A saúde do cabelo é fundamental



Para quem tem o cabelo seco e quebradiço, aqui vão algumas dicas para deixá-lo macio e volumoso como o da modelo Gisele Bündchen. Um cabelo desidratado quebra com extrema facilidade, cai, enrola, não cresce no ritmo normal e facilmente apresenta pontas duplas, precisando de um tratamento hidratante.


Esqueça os cabelos pouco atraentes e sem brilho. Se seu cabelo for seco e comprido, você deverá prestar maior atenção, pois ele vai precisar de cuidados diários.

Por que o cabelo fica ressecado?
Um cabelo pouco hidratado pode provocar coceira no couro cabeludo e até caspa. A falta de hidratação chega a este ponto quando se sofre a perda da película protetora da pele que recobre a cabeça, fato que costuma coincidir com mudanças de estação.

Tal película é composta de água e sebo, onde estão presentes os minerais e compostos orgânicos que protegem a pele do corpo todo, incluindo o couro cabeludo, onde fica o talo piloso (parte externa do folículo piloso).

Quando a pele da região fica ressecada ou irritada, o cabelo fica mais vulnerável. Assim, embora seja comum se pensar que o cabelo fica especialmente sensível e fraco no verão época do ano em que está mais exposto ao sol, ao sal do mar e ao cloro das piscinas, ele sofre em maior medida durante o inverno, momento em que o frio, o vento e as roupas maltratam o cabelo comprido, desidratando-o e ressecando-o.

Isso acontece por causa das constantes mudanças de temperatura: ambientes fechados, o frio e o suor causado pelo uso de gorros e cachecóis são os grandes inimigos de um cabelo bonito e saudável. Os tratamentos regeneradores e reparadores são muito importantes durante o inverno. Uma distração com os cabelos pode ter conseqüências terríveis.

Cuidados internos e externos.
Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que o tratamento tem de ser tanto interno por meio de uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e proteínas quanto externo. Recomenda-se beber muita água e comer frutas, verduras, proteínas e alimentos que contenham vitamina B como o pescado azul, cereais integrais, fibras, nozes, ovos e fígado. O consumo de vitamina E presente em legumes, frutos secos e óleos vegetais também é importante.

Externamente é possível cuidar dos fios de cabelo usando complementos vitamínicos como pastilhas ou máscaras regeneradoras, hidratantes e tratamentos cosméticos que podem ser realizados no salão de beleza ou mesmo em casa. Além disso, deve-se dar atenção especial ao xampu e ao condicionador utilizado, que precisam ser nutritivos.
As máscaras hidratantes, conjunto de produtos que são misturados e aplicados no cabelo, devem ser usadas por pelo menos duas horas.

Para se conseguir uma maior penetração do produto na região capilar, deve-se enrolar os cabelos em uma toalha previamente umedecida em água e aquecida no microondas, para provocar um efeito de sauna.


Esse cuidado deve ser adotado pelo menos uma vez por semana, embora o ideal fosse entre duas e três vezes por semana.

Soluções caseiras.
O azeite de oliva e as máscaras caseiras que têm como base o iogurte podem substituir produtos químicos.

Após a lavagem e o enxágüe, os cabelos devem ser embebidos em azeite de oliva, deixando o produto penetrar neles durante duas horas. Depois, é preciso voltar a lavá-lo, obtendo-se assim uma hidratação rápida e econômica.

Não se deve prender o cabelo quando ele ainda estiver úmido, bem como secá-lo com secador. O melhor é deixar que ele seque naturalmente. Também não é bom utilizar pranchas alisadoras e escovas modeladoras. Esses pequenos eletrodomésticos acabam de uma vez só com a saúde dos cabelos.

Caso seja estritamente necessário usar um secador, é importante realizar procedimentos sem a utilização do chamado efeito brushing, conhecido popularmente como "escova".

Produtos que se destacam no tratamento dos cabelos.
1. Soro Colourlux Moisture Gloss:
O soro Colourlux Moisture Gloss é um composto que fornece uma hidratação excelente e um brilho deslumbrante para todos os tipos de cabelo.

Trata-se de uma espécie de sérum de textura ligeira em cor rosa e rico em pantenol e extrato de mel. Possui duas propriedades que proporcionam hidratação e suavidade ao cabelo.

2. Kerastase Óleo-Relax: Xampu, condicionador e sérum que hidrata e embeleza o cabelo, respeitando as ondas e frisados e evitando o aspecto encrespado dos cabelos secos.

3. Tratamento regenerador de Kerastase: tratamento hidratante composto por um spray e quatro frascos que devolvem em tempo recorde a saúde do cabelo.

Conselhos adicionais.
- Enxágüe os cabelos com água fresca para proporcionar um brilho adicional.
- Use xampus "aftersun", que evitam que o sal e o cloro danifiquem o cabelo.
- As saunas e banhos turcos fazem bem ao cabelo.
- O cabelo molhado é mais fraco que o seco, portanto não se deve escorrê-lo ou penteá-lo com força para não quebrá-lo.

Link: Yahoo

0 comentários: