Injeção de beleza



/
 
Ainda existem dúvidas sobre o uso e os resultados da toxina botulínica
Acho engraçado que após 13 anos de franco uso de toxina botulínica no Brasil, com tantas reportagens na mídia impressa, televisiva e na web, ainda existam tantos mitos, mentiras e mistérios acerca desse procedimento.
/
Sou perguntada freqüentemente sobre os resultados na boca e no rosto, quantidade e também se existem cremes com a substância no mercado. Constato, então, que as pessoas de modo geral ainda nada sabem sobre este importante avanço representado pela toxina botulínica na preservação da aparência.
/
A aplicação deve ser feita por um médico treinado e "sob medida", personalizada para cada paciente. Não existe "muita" ou "pouca" toxina botulínica, há, sim, toxina mal aplicada
/
Esta toxina, de fato um "veneno", é uma proteína produzida por bactérias que, aplicada de forma precisa nos grupos musculares certos, consegue eliminar rugas da testa, da lateral dos olhos, melhora muito a flacidez do pescoço, ergue o canto dos lábios e as sobrancelhas, conferindo uma expressão serena e animada. Por isso, nunca poderia existir em "creme", pois ele atingiria todo o rosto e o resultado seria desastroso!
/
Além disso, a toxina botulínica trata o incômodo problema da transpiração excessiva nas axilas, palmas das mãos e pés, resolve o estigma dos tiques nervosos e algumas paralisias faciais, sem falar no seu uso na medicina em geral: estrabismo, dores de cabeça, incontinência urinária, paralisias de mão e braços e até mesmo vaginismo (casos de mulheres que contraem tanto a vagina que impedem o relacionamento sexual normal).
/
A  aplicação deve ser feita por um médico treinado e "sob medida", personalizada para cada paciente. Não existe "muita" ou "pouca" toxina botulínica, há, sim, toxina mal aplicada. Existem, sem dúvida, profissionais menos habilidosos, com menor senso estético. Este refinamento, este tino para a beleza, depende não só da habilidade técnica em medicina, mas também da cultura geral, do conhecimento de Arte e História! A falta de noções de harmonia pode ocasionar resultados discutíveis, datados, que se tornam caricatos em poucos anos...
/
A toxina botulínica também não serve para aumentar volume de coisa alguma! Assim, lábios cheios demais decorrem provavelmente de muito preenchimento (materiais injetáveis que são usados para preencher rugas e aumentar volumes) e não de muita toxina.
/
O efeito deste recurso estético dura, pelo menos, quatro ou cinco meses. Com o passar do tempo, repetindo-se as aplicações, a musculatura se condiciona, os efeitos se prolongam mais e mais, passa-se a necessitar menos ainda dela e os intervalos de aplicação podem ser mais espaçados.
/
Louva-se e critica-se ferozmente a toxina botulínica e há certa hostilidade contra quem se cuida. Mas o desejo de melhorar sempre existiu, as pessoas não devem se sentir culpadas por quererem atingir melhor aparência. O médico é que deverá fazer o que for ideal para seu paciente, para que se alcance o melhor resultado com o máximo de segurança e o menor gasto, a beleza sem vulgaridade, sem padronizações. O paciente poderá ter os mais diversos perfis: poderá ser uma garota ingênua, um executivo bem informado, uma mulher sofisticada, uma dona de casa simples que quer fazer seu primeiro tratamento ou uma atriz vigiada pela mídia. Todos neste breve momento serão criaturas vulneráveis, que deverão ser bem cuidadas pelo médico, protegidas de todo o mal.
/
Mas atenção, a aplicação de toxina botulínica jamais deve ser comentada. Deve permanecer em segredo, um pacto de honra entre o médico e seu paciente, nunca confessado, sob pena de quebrar-se o encanto...
/
Ligia Kogos é dermatologista, formada pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Clínica Ligia Kogos de Dermatologia.
Bolsa de Mulher.

0 comentários: