Cuide de seus fios em casa



Todo cabelo colorido precisa de cuidados e de produtos exclusivos para ter brilho e a maciez desejada. Para isso, as clientes podem comprar produtos de manutenção no próprio salão de beleza.
Não há dinheiro que pague o prazer de uma mulher sair do salão de beleza com um visual novo. Madeixas coloridas, cortes modernos e maquiagens bem-feitas deixam a aparência ainda mais irresistível, mas existe um segredinho que as clientes não podem esquecer: o tratamento do cabelo, em casa. Para que a coloração tenha maior durabilidade e os fios permaneçam hidratados, é preciso conhecer alguns truques simples, dados por profissionais para manter os fios com brilho e maciez.
O cabeleireiro carioca Walter Cabral ressalta a importância do tratamento fora do salão. “É primordial cuidar dos cabelos em casa para prolongar o efeito dos produtos que os profissionais usam no salão, pois são mais concentrados. Nesse passo, é sempre bom que a cliente continue a manutenção com os produtos que o profissional indicar, porque eles têm pH balanceado e substâncias aminoácidas, queratina e proteína”. Já o profissional Célio Faria, de Belo Horizonte dá uma dica mais técnica. “Após a coloração, a cliente deve usar xampu antioxidante, ou seja, produto para cabelos tingidos, porque assim não perderá os pigmentos artificiais e terá as escamas seladas, o que irá gerar mais brilho e maciez”. Ele acrescenta que é fundamental que a consumidora consulte o cabeleireiro para um melhor diagnóstico, avaliando as atuais necessidades dos fios.
Outro fator importante abordado por Ivaldo Lima, hairstylist paranaense, é a forma como a cliente deve aplicar os produtos. “Após a coloração, o cuidado com as madeixas deve ser redobrado, porque com a química, os fios sofrem um desgaste. O cabeleireiro indica um produto específico e, a partir daí, a cliente deve utilizar os xampus e os condicionadores como fazia anteriormente. Entretanto, é bacana aplicar uma máscara de hidratação uma vez por semana ou, pelo menos, a cada 15 dias e evitar água quente, para que os fios não fiquem ressecados”, sugere.
Confira alguns produtos para manutenção em casa que você encontra nos salões de beleza autorizados à venda. Veja quais deles servem melhor às suas madeixas e cuide-se!


1) Schwarzkopf – Bonacure Color Save
Xampu: uso diário para cabelos coloridos, descoloridos ou com reflexos. Sela e protege a cutícula capilar, prolongando a intensidade da cor. Para um brilho saudável e com intensidade.
Condicionador: retém os pigmentos, prolongando a durabilidade da cor.
Tratamento: regenera de forma intensiva a estrutura danificada dos cabelos coloridos.


2) Itallian Hair Tech – Itallian Color
Linha desenvolvida para prolongar a durabilidade da cor e deixar os cabelos macios, brilhantes e protegidos das ações externas.
Xampu: mantém o brilho dos cabelos coloridos por mais tempo.
Condicionador: neutraliza o pH natural dos fios.
Leave-in: contém ativos que, em contato com o calor do secador, formam uma película protetora.


3) Alfaparf – Splendore Di Fiori Di Lino
Hydrate Treament: desenvolvido à base de extratos de flores de linho, girassol e violeta, oferece máxima hidratação e proteção da cor aos cabelos secos e danificados.
Volume Treatment: especial para cabelos normais ou finos, retira o aspecto pesado. O extrato de sambuco tem como agente açúcares que formam um filme protetor e proporcionam volume.
Color Protection Trattamento Settimanale: tratamento semanal dos fios. À base de extratos de flor de linho, girassol e ácido Linoléico agem com profundidade no interior dos cabelos, reforçando a união entre a cutícula e o córtex e proporcionando compacidade e brilho à cor.


4) Wella – Linha Lifetex Color Protection
Xampu e condicionador: nutre e protege o brilho dos cabelos coloridos.
Intensive Mask: Cuida de forma intensiva dos fios, prolongando o brilho da cor.
Leave-in: condiciona instantaneamente as madeixas, assegurando brilho e garantindo maior proteção da cor.


5) Keune – Color Saver
Tinta Color Saver: protetor de coloração sem enxágüe, aumenta a estabilidade da cor em até 30%. Com extrato de semente de girassol, protege os fios dos raios UV, é rico em proteínas e minerais e melhora a elasticidade das madeixas.
Intensive Hair Repair: creme reparador com enxágüe para tratamento intensivo e reparo imediato dos cabelos resistentes, extremamente secos e danificados. Contém biominas que nutrem o couro cabeludo e proporcionam brilho, volume e flexibilidade; e proteína do trigo hidrolisada, que penetra e fortalece as madeixas.
After Color Balsam: condicionador de bálsamo para fios coloridos com estabilizador da cor. Mantém a coloração por mais tempo e previne o acúmulo de agentes condicionantes, além de proteger dos efeitos dos raios UV.


6) Matrix – Biolage Color Care
Xampu: remove os resíduos, ajuda a revelar o brilho da cor e devolve vitalidade e força à fibra capilar.
Condicionador: formulado com um revitalizante cítrico, condiciona, hidrata e desembaraça os fios, proporcionando maciez.
Creme para pentear: hidrata, disciplina e protege do calor, deixando os cabelos saudáveis e com um brilho luminoso.
Máscara Protetora: com agentes de fortalecimento, ajuda a proteger a saúde dos cabelos e a reparar as partes danificadas.


7) Kérastase – Bain Mirror
Xampu: revelador de brilho para cabelos coloridos e sensibilizados. Devolve brilho e suavidade.
Condicionador Chroma Reflect Lait: tratamento com enxágüe para cabelos coloridos e pouco sensibilizados. Devolve a cosmeticidade aos fios e protege das agressões externas.


8) Joico – Color Endure
A linha contém antioxidantes derivados de chá verde que protegem contra os danos dos radicais livres, um largo espectro de protetores contra ultravioletas que não permite a perda de coloração e mudança de cor; e o complexo quadramínico, que fortalece, hidrata e protege os cabelos.
Leave-in Protectant: contém o exclusivo complexo de defesas multi-spectrum, que protege contra os raios ultravioletas e danos do meio ambiente enquanto reduz significativamente a mudança de tonalidade.
Xampu e condicionador: preserva e estende a durabilidade da cor.


9) Vita Derm – Intensive Color Fashion
Leite de CereaisBlond: especialmente formulado para cabelos dos fios claros danificados pela descoloração, o hidratante traz a emoliência das manteigas amazônicas com a suavidade dos cereais.
Cacau e Murumuru – Chocolate: para cabelos escuros, associa a proteção biominética da cera de Murumuru à suavidade do cacau.
Hidratante Frutas Vermelhas – Red: formulado para cabelos ruivos e coloridos, associa a proteção antioxidante das frutas com fito-pigmentos naturais, que são mucopartículas protetoras das cores vermelhas e acobreadas.


10) Redken – Color Extend
Fluído Fortificante Total Recharge: proporciona uma carga extra de ceramidas que fortalece os cabelos, deixando-os 77% mais resistentes.
Máscara de Tratamento Rich Defender: creme-gel que protege os cabelos coloridos contra os agentes oxidantes.
Highlight Fuel: tratamento revitalizador da cor para fios coloridos e com mechas. De longa duração, reaviva a cor e realça a luminosidade das mechas claras ou escuras.


11) Truss – Hair Therapy
Hidra Color:
recupera e revitaliza os cabelos, conferindo durabilidade da cor e brilho, além de hidratar e proporcionar maciez aos fios.
Hair Protector Chocolatte Gold: protetor térmico disciplinante sem enxágüe, usado para finalizar o processo de tratamento.
Linha Solare: com protetor solar, possui os benefícios da queratina, do colágeno e do pantenol para proteger a cor.
Leave-in Hair Protector: Gel-creme sem enxágüe para uso antes e após a exposição solar.


12) L’Óreal – Vitamino Color
Xampu e condicionador: fixam a cor.
Creme de Pentear e Máscara Fixadora da Cor: asseguram maior uniformidade e fixação.


13) Tãnagra – Linha Colágeno Vegetal / Personal Hair
Xampu: com formulação à base de colágeno vegetal, trata cabelos sensibilizados, efeito decorrente da coloração e da descoloração freqüentes. A presença do colágeno, associada à queratina e aos aminoácidos da seda, proporciona a reposição de água perdida, desenvolve maciez e o brilho natural e evita que os fios quebrem.
Condicionador: ação emoliente que confere hidratação necessária a cada lavagem dos fios.
Pomada Leave-in: retira a carga estática dos cabelos.
Máscara de Colágeno: promove uma hidratação profunda em cabelos que recebem químicas, repondo água e fornecendo nutrientes aos fios.


Fonte: Thais Martinez – Revista Cabelereiros.com nº 25 - Cazza Hair

2 comentários:

    On 6 de maio de 2008 às 22:31 Anônimo disse...

    esse blog é um luxo. mta informação pra minha cabeça... vou ver o seu outro - hahaha

    On 7 de maio de 2008 às 17:51 Anônimo disse...

    Oi, Angelzinha.

    Tudo isso é maravilhoso. Cabelos sedosos, brilhantes e tal. O problema é: $$$$$$$$!!!! Geralmente esses produtos são tão caros. Ai, ai... pobre de minhas madeixas...

    Cheiro!!!