Cabelos brancos
Eles já foram o pavor de muitas mulheres. Atualmente, porém, há produtos específicos para cabelos grisalhos.



Elas pintam aqui, retocam ali, tudo para esconder os fios grisalhos. Mas, assim como muitos homens, algumas mulheres já vêm assumindo os seus cabelos brancos, conhecidos cientificamente como canície.

A revendedora de cosméticos Valéria Caldas de Lima, 48 anos, é uma delas. O esposo encontrou uma amiga que não via há tempos e disse que a moça envelhecia com dignidade, pois estava com os cabelos totalmente grisalhos. Acrescentou dizendo que as mulheres gostam de esconder a idade e têm medo de ficar sozinhas. Para provar que tanto com cabelos tingidos como brancos ela receberia elogios, Valéria raspou a cabeça com máquina número dois e deixou os fios crescerem na cor natural. "Qual não foi minha surpresa quando percebi que as mulheres que não pintam os cabelos recebem tantos ou mais elogios que as que tingem. Sou muito feliz assim e ainda não tenho o gasto mensal para retocar a raiz. Tive cabelo loiro, vermelho, prata... até os 40 anos. Hoje, faço hidratação a cada 15 dias. Não me sinto uma velha por isso, as pessoas acham bonito", conta.

A causa dos cabelos brancos é hereditária. A descoloração fisiológica tem início nas têmporas e vai se estendendo por todo o couro cabeludo. O dermatologista Abdiel Figueira Lima explica que não há relação alimentar ou hábitos que levem à questão, já que a parte genética é quem determina.

De qualquer forma, o dermatologista Valcinir Bedin lembra que uma alimentação pobre em zinco e cobre ajuda a branquear os cabelos mais cedo. Esses elementos podem ser encontrados em frutos do mar com casca (ostra, marisco e camarão).

"Trata-se de uma perda da atividade dos melanócitos, que produzem o pigmento melanina, de forma constitucional ou hereditária", diz. Pintar os fios desde cedo não os deixa brancos, a não ser que haja alguma complicação química contida na tinta escolhida. Os problemas mais comuns são, na verdade, reações alérgicas no couro, levando a uma interrupção do tingimento natural dos cabelos.

O cabeleireiro Albert da Silva conta que, para assumir as madeixas, o corte varia, de acordo com o gosto e aquilo que fica melhor para o tipo físico do cliente. Os mais curtos costumam ser os mais pedidos, mas não é necessário tirar todo o comprimento.

Os cabelos brancos são também rebeldes, já que o fio fica grosso. Dessa forma, ele recomenda muita nutrição, finalizando o tratamento sempre com um reparador de pontas de silicone apropriado, como o Oleo Relax, da Kérastase. Outra indicação é um xampu que tire o amarelado comum dos fios grisalhos, como o Silver, da L´oreal, além daqueles à base de óxido de zinco e cobre.

O cabeleireiro Alysson Morais indica os xampus Violetas para tirar o amarelo sem modificar a cor natural. O Boticário possui, dentro da Linha Universal Colors, produtos específicos para tratar cabelos grisalhos e brancos à base de açaí (rico em vitaminas, açúcares, bioflavonóides antioxidantes e óleos emolientes), menta (tônica e anti-séptica) e Pró-Vitamina B5 (nutrição da raiz e brilho).
/

Faça em casa

Uma técnica caseira e antiga para manter os fios brancos brilhantes é diluir vinagre em água gelada e aplicar nas madeixas. Isso ajuda a combater o tom amarelado e é sempre bom manter os fios hidratados.
/

]
A dermatologista Dilci Franco lembra que, além de mais grossos, os fios brancos são mais secos, com tendência a sofrer alterações pela exposição ao sol. Dessa forma, produtos para cabelo com filtro solar são uma sugestão de auxílio. Hidratantes e cortes freqüentes nas pontas também são recomendados.

"Os cabelos brancos sempre foram considerados um elemento de respeito nas sociedades, desde a Grécia Antiga. A área temporal na nossa cabeça leva esse nome devido ao aparecimento dos primeiros fios brancos nesta região. Os homens ficam com os pêlos brancos primeiro na barba, depois cabelos e, por último, área genital. As mulheres seguem a ordem - cabelos e área genital", conta Bedin.

]

Idade dos cabelos brancos

• Caucasianos (brancos) - entre 35 e 45 anos.
• Amarelos - entre 45 e 55 anos.
• Negros - entre 55 e 65 anos.
]
/
Não quero assumir!
Como se trata de um procedimento genético, não há como evitar. O dermatologista Jardis Volpe conta que alguns traumas que geram a queda capilar, como eflúvio telógeno (queda intensa de cabelos), vitiligo e alopecia aerata (calvície), podem fazer com que os próximos fios nasçam sem pigmentação. Para esconder, Figueira indica o tingimento com tintas vegetais (hena) e artificiais, evitando sempre a presença do chumbo nas formulações, que pode ser prejudicial.

De qualquer forma, tome cuidado! O jornalista Maurício Santini, 44 anos, passou vários tipos de tinturas nos cabelos e acabou deixando os fios avermelhados. Esse pode não ser o único problema. Uma pessoa que usa produtos em excesso pode vir a ter um eczema de contato desenvolvido por algum elemento químico contido na fórmula. Portanto, prefira a tinta vegetal. Além do chumbo, devem ser evitadas substâncias como prata e níquel, que causam intoxicação.

Hair stylists da Ísis Fashion Hair indicam tinta clara para as mulheres que quiserem cobrir os fios, pois elas disfarçam melhor e há maior espaço de tempo entre uma coloração e outra.

Apesar de ser uma herança genética, a dermatologista Paula Penna lembra que fatores emocionais como estresse podem deixar os cabelos brancos mais em evidência. Bedin explica que isso se dá porque ele faz com que os cabelos caiam. Como os fios coloridos caem antes dos brancos, já que os últimos são mais espessos, tem-se a impressão de que está ficando com os cabelos grisalhos.

Para evitar a situação, a adoção de hábitos saudáveis ajudam a preservar o bom funcionamento do organismo, reduzindo a velocidade do declínio de funções como produção de melanina.

Por último, Alysson Morais sugere aplicação de um tratamento anti-idade, voltado para pessoas acima de 40 anos. "O tratamento age de dentro para fora do fio, repondo as matérias e nutrientes e deixando-o mais denso e maleável. São necessárias pelo menos dez sessões. Podemos contar também com as colorações específicas para os cabelos brancos, que além de cobrirem com eficácia, deixam os fios com nuances bem naturais, sem sobrecarregar o visual", explica.


2 comentários:

    Olá,

    que bacana que gosta do meu blog, fico satisfeitíssima!!!! Acabei de postar uma matéria da Wella, mega lançamento para deixar as madeixas lisas....

    beijossss

    Thais Martinez
    www.thaismartinez.com

    Oi querida,

    Nossa como feliz com o seu cometário. Quando postei o texto do Avatar, pensei que algumas pessoas pudessem até me reprovar pela comparaçao das idéias, mas fico muito feliz que tenha gostado. Em breve irei postar no meu site as novas matérias que sairam na YOU Brasil e tb na Be Fashion deste mês, as quais eu escrevi duas matérias bem bacanas.

    Obrigada por ser minha companheira de blog e espero é claro que continuemos este bate papo diariamente!!!!!!

    Beijokas

    Thais Martinez