pantalona, por sua vez, provoca uma sensação de frescor e renovação. Com saltos altos alongam a silhueta. Podem ser plataformas, anabelas, botas ou ainda outros tipos, mas dê preferência aos saltos mais largos. Quando soltas ou abertas para baixo, as pantalonas disfarçam quadris largos. São modernas se usadas com bodies ou camisetas.
/
Estilosas com cintões largos, ficam estilo anos 70 se combinadas com os trench-coats que você já tem no armário. Aliás, para quem perguntou sobre eles, fique à vontade pra usar, que essa peça ainda tem bastante fôlego e não precisa da justificativa da chuva, não.
/
Os vestidinhos também permanecem no inverno, podendo ser usados com meias, leggings das outras estações ou ainda com calças skinny. Os tricôs manuais pesados entram com tudo. Vale a pena pesquisar lãs para fazer seu próprio acessório.

/
Link: Dicas de Moda

0 comentários: