Quando o belo ganha a máscara da plástica
Bem feitas e bem indicadas, as cirurgias estéticas representam um ganho para a auto-estima. Mas a falta de bom senso está à vista de todo mundo.

/


Pouco tempo atrás, a escritora americana Stacy Schiff desfrutava uma linda tarde ao lado de um amigo francês que visitava Nova York pela primeira vez. No fim do dia, porém, ele mostrou-se intrigado. Queria saber o que havia acontecido com as pessoas mais velhas na cidade. Seus rostos eram esticados demais, lustrosos demais. Em Paris, disse ele, os velhos pareciam velhos – e não havia nada de errado nisso. A idade do amigo francês de Stacy: 8 anos. Sim, até mesmo uma criança mais observadora pode perceber que algo de estranho vem ocorrendo. E não só em Nova York, é claro. Basta ir a shoppings e restaurantes de qualquer grande cidade brasileira, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, para deparar com pessoas de pele alaranjada (sessões de bronzeamento artificial podem dar esse efeito), maçãs do rosto salientes, testa estirada, lábios inflados e dentes branquíssimos, de uma alvura inexistente na natureza. É um contingente que, pelo jeito, tende a aumentar, graças aos avanços técnicos e ao barateamento dos procedimentos estéticos. Ficou mais fácil, enfim, fazer uma intervenção atrás da outra – e isso dá vazão à obsessão doentia pela manutenção da beleza e juventude. "O resultado dessa obsessão são bizarrices produzidas por falta de bom senso não só dos pacientes, como dos próprios médicos", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional São Paulo, João de Moraes Prado Neto.

Não há nada de errado em querer consertar uma falta de acabamento congênita, melhorar a silhueta castigada pelo excesso de comida e pelo sedentarismo ou atenuar as marcas do tempo. É uma forma perfeitamente compreensível e legítima de conservar (ou restaurar) a auto-estima. Um nariz menos adunco, uma ruguinha cancelada, uns quilinhos aspirados – e eis que a beleza deixa de ser apenas a promessa de felicidade, para citar a frase do escritor francês Stendhal. A questão é quando se exagera na dose. Tem-se aí uma patologia. Pessoas que não se cansam de encontrar defeitos ao espelho (na maioria das vezes, inexistentes) e, para corrigi-los, perseguem compulsivamente um padrão estético inatingível sofrem do que os médicos chamam de transtorno dismórfico corporal. Descrito em 1987 pela Associação Americana de Psiquiatria, o distúrbio, nos casos mais graves, causa ansiedade e depressão profundas – e pode levar a pessoa a deformar-se nas mãos de cirurgiões inescrupulosos.


/


"Há dois anos, animada com uma série de fotos ‘antes e depois’, resolvi fazer uma bioplastia (preenchimento à base de uma substância definitiva, o PMMA). Quem fez as aplicações foi uma ginecologista, indicada por uma amiga. Ela injetou o produto nas maçãs do rosto, no maxilar e na ponta do nariz. Na hora, até achei que ficou bom. Porém depois meu rosto inchou, sobretudo as maçãs. Todo mundo notava que eu estava estranha. Eu justificava dizendo que havia engordado. Tentei desfazer o preenchimento, no que fui desaconselhada por um cirurgião plástico. Ele me explicou que havia o risco de o produto vazar. Fiquei desesperada. Hoje estou melhor, com o rosto menos inchado, mas ainda me incomodo quando olho no espelho. Tenho muitas dores nos locais das aplicações e muita enxaqueca. Não aconselho ninguém a fazer o que eu fiz."
Adnea Ali Fakih, 50 anos, socióloga.




Um estudo inédito conduzido pela médica Luciana Conrado, com 350 pacientes da dermatologia do Hospital das Clínicas, de São Paulo, constatou que 14% deles apresentavam o problema. Nos consultórios dos plásticos, a incidência fica em torno de 10%. Há vítimas de dismorfia que chegam a submeter-se a nove cirurgias de nariz. Existem ainda aquelas que praticam uma espécie de turismo médico, batizado pelos especialistas de "doctor shopping": rodam de consultório em consultório em busca de sugestões sobre o que deveriam mudar em sua imagem. "É uma seqüência sem botão de desligar: o paciente sempre acha que o que fez é pouco", diz o psicanalista Niraldo de Oliveira Santos, da divisão de psicologia do Hospital das Clínicas. "Para ele, o corpo é um rascunho onde tudo pode ser experimentado."

Como ninguém faz nove plásticas de nariz sem que haja um cirurgião disposto a cometer excessos, tem-se aí um duplo problema. "É a pior combinação: o paciente que quer fazer tudo somado ao médico sem escrúpulos que o submete a procedimentos incontáveis e desnecessários", diz o dermatologista Guilherme de Almeida, do hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Ele próprio já conduziu uma paciente até um consultório psicológico, porque ela simplesmente não se convencia de que não precisava fazer mais nada no rosto. A terapia não ultrapassou três sessões. A paciente, que nunca mais apareceu no consultório de Almeida, provavelmente deve ter achado outro doutor que lhe satisfizesse as neuroses. "Tais pacientes gastam fortunas com tratamentos estéticos sem se dar conta de que isso pode causar-lhes defeitos irreversíveis", diz a médica Luciana Conrado.

A dismorfia manifesta-se com mais freqüência na dermatologia por causa dos procedimentos menos invasivos, com resultados mais imediatos e recuperação mais rápida. O tratamento do distúrbio consiste em terapia associada ao uso de antidepressivos e antipsicóticos. Nos Estados Unidos, um paciente com dismorfia leva, em média, doze anos para buscar ajuda especializada. Nesse meio-tempo, o maior risco que ele corre é cair nas mãos de um profissional mal-intencionado. É esse tipo de médico que lhe dá a chancela para puxar, esticar, levantar, tirar e colocar próteses, sem que haja necessidade real para tais intervenções. Tamanho é o poder de convencimento dos médicos que está em curso um novo fenômeno no universo das cirurgias cosméticas: o do tratamento preventivo. É uma maneira de abocanhar um filão de gente muito jovem, que nem deveria estar pensando em Botox ou plástica. Moças com pouco mais de 20 anos agora aplicam injeções de toxina botulínica na testa para prevenir as futuras rugas de expressão. Mulheres de 35 anos submetem-se a liftings – chamados eufemisticamente de mini-liftings, embora nenhum procedimento que requeira anestesia, corte e descolamento da pele possa ser considerado míni. Antes dos 40 anos também, muitas fazem os primeiros preenchimentos. O argumento por trás do tratamento preventivo é mexer um pouco já para evitar grandes intervenções lá na frente. O resultado? Mulheres de 30 anos que se parecem com mulheres de 40 tentando aparentar 30. Esquisito? Sim, esquisitíssimo, mas é o que vem ocorrendo. "Quanto mais intervenções são feitas, mais rígida fica a pele. A paciente adquire as feições de uma estátua, deixa de ter uma expressão natural", disse a VEJA o médico francês Yves-Gérard Illouz, o inventor da lipoaspiração. Ficam todos – porque há inúmeros homens que se enquadram nesse caso – assustadoramente iguais uns aos outros. Como se tivessem saído (com defeito de fabricação) da mesma linha de produção. É a máscara da plástica.

"Desconfie de médicos que produzem pacientes com rosto parecido", escreveu em seu livro Beauty Junkies (Viciados em Beleza) a jornalista Alex Kuczynski, colunista do jornal americano The New York Times. Alex fez sua primeira incursão no mundo da plástica aos 28 anos, com uma aplicação de Botox. Aos 30, já havia se submetido também a uma lipoaspiração e a uma cirurgia para remoção de bolsas de gordura sob os olhos. Alex é uma bela mulher em seus 40 anos. Conseguiu perceber a tempo que poderia iniciar uma viagem sem volta em busca da perfeição – tendo como destino final o desastre completo. No livro, ela faz outro alerta: as adolescentes estão sendo induzidas à dismorfia. É uma preocupação fundamentada. Entre as colegiais americanas, próteses mamárias viraram presente de formatura. Elas almejam ser uma Pamela Anderson ou uma Victoria Beckham – magras e peitudas. A indústria das celebridades, evidentemente, tem um papel nefasto no estabelecimento de padrões estéticos atingíveis apenas por meio de plásticas ou intervenções dermatológicas. Para não falar de reality shows como Extreme Makeover e Dr. Hollywood, que fazem a transformação radical parecer algo tão simples quanto mudar o corte do cabelo. Nesses programas, passa-se ao largo dos riscos de complicações, da dor e do desconforto do pós-operatório.

Não é incomum que um cirurgião plástico acredite ser, além de médico, um artista capaz de operar prodígios. Há páginas de médicos na internet que se anunciam como "alquimistas da estética", seja lá isso o que for. Assim, é comum um paciente entrar na sala de operação para procedimentos pré-acertados com o cirurgião e sair de lá com a notícia de que "aproveitando a anestesia" ele foi um pouco além. "Em uma das lipoaspirações que fiz, entrei para corrigir a barriga e o culote, mas o médico acabou tirando gordura das costas e da parte interna das coxas", conta a paulistana Márcia Sanchez, de 42 anos, duas lipos, uma plástica no abdômen e três rinoplastias. "Em outra ocasião, pedi apenas para diminuir um pouco o dorso do nariz e o cirurgião levantou a ponta, deixando-o arrebitado contra a minha vontade", diz.

Por vender a idéia de que é possível ter o corpo dos sonhos, o rosto perfeito, a cirurgia plástica é uma das áreas mais lucrativas da medicina. Isso é bom porque favorece o desenvolvimento constante de novas tecnologias. E os avanços tornaram os procedimentos acessíveis a uma quantidade enorme de pessoas. O lado sombrio é que a busca por um ideal de beleza inatingível e pela eterna juventude alcançou proporções preocupantes. "A popularização da cirurgia plástica nos últimos anos motivou tanto os cirurgiões quanto os pacientes a pensar no corpo não como algo que pode, mas que deve ser melhorado", disse a VEJA o professor de comunicação John Jordan, da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos. Em uma cultura obcecada pela aparência (na verdade, por uma aparência pasteurizada) e juventude, as pessoas que não têm a intenção de mexer no próprio corpo passam por desleixadas. Esse tipo de distorção já motivou campanhas, entre os americanos, contra a obsessão pela plástica. Em uma delas, uma mãe exibe um cartaz ao lado das duas filhas, com a seguinte frase: "Eu não preciso de cirurgia plástica porque quero que minhas filhas se pareçam comigo".

Conselho dos médicos sérios para mulheres e homens que querem melhorar o aspecto físico, mas sem vestir a máscara da plástica? "A chave do rejuvenescimento está em evitar mudanças drásticas, principalmente no rosto", diz o cirurgião Prado Neto. Antes de mais nada, é preciso entender que o conceito de belo envolve proporção, simetria e equilíbrio. A beleza do rosto de uma mulher está nas maçãs salientes, nos lábios carnudos, nos seios razoavelmente fornidos. No rosto de um homem, ela está expressa principalmente na ossatura angulosa. Mas, como a face não é feita de estruturas isoladas, sua harmonia está no conjunto. Às vezes, uma rinoplastia para reduzir o nariz é uma péssima idéia. Dependendo do formato do rosto, o nariz pequeno destrói a simetria facial, ao criar a impressão de que os olhos ficaram próximos demais. Os famosos lábios de Angelina Jolie são resultado de uma combinação harmoniosa. No rosto de outra pessoa, podem ser – e são em grande parte das vezes – um desastre estético. É possível chegar enxuta (ou enxuto) aos 60 anos, sem destruir a beleza do tempo vivido. Feio é querer aparentar vinte anos a menos. Essa história nunca acaba bem. A menos, é lógico, que você ache a máscara da plástica um ótimo padrão estético.

/







Contra as mulheres-travestis

O cirurgião Carlos Fernando Gomes de Almeida: "Ninguém vai a um cardiologista e pede duas pontes de safena e uma mamária. Por que fazem isso no consultório de um plástico?"
/
O cirurgião plástico fluminense Carlos Fernando Gomes de Almeida, de 50 anos, é um dos mais requisitados do país. Boa parte da fama que conquistou se deve à sua técnica de lifting facial. Conhecido como "doutor mão leve", ele tem horror a exageros. Almeida deu a seguinte entrevista a VEJA.

O que pode e o que não pode no consultório de um cirurgião plástico?
Envelhecer mal, com muitas rugas, não combina com o padrão da atualidade. Por isso, acho compreensível a ansiedade das mulheres na faixa dos 50 anos que me procuram. A maior parte delas não está correndo desesperadamente atrás da juventude. Só quer envelhecer bem. Mas há um tipo de paciente que não sabe exatamente o que quer. Algumas se sentam na minha frente e me perguntam o que devem fazer. Não é assim que funciona.

E como é que funciona?
O ideal é que a paciente me diga o que a incomoda exatamente e aí, sim, eu avalie se o que ela quer é tecnicamente viável. Na maioria das vezes, não é. Mas o pior mesmo são as pacientes que vão aos consultórios como quem vai ao supermercado. Acham que plástica é como um produto sujeito à sua própria escolha e que cabe ao cirurgião executar os seus desejos, sem discussão. Ora, ninguém vai a um cardiologista e pede duas pontes de safena e uma mamária.

Por que fazem isso no consultório de um plástico? A que o senhor atribui as bizarrices que desfilam por aí? Você se refere às mulheres-travestis?
Ninguém as critica porque ninguém tem coragem de falar que aquilo está um horror. Se alguém muito próximo, como uma irmã, diz que o resultado não ficou bom, ela acha que é inveja. Surgiu até um novo biotipo feminino: ela tem cabelo liso loiro, nariz mínimo, boca grande, seios fartos e bumbum grande. E usa calça colada. São todas iguais. Parecem saídas da mesma fábrica. O curioso é que os próprios travestis estão fazendo o caminho inverso dessas mulheres. Eram absurdamente exagerados, com próteses grandes e lábios enormes, e agora tentam se aproximar das curvas e dos traços femininos normais.

Mas são os médicos que estão no comando dessa linha de produção. Os criadores dessas criaturas são os médicos, não há como negar. Se todos se ativessem a um padrão estético mais harmônico, as mulheres-travestis não existiriam. O que ocorre é que falta a muitos um critério de beleza mais apurado. Há também os que fazem o que as clientes pedem, não importando o resultado, porque só se interessam pelo pagamento. Não lhes falta senso estético, e sim ética.
/

Entrar na faca e fazer bem à alma

Atribui-se ao médico italiano Gaspare Tagliacozzi, um dos pioneiros da cirurgia plástica, a primeira associação entre correção estética e melhora da auto-estima do paciente. "Faz bem ao espírito e à mente", escreveu em seu livro De Curtorum Chirurgia per Insitionem, publicado em 1597. Nele, Tagliacozzi relata com detalhes a técnica que desenvolveu para reconstrução de nariz. A maioria de seus pacientes era vítima de mutilações em duelos.

Os benefícios psicológicos de uma cirurgia plástica, quando bem feita e bem indicada, são mesmo inegáveis. A esteticista paulistana Delaine Nicolau, de 45 anos, sofreu com as orelhas de abano por mais de duas décadas. Na escola, era chamada de Dumbo, Noviça Voadora e Topo Gigio. Apesar de o problema poder ser reparado por volta dos 6 anos, quando a orelha atinge cerca de 80% do tamanho que terá na vida adulta, Delaine só se submeteu a uma intervenção aos 24 anos, quando recebeu seu primeiro salário. "Minha família sempre achou bobagem, dizia que eu era linda e que ninguém iria olhar para minhas orelhas. Mas o fato é que eu vivia me escondendo, usando faixas e lenços na cabeça", diz. "A cirurgia foi libertadora." A primeira coisa que Delaine fez depois da operação foi ir ao encontro dos amigos com os cabelos presos, num rabo-de-cavalo bem esticado.

A influência das intervenções estéticas sobre a auto-estima, no entanto, tem limitações. Recorrer à cirurgia cosmética com o intuito de resolver questões de ordem psicológica mais profunda invariavelmente dá errado. "O cirurgião plástico não deve tocar em pacientes que estão passando por problemas sérios ou por grandes mudanças na vida, como separação ou mudança de emprego", diz José Tariki, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. "É grande a probabilidade de, nessas situações, a cirurgia ser um subterfúgio. Quando isso acontece, o risco de o paciente se arrepender é enorme, mesmo se os resultados forem bons." Na maioria das vezes, os pacientes recorrem ao cirurgião plástico com pedidos pertinentes. "Em 70% dos casos, as solicitações são absolutamente razoáveis", diz o cirurgião plástico João de Moraes Prado Neto.

/



A boa plástica é aquela que passa despercebida. O aprimoramento das técnicas e do instrumental cirúrgico possibilita resultados muito próximos do natural. Há quinze anos, as próteses de silicone, por exemplo, costumavam deixar a mama endurecida. Hoje, isso só ocorre em 5% dos casos. A diferença está na qualidade do implante. As novas próteses são revestidas de uma esponja de poliuretano, material mais bem-aceito pelo organismo.

O lifting também passou por grandes mudanças técnicas. Antes, a cirurgia consistia no estiramento da pele, em direção às orelhas – o que conferia aos operados o aspecto de boneca. Agora, além da pele, os músculos superficiais da face são reposicionados. E o estiramento não é mais para o lado, mas em direção ao topo da cabeça, respeitando a anatomia do rosto. Todos esses avanços, é lógico, são anulados quando se parte para o excesso.

Durante parte da adolescência, a advogada paranaense Simone Fernanda Porto Machado, hoje com 36 anos, teve de conviver com um nariz que lhe desagradava. Por causa de um desvio de septo, o dorso era "alto demais", segundo ela. A imperfeição fez de Simone uma adolescente introvertida e retraída. Depois de passar pela rinoplastia, sua vida mudou. Tornou-se uma moça vivaz, alegre. Quatro anos atrás, após duas gestações, Simone voltou à mesa de operação. Queria recuperar os seios da juventude. "Depois de amamentar dois filhos, meus seios murcharam", diz a advogada. "Eu morria de vergonha do meu marido. Só dormia de sutiã." Com 1,64 metro de altura e 51 quilos, Simone hoje carrega (orgulhosíssima) 250 mililitros de silicone em cada mama. No mesmo procedimento, por sugestão do médico, a advogada tirou ainda um pouco de culote e de barriga. Ficou bom.

A cirurgia de embelezamento nasceu das operações reparadoras, como as executadas pelo dottore Tagliacozzi, lá no século XVI. Ela ganhou impulso durante a I Guerra Mundial, diante da escala incomensurável de soldados com danos faciais extensos. Na década de 1920, uma revista feminina americana publicou o primeiro artigo sobre as benesses das intervenções estéticas para o ego. O título "Por que envelhecer? O valor da face", estampado na publicação Ladies’ Home Journal, antecipava as chamadas de capa mais recorrentes das revistas femininas da atualidade.

/
Quadro das técnicas: aqui.
Aberrações e outras nem tanto aqui.
Número máximo de procedimentos: aqui.

/

Leia mais:
Plástica digital
(16/4/2008)
Os milagres – e os riscos – do Photoshop, programa de retoque de fotos que faz todo mundo ter pele perfeita e corpo impecável

Em busca do colágeno perdido
(5/12/2007)
Eliminar rugas e flacidez é um sonho – novamente alimentado por uma máquina que regenera as fibras de sustentação da pele

Silicone a jato
(31/10/2007)
Médico americano implanta prótese de mamas em apenas meia hora
O doutor mão leve
(31/10/2007)
Cirurgião de famosos, o plástico Carlos Fernando de Almeida cultiva a moderação de resultados.

A lipo sem aspiração
(22/11/2006)
Uma máquina que destrói gordura localizada sem necessidade de cirurgia.Não, não é sonho

Plástica em maçãs
(4/10/2006)
No caso, as do rosto, que vêm sendo infladas para erguer a pele e atenuar as marcas da idade
Cuidado em dose dupla
(25/1/2006)
A bioplastia, que já é arriscada, pode estar sendo feita com produto falsificado
A lipo à base de jatos
(7/12/2005)
Quando o verão se aproxima, sempre aparece um novotipo de lipoaspiração. Agora é a body-jet
Só para magras
(23/11/2005)
A minilipo elimina gorduras de quem quase não tem gorduras

Permitido para menores
(2/11/2005)
Cada vez mais as filhas recorrem ao saco de mágicas das mães: próteses, preenchimentos, lipo e até Botox

Injeta, amassa, estufa...
(17/8/2005)
...e torce para dar certo. A bioplastia, nova mania entre os tratamentos estéticos, muda para sempre.
Mudança radical
(14/7/2004)
Corrigir o nariz? Inflar o busto? Isso é ínfimo para quem muda tudo e renasce como outra pessoa – quase sempre mais bela e mais feliz

Para trás e para o alto
(27/4/2005)
A bioplastia, um novo meio de modelar o corpo

Plástica de voz
(5/5/2004)
Produtos contra rugas também atuam para enrijecer e rejuvenescer as cordas vocais
É de lei: o direito à beleza
(7/1/2004)
Melhores, mais acessíveis e mais baratos, os tratamentos estéticos se disseminam e criam uma nova utopia: hoje, em prestações ou no cartão, todo mundo pode ser mais bonito.

O doutor lipo
(26/11/2003)
Inventor da técnica de aspirar gorduras profetiza: no futuro, todas as mulheres farão.
Lipo light vai para a lista negra
(22/1/2003)
Portaria proíbe venda e uso de Lipostabil, o remédio que derrete as gordurinhas e virou febre de verão nos tratamentos estéticos
Pequenos cortes, grande mudanças - As operações plásticas estão cada vez mais precisas. Alguns procedimentos que nem podem ser chamados de cirurgias.
Passo a passo da transformação - Quatro mulheres contam todas as etapas de suas cirurgias plásticas.
A videoendoscopia
(18/9/2002)
Técnica da videoendoscopia é usada para remover rugas e esticar o rosto envelhecido

De olhos bem abertos
(7/8/2002)
Criar uma dobrinha na pálpebra é a moda entre os descendentes de orientais no Brasil

Os riscos das cirurgias plásticas
(6/3/2002)
Movidos pelo desejo legítimo de ter uma aparência melhor, milhares de brasileiros recorrem à cirurgia plástica como quem vai às compras. Para tudo, no entanto, há limite
Infográfico: Dicas que ajudam identificar um bom cirurgião
Lipoaspiração
(12/12/2001)
A aspiração de gorduras é a campeã das cirurgias plásticas e ganha fregueses reincidentes

A nova vítima: o queixo
(23/5/2001)
Plástica no queixo é a nova pedida nos consultórios

Laserlipólise, técnica que diminui a dor de uma lipo
(11/4/2001)
Técnica reduz dor e hematomas da lipo em pequenas áreas
As cirurgias plásticas estão mais seguras e baratas
(28/3/2001)
Arte: As plástica mais procuradas
Brasil, o império do bisturi
(17/1/2001)
O país no maior consumidor mundial de cirurgia plástica.

Infográfico: O que a plástica pode fazerInfográfico: A matemática da perfeição
A fábrica de misses
(13/12/2000)
O bisturi vira arma para vencer concursos e há médicos que nem cobram pelas operações.

A moda do silicone
(06/12/2000)
Fornecedores não dão conta de atender à demanda de próteses para aumentar os seios

A técnica da lipoaspiração
(15/12/1999)
A lipoaspiração fica mais segurae conquista até quem parece não precisar
A hora de escolher o cirurgião
(12/5/1999)
Mutilações e mortes alertam para o risco de escolher o médico errado.

/

Mais reportagens da Veja sobre plásticas, dietas, pele etc: AQUI.
Maquiagem de verão terá cor de jujuba:
rosa, pink e laranja

/
A gente sabe que o verão está longe, mas com a chegada das semanas de moda brasileiras é inevitável começar a questionar o que estará na moda, não só nas roupas, mas também na maquiagem. Para responder esta pergunta, conversamos com alguns dos experts da beleza que andam circulando pelos backstages do SPFW. A resposta? O verão 2009 será das cores, daquelas bem vivas, marcantes e alegres. Pensando bem, as cores das jujubas!

É isso mesmo. A aposta é unanimidade entre os maquiadores entrevistados. Vanessa Rozan, da M.A.C., é categórica em dizer que o laranja é a cor da estação, tanto nos olhos quanto nos lábios. “Na verdade as cores em geral estarão na moda, como azul, amarelo, verde e turquesa, mas a grande novidade para os olhos será o laranja”, garante. Nos lábios o laranja aparecerá brigando com rosa, vermelho, fúcsia e batons cor de boca.

Robert Estevão também aposta no laranja nos lábios. “Ele (laranja) e o pink serão as cores que deixarão os lábios coloridos no próximo verão”, afirma. Já Ricardo dos Anjos pede o rosa. “As cores dominarão o verão 2009, tanto nos olhos quanto nos lábios. Serão laranjas, vermelhos, azuis, mas, com certeza o rosa será o dominante”, diz o especialista.

“Não importa em que lugar do rosto, as cores vão tomar conta de tudo. Pode ser um delineador, uma sombra, um batom ou até mesmo um blush colorido. Basta usar uma ou duas cores de cada vez para acertar”, diz Vanessa Rozan. Para completar o make do verão mais uma dica: “aposte nos hidratantes com cor e filtro solar, que deixam a pele perfeita e protegida, sem carregar o make”, diz.
Link: Cristiana Arcangeli
/

**
/
Maquiadores e cabeleireiros do SPFW
falam sobre as tendências para o Verão/2009


/

O inverno começou oficialmente há apenas alguns dias, no entanto, durante a edição Verão/2009 do São Paulo Fashion Week, a principal semana de moda do país, uma série de profissionais foca o seu olhar para o que estará nas ruas daqui a seis meses. Estilistas, cabeleireiros e maquiadores trabalham arduamente para mostrar nas passarelas suas apostas para a próxima estação. UOL Estilo ouviu os especialistas da área de beleza no evento para saber a opinião deles sobre os cabelos e maquiagens que estarão em alta com a chegada do verão. Hidratantes labiais com cor e blushes mais leves estão entre as promessas de sucesso no make. Já os cabelos, devem vir mais naturais, com tonalidades variando entre o efeito "queimado de sol" e o castanho.

MAQUIAGEM

Pontos de cor: Colorir locais específicos, como olhos, boca ou bochechas é uma das apostas dos profissionais de beleza para o verão. "Acredito que é possível brincar com o azul, o verde, o dourado e o pink, aplicados em um local específico", diz o maquiador e cabeleireiro Saulo Fonseca, responsável pelos penteados no desfile da Triton.

Bochechas suavizadas: O blush da próxima estação deverá vir suave, mais para iluminar do que colorir. Vanessa Rozan, que assinou a maquiagem nos desfiles da 2nd Floor, UMA, Maria Garcia e Carlota Joakina, aposta em tons de dourado, mel, pêssego ou laranja. "Tudo muito natural - aquela maquiagem em que não parece que você está maquiada", diz.

Lábios hidratados: Para boa parte dos profissionais, o hit dos lábios no próximo verão será o hidratante labial com cor, também conhecido como lip balm. Se vier com fator de proteção solar, melhor ainda. O resultado final é de um aspecto mais natural. "A boca será mais sofisticada e menos melecada", diz o maquiador Patrick Eichler, que assina o make nos desfiles da Forum, Ellus, Triton, Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço e Gloria Coelho. Alê de Souza, responsável pela maquiagem no desfile da Cia. Marítima, engrossa o coro: "Mulher brasileira não gosta de batom. Por isso o balm hidratante combina tão bem, especialmente com o verão".

Pele saudável: Os maquiadores podem até divergir em relação ao tom, mas num ponto todos concordam: a pele do verão não pode apenas parecer saudável - ela deve ser bem cuidada. Por isso, ao invés de expor-se ao sol exageradamente, lance mão da boa e velha maquiagem com efeito "bronzant", se você é adepta do look bronzeado. Marcos Costa, que assinou a beleza nos desfiles de Fabia Bercsek, Osklen, Ronaldo Fraga e Lino Villaventura, defende uma pele suave e elege a base como "uma das vedetes da estação", assim como Saulo Fonseca, que prefere uma tonalidade levemente rosada. Ricardo dos Anjos, responsável pelo make nos desfiles de Patrícia Viera, FH (a nova marca de Fause Haten), Anabela Baldaque, Miguel Vieira, Amapô e pelo cabelo na apresentação de 2nd Floor, acha que deve-se prezar o tom de pele natural de cada um. Já Alê de Souza, responsável pela maquiagem no desfile da Cia. Marítima, defende o bronze. Lau Neves, que assinou o cabelo na Ellus e a maquiagem na Neon, encerra a polêmica: "Eu acredito em naturalidade, frescor e leveza, independente de cores".


CABELO

Curto X comprido: Assim como não há consenso entre o tom de pele a ser adotado no próximo verão, o comprimento do cabelo também levanta defesas opostas entre os profissionais do SPFW. "O cabelo será mais comprido, já foi a época do curto", acredita Saulo Fonseca. Marcos Costa, fã dos curtos, acredita que o verão é uma época boa para tosar as madeixas e fazer um "curto com vontade" - leia-se bem curtinho mesmo. "A mulher que corta dificilmente volta a deixar a crescer", diz.

Volume natural: O maquiador e cabeleireiro Wilson Eliodório, responsável pelos penteados no desfile da Cia. Marítima, aposta em um cabelo "com cara de natural", com várias texturas, desde o liso até o ondulado. Para Saulo Fonseca, os fios poderão ter um pouco mais de volume, com um toque hippie - fique atenta apenas para o cuidado em adotar o repicado, pois um corte fio reto deixaria o volume excessivo em alguns cabelos mais crespos. Lau Neves defende a naturalidade: "A mulher brasileira tem um trauma com o cabelo crespo", diz. Para ele, o momento é de apostar em diferentes técnicas de corte que permitam libertar-se de alisamentos e chapinhas.

Franja: Wilson Eliodório, criador da franja da atriz Alinne Moraes, a mais famosa da temporada, acredita que talvez o hit possa continuar até o verão impulsionado pelo corte da atriz Taís Araújo, que exibe sua franja atualmente na novela "A Favorita".

Cores: Saulo Fonseca aposta no efeito "queimado de sol", típico do verão, com luzes mais claras, misturando de três a quatro tons diferentes para garantir um efeito mais natural. Na direção oposta, Ricardo dos Anjos prevê que o quente serão os tons castanhos. "O loiro e o queimado de praia caíram um pouco", diz.


Link: Estilo.

Energia baixa pode ser mau olhado.
Saiba como combater!



/
Sabe aquele dia em que nada parece dar certo ou que nos sentimos mal sem ter um motivo aparente? Pode ser uma energia negativa rodando no ar. Segundo Julio Ganiko, consultor em terapias orientais, o nosso planeta está cheio de energias boas e nocivas que não podemos ver, mas que podemos sentir. “Segundo a medicina tradicional chinesa, trocamos energia com tudo que está ao nosso redor. Um exemplo simples é o fato de não conseguirmos ficar muito tempo ao lado de pessoas que vivem focando os problemas. Já pessoas otimistas e de bem com a vida são agradáveis de conviver”, diz.

Popularmente esta energia negativa é chamada de mau olhado ou quebranto e pode atingir qualquer pessoa. “Essas energias são como o nosso sistema imunológico, ou seja, há vírus por todos os lados, mas se temos uma defesa superior, não somos afetados. Pessoas que andam com as energias baixas, às vezes sem perceber podem buscar pessoas com mais energias e estas podem se sentir desgastadas após este contato”, explica Julio.
Se você acha que o mau olhado anda forte para cima de você, saiba que há diversas formas de eliminá-lo. Plantas, amuletos, banhos de ervas, de cachoeira ou de mar são muito eficientes. "Qualquer coisa que contém boas energias elimina as energias negativas. Um escalda-pés com sal grosso também funciona e, além de ser um ótimo neutralizador de energias, tem efeito relaxante”, garante o especialista.
Outra maneira simples e eficaz de proteção é o que os japoneses chamam de hara (abdômen). “Trata-se da região onde se localiza o umbigo, um dos canais de maior troca de energia. Quando estiver em um ambiente ou situação e ‘sentir’ que a energia não é muito boa, coloque suas mãos nesta região cobrindo o umbigo. Imagine-se recoberto de ‘espelhos’, para que tudo que venha seja refletido para longe”, afirma Julio Ganiko.

Segundo André Mantovanni, autor de livros como Rituais, Magias e Simpatias – Dicas para viver bem e Caldeirão Mágico do Guru – Rituais Encantados, a água é a representação da vida. “Aliada a ervas, plantas, flores e especiarias, ela pode ser capaz de nos trazer energias renovadoras, aumentar a vibração do campo áurico e nos livrar de negatividades, os banhos energéticos são utilizados após o banho comum do dia-a-dia, promovem bem-estar e harmonia atuando nos campos mais sutis da nossa existência”. Confira as ervas, indicadas pos André, para fazer banhos e escalda-pés, que podem a livrar do mau olhado de forma relaxante e prazerosa:
Alecrim: traz alegria, ânimo e coragem. Também ajuda na purificação de energias da casa.

Alfazema: promove limpeza energética, equilíbrio e harmonia. Atrai o amor, sorte e proteção espiritual em todos os aspectos.

Arruda: destrói a energia de inveja, olho gordo, mau olhado e negatividades de qualquer gênero. Faz limpeza espiritual em ambientes ou na própria pessoa. É uma erva que pode trazer boa sorte, principalmente para estabelecimentos comerciais.

Canela: fortalece as energias pessoais e atrai felicidade e dinheiro.
Flor de cravo: ajuda a conservar os amores, afasta a inveja e o mau olhado e tem uma energia de cura para problemas físicos.

Manjericão: traz proteção, prosperidade, amor e vibrações positivas.
/
Serviço:- Spa Urbano Julio Ganiko - Tel: (11) 6401-4772- André Mantovani - Terapias Espirituais:
www.andremantovanni.com.br
Por Virgínia.

Aprenda o truque de maquiagem das poderosas da capa da Nova!



Quer ficar poderosa em um piscar de olhos? Aposte no olho escuro, esfumado. Na hora de se produzir para uma ocasião especial, nove entre dez mulheres correm para o maquiador em busca desse visual. "É o make favorito de quem quer fazer uma superprodução, além de ser muito sensual", afirma Kaká Moraes, maquiador que entende do assunto – ele é responsável há dez anos pelas mulheres da capa da revista Nova, que invariavelmente usam olho esfumado.

Aqui, Kaká revela seus truques e dá o passo-a-passo para conseguir um visual com cara de capa de revista - agora você não vai mais precisar correr para o maquiador quando tiver um festão daqueles.

Confira:

. Antes da sombra, aplique uma camada de corretivo ou base na pálpebra. "Isso ajuda a fixar a sombra", diz. Sabe aqueles pozinhos da sombra que caem embaixo do olho, deixando borrado? Evite passando uma camada de pó solto na região da olheira. Depois, basta espalhar com pincel.

. "Para começar, gosto de usar uma sombra cremosa umedecida. Ela desliza melhor, como uma aquarela". Para dar o acabamento, Kaká aplica a sombra em pó por cima.

. Conceito importante: não adianta passar a sombra de uma vez, como um bloco de cor. Kaká explica: "Tem que ir adicionando, espalhando, até dar o efeito desejado. Precisa de paciência, mas é fácil!". Ele começa fazendo um traço rente aos cílios, com pincel fino, e aí vai subindo, esfumando, até o côncavo, que é o limite. Não se esqueça da parte debaixo do olho, que também ganha um pouco de sombra rente aos cílios.

. Para dar a sensação de olho maior, é legal fazer um leve puxado com a sombra no canto externo. O limite é a linha imaginária diagonal que vai da base do nariz até o fim da sobrancelha (veja foto 8).

. "A escolha do pincel é muito importante no resultado final. Use um fino para fazer o traço e depois um chato para aplicar a sombra e esfumar", diz Kaká. Ele também usa um pincel mais cheio para dar acabamento.

. Para variar o look, vale misturar a sombra preta com outras cores, como bronze, cobre, berinjela, prata. "Fica mais fácil de fazer a mistura quando a cor é mais escura e tem um leve brilho".

. Rímel é essencial para dar o acabamento, tanto em cima quanto embaixo. Pode abusar, mas sem deixar grudado. Quando usa lápis dentro, Kaká gosta de aplicar lápis tanto na parte de baixo quanto na de cima, porque assim dura mais.

. Borrou? "Não se desespere. Pegue um cotonete, que é o maior aliado do olho escuro, e limpe o estrago".

. Embaixo da sobrancelha vale deixar sem nada ou passar um leve brilho no tom da pele – nada de sombra branca que faça muito contraste.

Complementos:

. A pele tem que ser bem-feita. "Esse make é elaborado e fica feio fazer só o olho e deixar a pele sem nada". Passe uma leve camada de base, para unificar o rosto.

. Atenção à sobrancelha, que deve ser realçada, mas não reforçada, para não pesar o visual. Se a sua já for bem delineada, só passe a escovinha ou então um rímel transparente para segurar os pelinhos no lugar.

. Um toque de blush cai bem e balanceia a expressão.

. Na boca, Kaká recomenda batom suave, com uma cor leve.
Clique aqui para ver o filme com Kaká em ação.

link: Chic



Boca turbinada: efeito Angelina
Cremes, estímulos elétricos, maquiagem… conheça as armas para dar um upgrade nos lábios.


O ator Denzel Washington já afirmou, em uma entrevista, que Angelina Jolie exerce uma atração única sobre os homens e que é a mulher mais sexy de Hollywood. O fato é que a atriz também fascina as mulheres, sobretudo por causa de seus belos (e naturais!) lábios carnudos. Quem não queria iguais? Para chegar lá, a receita não passa obrigatoriamente pelo preenchimento - que, dependendo da substância, pode causar estragos. “Produtos considerados definitivos ou prolongados, contendo, por exemplo, microesferas de polimetilmetacrilato (PMMA), às vezes deixam os lábios irregulares e com caroços. E, quase sempre, os problemas são irreversíveis”, alerta o dermatologista Murilo Drumond, do Rio de Janeiro. Sem falar no risco de exagerar na dose e criar um efeito extremamente artificial. Vale então investir em procedimentos mais naturais e menos agressivos - dos cremes à maquiagem. Mas de nada adianta ter lábios carnudos se eles estão ressecados e rachados. Protegê-los diariamente é uma obrigação, especialmente quando a temperatura cai. Escolha produtos emolientes, como manteiga de karité, vitaminas e ceramidas, com filtro solar na fórmula”, orienta a dermatologista Edislene Viscardi, de Blumenau (SC). E não é só: aposte nos que possuem grânulos esfoliantes e substâncias rejuvenescedoras, como vitamina E, DMAE e Densiskin, que reduzem as rugas ao redor dos lábios.






Choques estimulantes

Lábios carnudos à custa de estímulos elétricos: o aparelho italiano Microgei transmite microcorrentes, estimulando o colágeno natural, para criar volume extra.”Primeiro, aplica-se um fluido rico em colágeno e elastina na boca e, em seguida, a ponteira elétrica por dez minutos. Não provoca dor e não tem contra-indicações. Bastam dez sessões (uma ou duas por semana) para obter resultados. Depois, convém fazer uma sessão por mês para manutenção”, explica Rubens Vecchio, diretor da rede de clínicas Biomatrix, com unidades no Rio de Janeiro e São Paulo.

Dois em um

Outra opção para aumentar o volume dos lábios é o tratamento com o Yellow Peel Balm System, que tem início no consultório. São aplicados dois cremes.O primeiro estimula a oxigenação local e acelera a formação de colágeno e elastina. Assim, eleva os níveis de retenção de água da região, aumentando o volume. Já o segundo promove a hidratação, criando uma barreira que evita o ressecamento.”Depois da aplicação no consultório, você deve usá-lo em casa, de hora em hora, até que os lábios atinjam o volume desejado, o que ocorre em aproximadamente três dias. O efeito é temporário, mas dura uma festa inteira”, diz Andreia Mateus Moreira, diretora de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Rio de Janeiro.

Receita mágica

Uma boa idéia são os cremes manipulados que aumentam o volume de forma temporária - você pára de aplicar o produto, a boca volta ao normal. Costumo receitar cremes à base de GPS, um dissacarídeo extraído de plantas do deserto que ajuda a reter água nas células da pele; Ascorbosilane C, que recupera o colágeno; e Sepilift, de origem vegetal, que realiza um lifting imediato”, afirma o dermatologista Marcello Bellini, de São Paulo. Entre os princípios ativos que diminuem a flacidez, o mais moderno é a hidroxiapatita de cálcio. Ela firma o citoesqueleto, devolvendo a sustentação que os lábios perdem com a idade.” Segundo o médico, os efeitos aparecem em um ou dois meses.

Lábios de superstar

Dois produtos que se tornaram uma verdadeira febre nos Estados Unidos e na Europa já estão disponíveis no Brasil. Um é o Lip Injection Technocolor, da marca americana Too Faced, à venda na Maison Z, em São Paulo, que promete aumentar em até 20% o tamanho dos lábios durante quatro horas.O segredo seria a vitamina B incorporada à fórmula, que ativa a circulação local. Já o Lip Plumper - desenvolvido pelo dermatologista Nicholas Perricone, que atende, entre outras, as atrizes Julia Roberts e Jennifer Lopez - contém DMAE e ácido alfalipólico, capazes de criar um efeito tensor. Ele deve ser aplicado cinco vezes ao dia nos lábios.Perricone garante que, em um mês, já se notam os resultados.



1. Too Faced
2. Lip Plumper

Arma de sedução
O passo-a-passo para turbinar seus lábios, confira!


O pincel ajuda a espalhar o batom de maneira uniforme. “Ele deve ser fino e ter a ponta arredondada. As cerdas podem ser firmes e curtas, mas jamais duras” , diz o maquiador Marcos Costa, autor do livro EU AMO MAQUIAGEM. “Depois de fazer o contorno com um lápis, use o pincel para preencher os lábios com um batom do mesmo tom. Ele também serve para aplicar o gloss no centro dos lábios - as partículas luminosas ampliam a boca.” Marcos Costa recomenda que você cuide do seu pincel. De 15 em 15 dias, lave-o com um produto específico, como o Brush Cleanser, da M.A.C, ou com um sabonete neutro e deixe secar bem.
/



Máximo volume
1
Passe um batom esfoliante para deixar os lábios lisinhos.
2 Por cima, use um hidratante labial com FPS.
3 Com o dedo, aplique uma leve camada de base líquida e um pó facial - isso ajuda a fixar o batom. Há três formas de aumentar a boca.
4 A primeira opção é contornar com lápis, ampliando levemente a linha dos lábios, e preencher com o próprio lápis.
5 Vale também passar primeiro o batom, com ou sem pincel, e, por fim, ampliar o contorno com o lápis.
6 Se você gosta de brilho, depois de fazer o contorno com o lápis, esfumace e preencha com um gloss 3D, que cria um efeito amplificador.
7 Remova o excesso, beijando um papel.
Carol Madeira
Link: Maquiagem e Cosméticos

A saúde do cabelo é fundamental



Para quem tem o cabelo seco e quebradiço, aqui vão algumas dicas para deixá-lo macio e volumoso como o da modelo Gisele Bündchen. Um cabelo desidratado quebra com extrema facilidade, cai, enrola, não cresce no ritmo normal e facilmente apresenta pontas duplas, precisando de um tratamento hidratante.


Esqueça os cabelos pouco atraentes e sem brilho. Se seu cabelo for seco e comprido, você deverá prestar maior atenção, pois ele vai precisar de cuidados diários.

Por que o cabelo fica ressecado?
Um cabelo pouco hidratado pode provocar coceira no couro cabeludo e até caspa. A falta de hidratação chega a este ponto quando se sofre a perda da película protetora da pele que recobre a cabeça, fato que costuma coincidir com mudanças de estação.

Tal película é composta de água e sebo, onde estão presentes os minerais e compostos orgânicos que protegem a pele do corpo todo, incluindo o couro cabeludo, onde fica o talo piloso (parte externa do folículo piloso).

Quando a pele da região fica ressecada ou irritada, o cabelo fica mais vulnerável. Assim, embora seja comum se pensar que o cabelo fica especialmente sensível e fraco no verão época do ano em que está mais exposto ao sol, ao sal do mar e ao cloro das piscinas, ele sofre em maior medida durante o inverno, momento em que o frio, o vento e as roupas maltratam o cabelo comprido, desidratando-o e ressecando-o.

Isso acontece por causa das constantes mudanças de temperatura: ambientes fechados, o frio e o suor causado pelo uso de gorros e cachecóis são os grandes inimigos de um cabelo bonito e saudável. Os tratamentos regeneradores e reparadores são muito importantes durante o inverno. Uma distração com os cabelos pode ter conseqüências terríveis.

Cuidados internos e externos.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que o tratamento tem de ser tanto interno por meio de uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e proteínas quanto externo. Recomenda-se beber muita água e comer frutas, verduras, proteínas e alimentos que contenham vitamina B como o pescado azul, cereais integrais, fibras, nozes, ovos e fígado. O consumo de vitamina E presente em legumes, frutos secos e óleos vegetais também é importante.

Externamente é possível cuidar dos fios de cabelo usando complementos vitamínicos como pastilhas ou máscaras regeneradoras, hidratantes e tratamentos cosméticos que podem ser realizados no salão de beleza ou mesmo em casa. Além disso, deve-se dar atenção especial ao xampu e ao condicionador utilizado, que precisam ser nutritivos.
As máscaras hidratantes, conjunto de produtos que são misturados e aplicados no cabelo, devem ser usadas por pelo menos duas horas.

Para se conseguir uma maior penetração do produto na região capilar, deve-se enrolar os cabelos em uma toalha previamente umedecida em água e aquecida no microondas, para provocar um efeito de sauna.


Esse cuidado deve ser adotado pelo menos uma vez por semana, embora o ideal fosse entre duas e três vezes por semana.

Soluções caseiras.
O azeite de oliva e as máscaras caseiras que têm como base o iogurte podem substituir produtos químicos.

Após a lavagem e o enxágüe, os cabelos devem ser embebidos em azeite de oliva, deixando o produto penetrar neles durante duas horas. Depois, é preciso voltar a lavá-lo, obtendo-se assim uma hidratação rápida e econômica.

Não se deve prender o cabelo quando ele ainda estiver úmido, bem como secá-lo com secador. O melhor é deixar que ele seque naturalmente. Também não é bom utilizar pranchas alisadoras e escovas modeladoras. Esses pequenos eletrodomésticos acabam de uma vez só com a saúde dos cabelos.

Caso seja estritamente necessário usar um secador, é importante realizar procedimentos sem a utilização do chamado efeito brushing, conhecido popularmente como "escova".

Produtos que se destacam no tratamento dos cabelos.
1. Soro Colourlux Moisture Gloss:
O soro Colourlux Moisture Gloss é um composto que fornece uma hidratação excelente e um brilho deslumbrante para todos os tipos de cabelo.

Trata-se de uma espécie de sérum de textura ligeira em cor rosa e rico em pantenol e extrato de mel. Possui duas propriedades que proporcionam hidratação e suavidade ao cabelo.

2. Kerastase Óleo-Relax: Xampu, condicionador e sérum que hidrata e embeleza o cabelo, respeitando as ondas e frisados e evitando o aspecto encrespado dos cabelos secos.

3. Tratamento regenerador de Kerastase: tratamento hidratante composto por um spray e quatro frascos que devolvem em tempo recorde a saúde do cabelo.

Conselhos adicionais.
- Enxágüe os cabelos com água fresca para proporcionar um brilho adicional.
- Use xampus "aftersun", que evitam que o sal e o cloro danifiquem o cabelo.
- As saunas e banhos turcos fazem bem ao cabelo.
- O cabelo molhado é mais fraco que o seco, portanto não se deve escorrê-lo ou penteá-lo com força para não quebrá-lo.

Link: Yahoo

Maquiadores e cabeleireiros do SPFW ensinam truques de beleza
/


Alguns rituais de beleza podem virar pequenos tormentos na vida das mulheres. A prática às vezes ajuda a melhorar a desenvoltura em alguns processos, mas os especialistas no assunto também guardam dicas preciosas para facilitar o cuidado com a pele, cabelos e a finalização da maquiagem. Aproveitando a semana de moda mais importante do país, UOL Estilo conversou com maquiadores e cabeleireiros que estão nos backstages do São Paulo Fashion Week para descobrir truques de beleza que facilitam o dia-a-dia das mulheres.

Acerte no delineador: Fazer um traço perfeito na hora de passar o delineador parece uma tarefa para profissionais. No entanto, há uma maneira mais fácil de evitar borrões e tremidas e ter de recomeçar toda a maquiagem. Faça o desenho primeiro com um lápis de ponta bem fininha antes de aplicar o delinador. "Assim, se você errar, basta apagar com o cotonete", ensina o maquiador e cabeleireiro Saulo Fonseca, responsável pelos penteados no desfile da Triton. Confira se o traço nas duas pálpebras estão perfeitos, e só então passe o delineador em cima do risco feito com o lápis.

Turbine a durabilidade do batom: Ao contrário do gloss, que pode ser usado despreocupadamente, batons de cores escuras costumam tirar o sossego de quem usa, pois exigem retoques constantes. Para garantir maior durabilidade do produto nos lábios, após a aplicação, retire o excesso com um lenço de papel, passe uma camada de pó, aplique novamente e remova o excesso mais uma vez. "O batom vai durar o dia todo", promete o maquiador Ale de Souza, autor da maquiagem no desfile da Cia. Marítima.

Recupere a pele cansada: Para resgatar a vitalidade da pele, a maquiadora Vanessa Rozan, responsável pela beleza nos desfiles da 2nd Floor, UMA, Maria Garcia e Carlota Joakina, ensina uma receita usada em seu próprio rosto. "Pegue uma cápsula de vitamina E e aplique no rosto antes de dormir. Lave o rosto normalmente pela manhã. A pele ganha outro brilho", garante.

Cabelo sem grude: Os bons finalizadores de cabelo costumam trazer fórmulas leves, que não deixam os fios com um aspecto melecado. O problema é quando, sem querer, exageramos na dose, e acabamos deixando o cabelo com aquele aspecto pesado e oleoso. Não é preciso voltar ao chuveiro numa hora dessas: basta aplicar uma pequena quantidade de talco na raiz dos fios com um pincel de maquiagem e retirar o excesso. "O truque também é válido para melhorar o visual do cabelo oleoso quando não há tempo de lavá-lo", diz Wilson Eliodório, maquiador e cabeleireiro, responsável pelas madeixas no desfile da Cia. Marítima.

Pele perfeita no make-up: Na hora de fazer a maquiagem, os profissionais são unânimes em dizer que a pele é o ponto mais importante. Para obter uma pele perfeita durante o make-up, aplique corretivo em alguns pontos essenciais, quase sempre esquecidos - não são apenas as olheiras que comprometem o visual: canto interno dos olhos, cantos da boca e laterais da base do nariz. Esse é o truque do maquiador americano Patrick Eichler, responsável pela beleza nos desfiles da Forum, Ellus, Triton, Reinaldo Lourenço, Pedro Lourenço e Gloria Coelho.

Batom vermelho sem borrões: Essa dica é para aquelas que têm medo de ultrapassar os limites do lábio na hora de passar o batom vermelho. Antes de iniciar a aplicação, espalhe o corretivo utilizado na pele também nos lábios, uniformizando a cor da boca. "Fica mais fácil passar o batom e acertar a dose com a pele dos lábios numa só tonalidade", diz a maquiadora Vanessa Rozan.
DANIELA SALÚ
Link:Estilo
Cremes modeladores corporais
/


Ah, como existem pessoas aguardando o pote da felicidade! Aquele que traria um creme milagroso, que "enxugasse" a gordura excedente em apenas algumas poucas aplicações...Mas não adianta rezar, gente, esse tipo de fórmula simplesmente não existe!

Então no que acreditar? O que fazem os cremes cosméticos para gordura localizada? Funcionam mesmo?
Fórmulas verdadeiras, quais são elas

São formulações destinadas a massagear o corpo e permitir o suprimento para a pele de princípios ativos com ação lipolítica, drenante e restauradora. Uma boa formulação deve associar estas 3 categorias de matérias-primas ativas, procure por elas no seu produto cosmético:

1- Os ativos lipolíticos

A lipólise é "quebra" da gordura em ácidos graxos e glicerol, substâncias utilizáveis pelo organismo no processo metabólico natural. A cafeína é uma excelente ativador do metabolismo dérmico de gorduras, pois permeia a epiderme e derme e consegue chegar, por si só, a camada onde a gordura se encontra. Além da cafeína outras metilxantinas também agem desta forma, como a teofilina e a teobromina retirada do cacau, muito em moda na Europa, desde o verão passado e presente em produtos de linhas consagradas.

2- Os ativos drenantes

Agem estimulando a liberação de toxinas para as linfas, ajudando a diminuir os edemas e acúmulos. Bons exemplos de ingredientes estão nos extratos vegetais de hera( Hedera helix) e Centella asiática.

3- Os ativos restauradores da barreira cutânea

A pele onde se instala a celulite e excesso de gordura fica empobrecida também de oxigenação, portanto menos nutrida e hidratada. Alguns bons ativos são as vitaminas e lipídeos vegetais.

E quem são estes?

Os clássicos mentol e cânfora, muito usados em géis modeladores, agem somente como termo-ativos, isto é, abaixam a temperatura da pele e estimulam a circulação periférica, mas não penetram na pele. São ingredientes complementares, que pertencem a uma geração antiga de formulações para o cuidado cosmético corporal. Não fazem mal, mas também contribuem pouco para melhorar a condição cutânea.

Bem, pessoal, agora é com vocês. Para melhorar o contorno corporal é sempre fundamental adotar uma alimentação equilibrada, agregar uma rotina de exercícios físicos ao seu dia a dia e escolher produtos cosméticos que complementem bem tudo isso.
Link: Sonia Corazza

Elasticidade vaginal



Após o parto natural, o sexo já não é mais o mesmo? Você sente a musculatura vaginal frouxa ou exageradamente larga com o passar dos anos? Calma! A ciência conspirou a seu favor.


A vaidade feminina é uma característica da mulher moderna, que procura sempre manter a auto-estima elevada. Pensando nisso surgiram métodos inovadores de rejuvenescimento vaginal que buscam melhorar a gratificação sexual feminina, aprimorando física e esteticamente uma de suas partes corpóreas mais íntimas: a vagina. Tratam-se das tecnologias médico-cirúrgicas de Rejuvenescimento Vaginal a Laser (RVL), a Amplificação do Ponto G e a Labioplastia.


O rejuvenescimento vaginal consiste na reconstrução da vagina para aumento da fricção durante o coito. Ele corrige o relaxamento vaginal decorrente de alterações estruturais ou anatômicas, resultantes do processo de envelhecimento natural, de casos após traumas, cirurgias e de partos normais. Além disso, aperfeiçoa a aparência estética e a funcionalidade dos lábios genitais, propiciando uma aparência estética mais juvenil. Mas esteticamente é difícil visualizar o resultado, por se tratar de um órgão interno.

Em casos onde há o aumento dos lábios maiores ou menores é utilizada a Labioplastia, técnica estética redutora da região que sofre a variação de tamanho. O seu resultado pode ser observado facilmente, já que o método prioriza a vulva.

Já a amplificação do ponto G pode ser administrada por uma substância tipo colágeno que proporciona o aumento das dimensões de modo global. A área do ponto fica propensa à estimulação, submetendo a mulher ao clímax durante o sexo. Geralmente esse método tem duração de três a quatro meses e o resultado pode variar individualmente.

"Essas cirurgias só devem ser feitas por cirurgião ginecológico experiente. Em casos mais raros por cirurgião geral ou urológico especificamente treinado para tais procedimentos", alerta o ginecologista pioneiro dos métodos no Brasil Luciano Sztulman.

A ginecologista Sonia Valentim reitera que as cirurgias com tal finalidade podem ser feitas em ambiente hospitalar ou consultórios médicos habilitados. "É uma cirurgia de delicada indicação, pois ainda existe muito tabu por parte das mulheres em conversar a respeito desse assunto com seu ginecologista. Pode ser realizada em qualquer idade, porém, nas adolescentes é melhor que aconteça após o término do desenvolvimento hormonal".

A contra indicação é apenas para pacientes alérgicos a substâncias preenchedoras, portadores de doenças auto-imunes e herpes. O risco cirúrgico é equivalente ao de qualquer outra cirurgia.

A anestesia pode ser geral, sedativa, local, epidural ou raquidiana, dependendo da preferência e condição médica da paciente e não excedem uma hora de realização. Sztulman alerta que para adotar estes tipos de intervenções cirúrgicas, o paciente deve estar ciente do valor médio, não menos de R$ 15.000.

O especialista ainda explica que os procedimentos são ambulatoriais, requerem menos de 24 horas de hospitalização, são seguros e realizados com equipamento sofisticado a laser. A perda sanguínea é mínima e a recuperação, rápida.

A maioria das pacientes retoma as atividades normais em um prazo médio de dois a sete dias, com abstinência sexual pós-operatória média de seis a oito semanas. Neste período também é recomendada a ingestão de analgésicos via orla e injetáveis. Se necessário, o uso de compressas frias locais também é apropriado.


Saiba como arrasar na maquiagem no Dia dos Namorados



Foto de Caroline Moore




Para arrasar na produção do Dia dos Namorados, nada melhor que caprichar na maquiagem. Mas, nada de excessos, pois já está comprovado que os homens preferem a maquiagem suave.

Para ajudar você a estar linda no dia 12 de junho, o Tribo Feminina pediu os conselhos da consultora e maquiadora Rosângela Balazia da empresa de cosméticos Wet n Wild.

Quais são as cores da moda?
Rosângela Balazia - A moda da estação pede cores quentes e vibrantes como roxo, laranja, pink e dourado.

A maquiagem deve ter relação com o penteado e com a roupa?
Rosângela Balazia - Nem sempre, tudo depende do que se busca naquele momento. Pode ser um penteado simples, mas a maquiagem dos olhos mais marcante, ou de repente o penteado é mais ousado e os olhos também. Não existem regras, o que não pode mesmo é combinar a cor da maquiagem com a cor da roupa, como por exemplo, a roupa e maquiagem rosa .

Como fazer uma maquiagem simples para o dia dos namorados?
Rosângela Balazia - Podemos abusar no look. Caprichar no delineador e muita máscara de cílios para dar um ar de mistério. Nos lábios o ideal é o gloss para deixá-los úmidos e com brilho.

Gloss ou batom, qual é o ideal para causar impacto?
Rosângela Balazia - O gloss está em alta. Deixa a boca molhada e iluminada. Ideal para lábios carnudos, pois oferece uma transparência natural. Já o batom é mais cremoso e combina com mulheres de lábios mais finos. Pode também ser usado com delineador de lábios para deixar a boca volumosa.

Como escolher o tom certo da base e do pó compacto?
Rosângela Balazia - A base não pode ser mais clara, nem mais escura que a cor natural da pele. Precisa ser o mais próximo possível da cor do rosto. O ideal é fazer o teste diretamente no rosto para que não haja dúvida da cor correta. Lembrando que se a pele for oleosa, o ideal é a base óleo free, já se for seca, utilize uma base cremosa e hidratante. Quanto ao pó compacto a regra é a mesma, quanto mais natural melhor.

Como disfarçar as olheiras?
Rosângela Balazia - Nosso bom e velho corretivo, ainda é a solução para clarear olheiras e manchas indesejadas. O corretivo tem que ser um tom mais claro que o da pele, pois a intenção é clarear o que está escuro. Espalhe o corretivo com a ponta dos dedos, até que a pele absorva o produto, em seguida aplique uma base líquida para uniformizar o restante da pele.

Sylvia Koeler





Segredos da boa maquiagem
Realçar a beleza pode se tornar um transtorno diário na vida da mulher moderna que nunca tem tempo para nada. Aprenda como ficar linda em poucos minutos se maquiando em casa
Por Regiane Monteiro





Nem mesmo a correria do dia-a-dia torna a mulher menos vaidosa e preocupada com a beleza. Tornar-se ainda mais bela e realçar os pontos favoráveis da estética feminina são os desafios da maquiagem.

"É possível ficar bem maquiada em dez minutos, atingindo um resultado satisfatório. O efeito deve ser o mais natural possível e conferir a pele correção e uniformidade, ar saudável e descanso", afirma a maquiadora da Walter´s Coiffeur, Débora Santos.

O maquiador das tops mais disputadas pelas grifes de todo o mundo Caio Lanza diz que para ter sucesso no visual, a mulher precisa ter em mãos o básico para conquistar uma aparência jovem e iluminada.

1º Passo: Tonificar a pele
A limpeza deve acontecer com o auxílio de um algodão embebido de soro fisiológico ou opção adstringente. Mas lembre-se: nada de produtos que abram os poros da pele. Poros abertos propiciam o acúmulo de substâncias nocivas fundamentais para o surgimento da acne e outras infecções.




2º Passo: Corretivo
Reparador das imperfeições do rosto como manchas, espinhas e olheiras, o corretivo deve ser aplicado no contorno dos olhos um ou dois tons mais claros que o tom da pele. Utilize o dedo anular para dar leves batidinhas na parte abaixo dos olhos. Caso permaneça alguma imperfeição, o corretivo neutralizará.

3º Passo: Base
A base deve ser aplicada em toda a face e acompanha o tom da pele.

Passar na zona ´T´ (testa, nariz e queixo), espalhando pelo rosto com um pincel, dedo ou esponja apropriada, sempre para cima até ficar uniforme. É o mesmo movimento que se faz com um creme hidratante, sempre levantando.

4º Passo: Pó compacto
A aplicação é sempre na região ´T´ (testa, nariz e queixo). É usado para tirar o brilho e fixar a base. Para o dia-a-dia é mais indicado um pó leve e textura bem fina.

5º Passo: Sobrancelhas
As falhas podem ser cobertas com lápis, mas o ideal é um rímel transparente. A correção é feita ainda com sombra marrom acinzentada e um pincel apropriado ou um lápis específico para a área.



Truques de maquiagem

Olheira funda: usar corretivo verde antes da base e do pó.
Nariz largo: Pincelar sombra escura dos lados e sombra clara em cima.
Boca: Sempre usar lápis de boca ao usar gloss, pois assim evita que o gloss escorra.
Olhos: Passar um pouco de sombra branca próximo ao canal lacrimal, para abrir o olhar.




6º Passo: Sombras
O efeito deve ser discreto, o uso é apenas em cima dos olhos e sempre em tons neutros e de pouco brilho como: marrom, bege, bronze, pérola e pêssego. Os tons mais escuros podem ser aplicados na parte interna e externa dos olhos ou, até mesmo, no canto externo deles.

7º Passo: Lápis de olho
Usar só na parte de baixo, forçando um pouco no canto dos olhos para dar um efeito bonito.

8º Passo: Rímel
É um aparato importante, porque suaviza a sombra e deixa o olhar mais feminino. Hoje em dia se usa mais forte em cima e só com a pontinha do rímel na parte de baixo para escurecer. Durante o dia evite os cílios efeito volumosos, mas a aplicação do produto em muitas camadas nas tonalidades marrom e transparente está liberada.

9º Passo: Blush
Dar pinceladas em tom de pêssego proporciona efeito bronzeado, além de suavizar o visual. Evitar usar blush muito forte. Para finalizar a cor do batom fica a seu critério, mas procure usar cores discretas para o dia.

10º Passo: Demaquilante
No final do dia, a maquiagem precisa ser retirada da pele do rosto. Basta lavá-la com sabonete facial específico e limpá-la com o produto demaquilante de sua preferência.

A escolha do tom influencia no resultado final. Tenha em mãos cores neutras e saiba que a intenção é realçar a beleza, deixando-a com aspecto natural. Nada de exagerar na quantidade, afinal a maquiagem tem que respeitar o horário.


"Para quem não tem curvatura nos cílios, basta recorrer ao curvex. O gloss iluminador no interior dos lábios confere uma aparência volumosa. O comprimento do nariz pode ser reduzido com um toque de pó bronzeador nas extremidades, mas cada rosto uma sentença.", sugere a maquiadora da equipe Celso Kamura, Natalia Alves.

Para o bolso menos nobre, Débora indica as marcas Natura, Avon, Catarine Hill e Boticário. Já para quem pode gastar mais, os produtos da Yves Saint Laurent são excelentes quando o assunto é naturalidade. A pele fica mais aveludada e cobre perfeitamente as manchas.

Já a Natalia aposta em marcas estabelecidas no mercado e com protetor solar incluso em sua formulação. "As bases da Mary Kay possuem uma ótima textura e cobertura. A Contém 1g reformulou todos os seus produtos, investindo em qualidade e apresentação, podendo concorrer com grandes marcas profissionais como M.A.C, além de oferecer variedade. A NYX é nova no mercado, mas possui uma gama de opções, direcionadas às mulheres básicas e mais modernas e ousadas".

O maquiador Caio Lanza afirma que vale a pena investir em bons produtos tanto para a saúde da pele quanto pelo efeito e recomenda as marcas Dior, Lancome Paris, M.A.C e Contém 1G. O alerta fica para o uso abusivo de maquiagens falsificadas, pois fazem mal à saúde da pele, além de não terem durabilidade. Geralmente o custo médio dos produtos para maquiagem ficam em torno de R$ 30,00 a R$ 200,00.

"As mulheres devem sempre manter-se antenadas nas dicas dos profissionais da maquiagem para se atualizarem quanto às tendências. Para ter uma aparência mais jovem e moderna é necessário seguir o ditado ´Sempre menos é mais´. Evite o excesso de maquiagem no dia-a-dia", aconselha Lanza.

Graças ao mercado de cosméticos, o público feminino pode economizar tempo utilizando produtos que incluem as funções do corretivo, base e pó compacto garantindo efeito perfeito.

"A mulher do futuro vai contra todos os tabus estabelecidos na sociedade que criou a idéia do rosto perfeito. Ela tem que se assumir realçando seus pontos fortes", completa o maquiador Denílson Azevedo.

Cabelos brancos
Eles já foram o pavor de muitas mulheres. Atualmente, porém, há produtos específicos para cabelos grisalhos.



Elas pintam aqui, retocam ali, tudo para esconder os fios grisalhos. Mas, assim como muitos homens, algumas mulheres já vêm assumindo os seus cabelos brancos, conhecidos cientificamente como canície.

A revendedora de cosméticos Valéria Caldas de Lima, 48 anos, é uma delas. O esposo encontrou uma amiga que não via há tempos e disse que a moça envelhecia com dignidade, pois estava com os cabelos totalmente grisalhos. Acrescentou dizendo que as mulheres gostam de esconder a idade e têm medo de ficar sozinhas. Para provar que tanto com cabelos tingidos como brancos ela receberia elogios, Valéria raspou a cabeça com máquina número dois e deixou os fios crescerem na cor natural. "Qual não foi minha surpresa quando percebi que as mulheres que não pintam os cabelos recebem tantos ou mais elogios que as que tingem. Sou muito feliz assim e ainda não tenho o gasto mensal para retocar a raiz. Tive cabelo loiro, vermelho, prata... até os 40 anos. Hoje, faço hidratação a cada 15 dias. Não me sinto uma velha por isso, as pessoas acham bonito", conta.

A causa dos cabelos brancos é hereditária. A descoloração fisiológica tem início nas têmporas e vai se estendendo por todo o couro cabeludo. O dermatologista Abdiel Figueira Lima explica que não há relação alimentar ou hábitos que levem à questão, já que a parte genética é quem determina.

De qualquer forma, o dermatologista Valcinir Bedin lembra que uma alimentação pobre em zinco e cobre ajuda a branquear os cabelos mais cedo. Esses elementos podem ser encontrados em frutos do mar com casca (ostra, marisco e camarão).

"Trata-se de uma perda da atividade dos melanócitos, que produzem o pigmento melanina, de forma constitucional ou hereditária", diz. Pintar os fios desde cedo não os deixa brancos, a não ser que haja alguma complicação química contida na tinta escolhida. Os problemas mais comuns são, na verdade, reações alérgicas no couro, levando a uma interrupção do tingimento natural dos cabelos.

O cabeleireiro Albert da Silva conta que, para assumir as madeixas, o corte varia, de acordo com o gosto e aquilo que fica melhor para o tipo físico do cliente. Os mais curtos costumam ser os mais pedidos, mas não é necessário tirar todo o comprimento.

Os cabelos brancos são também rebeldes, já que o fio fica grosso. Dessa forma, ele recomenda muita nutrição, finalizando o tratamento sempre com um reparador de pontas de silicone apropriado, como o Oleo Relax, da Kérastase. Outra indicação é um xampu que tire o amarelado comum dos fios grisalhos, como o Silver, da L´oreal, além daqueles à base de óxido de zinco e cobre.

O cabeleireiro Alysson Morais indica os xampus Violetas para tirar o amarelo sem modificar a cor natural. O Boticário possui, dentro da Linha Universal Colors, produtos específicos para tratar cabelos grisalhos e brancos à base de açaí (rico em vitaminas, açúcares, bioflavonóides antioxidantes e óleos emolientes), menta (tônica e anti-séptica) e Pró-Vitamina B5 (nutrição da raiz e brilho).
/

Faça em casa

Uma técnica caseira e antiga para manter os fios brancos brilhantes é diluir vinagre em água gelada e aplicar nas madeixas. Isso ajuda a combater o tom amarelado e é sempre bom manter os fios hidratados.
/

]
A dermatologista Dilci Franco lembra que, além de mais grossos, os fios brancos são mais secos, com tendência a sofrer alterações pela exposição ao sol. Dessa forma, produtos para cabelo com filtro solar são uma sugestão de auxílio. Hidratantes e cortes freqüentes nas pontas também são recomendados.

"Os cabelos brancos sempre foram considerados um elemento de respeito nas sociedades, desde a Grécia Antiga. A área temporal na nossa cabeça leva esse nome devido ao aparecimento dos primeiros fios brancos nesta região. Os homens ficam com os pêlos brancos primeiro na barba, depois cabelos e, por último, área genital. As mulheres seguem a ordem - cabelos e área genital", conta Bedin.

]

Idade dos cabelos brancos

• Caucasianos (brancos) - entre 35 e 45 anos.
• Amarelos - entre 45 e 55 anos.
• Negros - entre 55 e 65 anos.
]
/
Não quero assumir!
Como se trata de um procedimento genético, não há como evitar. O dermatologista Jardis Volpe conta que alguns traumas que geram a queda capilar, como eflúvio telógeno (queda intensa de cabelos), vitiligo e alopecia aerata (calvície), podem fazer com que os próximos fios nasçam sem pigmentação. Para esconder, Figueira indica o tingimento com tintas vegetais (hena) e artificiais, evitando sempre a presença do chumbo nas formulações, que pode ser prejudicial.

De qualquer forma, tome cuidado! O jornalista Maurício Santini, 44 anos, passou vários tipos de tinturas nos cabelos e acabou deixando os fios avermelhados. Esse pode não ser o único problema. Uma pessoa que usa produtos em excesso pode vir a ter um eczema de contato desenvolvido por algum elemento químico contido na fórmula. Portanto, prefira a tinta vegetal. Além do chumbo, devem ser evitadas substâncias como prata e níquel, que causam intoxicação.

Hair stylists da Ísis Fashion Hair indicam tinta clara para as mulheres que quiserem cobrir os fios, pois elas disfarçam melhor e há maior espaço de tempo entre uma coloração e outra.

Apesar de ser uma herança genética, a dermatologista Paula Penna lembra que fatores emocionais como estresse podem deixar os cabelos brancos mais em evidência. Bedin explica que isso se dá porque ele faz com que os cabelos caiam. Como os fios coloridos caem antes dos brancos, já que os últimos são mais espessos, tem-se a impressão de que está ficando com os cabelos grisalhos.

Para evitar a situação, a adoção de hábitos saudáveis ajudam a preservar o bom funcionamento do organismo, reduzindo a velocidade do declínio de funções como produção de melanina.

Por último, Alysson Morais sugere aplicação de um tratamento anti-idade, voltado para pessoas acima de 40 anos. "O tratamento age de dentro para fora do fio, repondo as matérias e nutrientes e deixando-o mais denso e maleável. São necessárias pelo menos dez sessões. Podemos contar também com as colorações específicas para os cabelos brancos, que além de cobrirem com eficácia, deixam os fios com nuances bem naturais, sem sobrecarregar o visual", explica.