Segredos da boa maquiagem
Realçar a beleza pode se tornar um transtorno diário na vida da mulher moderna que nunca tem tempo para nada. Aprenda como ficar linda em poucos minutos se maquiando em casa
Por Regiane Monteiro





Nem mesmo a correria do dia-a-dia torna a mulher menos vaidosa e preocupada com a beleza. Tornar-se ainda mais bela e realçar os pontos favoráveis da estética feminina são os desafios da maquiagem.

"É possível ficar bem maquiada em dez minutos, atingindo um resultado satisfatório. O efeito deve ser o mais natural possível e conferir a pele correção e uniformidade, ar saudável e descanso", afirma a maquiadora da Walter´s Coiffeur, Débora Santos.

O maquiador das tops mais disputadas pelas grifes de todo o mundo Caio Lanza diz que para ter sucesso no visual, a mulher precisa ter em mãos o básico para conquistar uma aparência jovem e iluminada.

1º Passo: Tonificar a pele
A limpeza deve acontecer com o auxílio de um algodão embebido de soro fisiológico ou opção adstringente. Mas lembre-se: nada de produtos que abram os poros da pele. Poros abertos propiciam o acúmulo de substâncias nocivas fundamentais para o surgimento da acne e outras infecções.




2º Passo: Corretivo
Reparador das imperfeições do rosto como manchas, espinhas e olheiras, o corretivo deve ser aplicado no contorno dos olhos um ou dois tons mais claros que o tom da pele. Utilize o dedo anular para dar leves batidinhas na parte abaixo dos olhos. Caso permaneça alguma imperfeição, o corretivo neutralizará.

3º Passo: Base
A base deve ser aplicada em toda a face e acompanha o tom da pele.

Passar na zona ´T´ (testa, nariz e queixo), espalhando pelo rosto com um pincel, dedo ou esponja apropriada, sempre para cima até ficar uniforme. É o mesmo movimento que se faz com um creme hidratante, sempre levantando.

4º Passo: Pó compacto
A aplicação é sempre na região ´T´ (testa, nariz e queixo). É usado para tirar o brilho e fixar a base. Para o dia-a-dia é mais indicado um pó leve e textura bem fina.

5º Passo: Sobrancelhas
As falhas podem ser cobertas com lápis, mas o ideal é um rímel transparente. A correção é feita ainda com sombra marrom acinzentada e um pincel apropriado ou um lápis específico para a área.



Truques de maquiagem

Olheira funda: usar corretivo verde antes da base e do pó.
Nariz largo: Pincelar sombra escura dos lados e sombra clara em cima.
Boca: Sempre usar lápis de boca ao usar gloss, pois assim evita que o gloss escorra.
Olhos: Passar um pouco de sombra branca próximo ao canal lacrimal, para abrir o olhar.




6º Passo: Sombras
O efeito deve ser discreto, o uso é apenas em cima dos olhos e sempre em tons neutros e de pouco brilho como: marrom, bege, bronze, pérola e pêssego. Os tons mais escuros podem ser aplicados na parte interna e externa dos olhos ou, até mesmo, no canto externo deles.

7º Passo: Lápis de olho
Usar só na parte de baixo, forçando um pouco no canto dos olhos para dar um efeito bonito.

8º Passo: Rímel
É um aparato importante, porque suaviza a sombra e deixa o olhar mais feminino. Hoje em dia se usa mais forte em cima e só com a pontinha do rímel na parte de baixo para escurecer. Durante o dia evite os cílios efeito volumosos, mas a aplicação do produto em muitas camadas nas tonalidades marrom e transparente está liberada.

9º Passo: Blush
Dar pinceladas em tom de pêssego proporciona efeito bronzeado, além de suavizar o visual. Evitar usar blush muito forte. Para finalizar a cor do batom fica a seu critério, mas procure usar cores discretas para o dia.

10º Passo: Demaquilante
No final do dia, a maquiagem precisa ser retirada da pele do rosto. Basta lavá-la com sabonete facial específico e limpá-la com o produto demaquilante de sua preferência.

A escolha do tom influencia no resultado final. Tenha em mãos cores neutras e saiba que a intenção é realçar a beleza, deixando-a com aspecto natural. Nada de exagerar na quantidade, afinal a maquiagem tem que respeitar o horário.


"Para quem não tem curvatura nos cílios, basta recorrer ao curvex. O gloss iluminador no interior dos lábios confere uma aparência volumosa. O comprimento do nariz pode ser reduzido com um toque de pó bronzeador nas extremidades, mas cada rosto uma sentença.", sugere a maquiadora da equipe Celso Kamura, Natalia Alves.

Para o bolso menos nobre, Débora indica as marcas Natura, Avon, Catarine Hill e Boticário. Já para quem pode gastar mais, os produtos da Yves Saint Laurent são excelentes quando o assunto é naturalidade. A pele fica mais aveludada e cobre perfeitamente as manchas.

Já a Natalia aposta em marcas estabelecidas no mercado e com protetor solar incluso em sua formulação. "As bases da Mary Kay possuem uma ótima textura e cobertura. A Contém 1g reformulou todos os seus produtos, investindo em qualidade e apresentação, podendo concorrer com grandes marcas profissionais como M.A.C, além de oferecer variedade. A NYX é nova no mercado, mas possui uma gama de opções, direcionadas às mulheres básicas e mais modernas e ousadas".

O maquiador Caio Lanza afirma que vale a pena investir em bons produtos tanto para a saúde da pele quanto pelo efeito e recomenda as marcas Dior, Lancome Paris, M.A.C e Contém 1G. O alerta fica para o uso abusivo de maquiagens falsificadas, pois fazem mal à saúde da pele, além de não terem durabilidade. Geralmente o custo médio dos produtos para maquiagem ficam em torno de R$ 30,00 a R$ 200,00.

"As mulheres devem sempre manter-se antenadas nas dicas dos profissionais da maquiagem para se atualizarem quanto às tendências. Para ter uma aparência mais jovem e moderna é necessário seguir o ditado ´Sempre menos é mais´. Evite o excesso de maquiagem no dia-a-dia", aconselha Lanza.

Graças ao mercado de cosméticos, o público feminino pode economizar tempo utilizando produtos que incluem as funções do corretivo, base e pó compacto garantindo efeito perfeito.

"A mulher do futuro vai contra todos os tabus estabelecidos na sociedade que criou a idéia do rosto perfeito. Ela tem que se assumir realçando seus pontos fortes", completa o maquiador Denílson Azevedo.

0 comentários: