Casacos de inspiração militar ou retrô dão a cara deste inverno

;

;




O tempo está esfriando e as coleções de inverno começam a rechear as lojas de novidades. Mesmo com as ondas de calor que vão e vem, não nos enganemos; o frio está chegando e com ele a necessidade de abastecer o guarda-roupa com peças quentinhas.

A coluna resolveu então iniciar pela peça central do guarda-roupa de inverno: o casaco. Decisão de compra importante pelo seu valor normalmente alto, o casaco vai determinar o seu estilo nesta estação.

Tendências Inverno 2008

Nesta estação os casacos de lã sofrem influência do traje militar nas golas e nos detalhes como martingales (pequenas tiras presas por botões), bolsos e lapelas estilo trench-coat. Os botões são grandes e da mesma cor do casaco, fazendo um cruzamento com os anos 60, com formas mais geométricas e limpas. Neste gênero, o 7/8 é o comprimento da vez. Pouco acinturado, ele vem em cores claras, em cinza rato ou no vermelho. É claro que o preto é sempre bem-vindo. Conselho: não compre um número muito pequeno. Assim, dá para vestir com um tricô por baixo.

Com tecidos mais leves, ombros caídos e formas arredondadas, a tendência retrô, que já vem de outras estações, está se impondo com força nas ruas. O perfume é dos anos 20 e os casaquetos têm comprimento mais curto, mangas um pouco mais largas e curtas, e mais amplidão de formas. Estampados ou lisos, podem ser usados com vestidinhos, saias ou calças. Ficam divertidos com pantalonas e luvinhas curtas.

Na linha mais moderna e descontraída estão os casacos retos e com o comprimento no meio da coxa. Em estilo "impermeável dos anos 70", eles têm formas secas e são de tecido; ficam ótimos com vestidos do mesmo comprimento. Podem ser esportivos ou mais fashion, estampados. O modelo parka, de formato retângular e esportivo, também está funcionando bem neste inverno. Preste atenção nas capas de plástico que estão na moda e são superdivertidas.

As jaquetas estão muito presentes nas coleções. De couro, curtinhas, em estilo motoqueiro ou acolchoadas, vêm em materiais com bastante textura, ora opacas, ora brilhantes. Podem ser usadas com calças skinny, pantalonas ou saias-lápis, bem ao estilo anos 80.
Os pêlos e o astracã falsos abalaram nas passarelas, mas são difíceis de se encontrar nas lojas, quem sabe no próximo inverno.

O estilo xale ou estola vai bem para as situações mais formais ou a rigor. Evite peles verdadeiras, é cafona hoje em dia.

O que você precisa no seu guarda-roupa de inverno

Normalmente para a temperatura básica do sul e sudeste brasileiro é necessário ter:

- 1 casaco quente de lã, sobretudo ou 7/8 de cor neutra e de boa qualidade;
- 1 intermediário: blazer ou parka, quentinho;
- 1 jaqueta de jeans, couro ou sarja;
- 1 casaqueto fashion;
- 1 chique, para acompanhar vestidos de festa.

Se você for de Estados mais quentes pode viver sem o sobretudo e talvez seja melhor investir numa variedade de agasalhos e jaquetas bem leves, de tecido (no lugar de couro ou lã).

Acessórios

Lembre-se ainda que neste inverno os cachecóis foram substituídos por echarpes que devem ser enroladas formando um triângulo na frente. As luvas estão de volta e são supercharmosas, assim como chapéus, galochas e cardigãs, que são complementos bem atuais. As meias-calças coloridas resolvem o quebra-cabeça "minis x inverno" e as botas estão nas lojas nos mais diferentes modelos. Se joga!

0 comentários: