Naomi Campbell e a calvície feminina.
;
;



Quem está acostumada a ver Naomi Campbell com os cabelos lindos, lisos e brilhantes, provavelmente levou um susto ao ver a foto ao lado, tirada por um paparazzi do jornal Daily Mail em uma festa no dia 23 de maio, em Cannes. A modelo aparece com sinais bem acentuados de calvície, após perder, enquanto dançava, o aplique que escondia o problema.

Diferente do que muita gente pensa, a calvície pode sim atingir mulheres, apesar de ser mais frequente em homens. Para você ter uma idéia, atualmente existem dois bilhões de calvos no mundo, dos quais 100 milhões são mulheres, dois milhões só no Brasil.

Os sintomas são basicamente o excesso de fios chuveiro, no chão da casa, na fronha do travesseiro, no banco do carro, na mesa de trabalho ou nas roupas. No homem a causa mais comum é androgenética. Na mulher, as causas mais freqüentes são alterações hormonais. Devemos dar atenção especial aos problemas da glândula tireóide, cuja função aumentada ou diminuída faz cair cabelos, e também ao estresse, que é um grande fator estimulante da queda.

“As dietas radicais, cirurgias como a redução de estômago e as lipoaspirações também são causas freqüentes. O excesso de oleosidade, a caspa e a seborréia estão freqüentemente associadas ao rareamento capilar”, diz o tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo.

Para o tricologista Valcinir Bedin, existe também uma relação do fumo com a queda de cabelos. Segundo ele o fumo faz com que as artérias fiquem mais fechadas, a circulação sanguínea diminua e, com isso, a alimentação dos cabelos torna-se prejudicada, ocorrendo a desnutrição capilar. Mas e se eu parar de fumar? Ao ser questionado se a queda de cabelos tende a parar se o fumo for evitado, ele responde: “com certeza há uma diminuição da queda, pois o fluxo volta a se estabelecer, mas é importante que não se deixe passar muito tempo”. Sabe-se também que a falta de oxigenação pode causar atrofias e até tumores no couro cabeludo.

Para resolver o a disputa careca X cabeludo, a natureza mais uma vez se colocou a nosso favor. Antigamente ninguém imaginaria que a prevenção e o tratamento da queda dos cabelos seria tratada por meio dos princípios da natureza. Descobriu-se que vários extratos de raízes e plantas são usados hoje em tricologia para tratamento de doenças do couro cabeludo e dos cabelos. E os resultados de recuperação capilar com a utilização de fitoterápicos se mostraram realmente eficazes. A mais nova técnica para tratar esse problema é a terapia holística, que é oferecida pelo Instituto do cabelo, utilizando fórmulas orgânicas e naturais em recuperação capilar.

O mais interessante dos tratamentos mais modernos é que eles não são invasivos, ou seja, descartam o uso de drogas, medicamentos tradicionais, injeções, cirurgia ou técnicas artificiais de entrelaçamento, que causam efeitos colaterais indesejáveis. “A ausência de efeitos colaterais, dor e alterações adversas são fatores determinantes do diferencial deste tipo de tratamento. Até grávidas e crianças podem fazê-lo”, explica Barsanti. Esse tratamento é realizado quinzenalmente com duração de uma hora e os resultados aparecem em torno do terceiro mês de tratamento.

Antes de sair por aí já procurando tratamentos, saiba que para cada diagnóstico há um tratamento específico. Problemas de tireóide devem ser solucionados, como também as alterações hormonais e as doenças que acometem localmente o couro cabeludo e os cabelos, como as micoses, por exemplo, devem ser investigadas com exames específicos.

A ansiedade e a depressão são fatores freqüentemente primários de queda dos cabelos, portanto é fundamental que o tratamento capilar tenha foco nesses problemas. Técnicas de relaxamento, meditação e fitoterápicos orais são indispensáveis no controle do estresse e depressão. “Desta forma é indispensável que aos primeiros sinais de alarme seja procurado um médico tricologista”, finaliza Luciano Barsanti.


Serviço:
Instituto do Cabelo
Avenida Ministro Gabriel de Rezende Passos, 500, conjuntos 1205/06, Moema
Telefone: (11) 5051-2525

IPTCP - Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele
Prof.Dr.Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele
Tel: (11) 3673-7299

0 comentários: