Boa forma em cápsulas
Saiba como as pílulas fitoterápicas podem ajudar a emagrecer
/


/
Perder peso, acelerar o metabolismo, exterminar a retenção de líquidos e eliminar a gordura. Estas são as promessas milagrosas dos medicamentos fitoterápicos que saltam das prateleiras das farmácias e invadem a bolsa das mulheres. Mas será que eles ajudam mesmo a manter a forma ?
/
A cura por meio de ervas medicinais é tão antiga quanto o conhecimento humano, tanto é que as plantas são a base do curandeirismo e do tratamento médico realizado nas tribos indígenas. Agora, se você tem deixado a academia de lado e não resiste às tentações gastronômicas é melhor tomar cuidado antes de apelar para o uso destas cápsulas mágicas.
/
Tendo como finalidade garantir um rápido emagrecimento, medicamentos feitos à base de fibras, como o glucomanan, quitosana e psilium; e os termogênicos, como o citrus aurantium e o chá verde e branco são os campeões de vendas das farmácias e lojas de produtos naturais. Já para melhorar o vigor físico, mental e sexual há vários fitoterápicos que tonificam o organismo como a marapuama, a catuaba, o ginseng e a ioimbina.
/
De acordo com o médico ortomolecular Jorge Jamili, sem supervisão médica estes medicamentos podem causar alterar os níveis de pressão arterial e de açúcar no sangue. Náuseas, tontura, desconforto digestivo, diarréia, prisão de ventre, insônia, vermelhidão na pele, ansiedade e até depressão estão entre os efeitos nocivos ao organismo. "A importância da avaliação dos profissionais da saúde nunca deve ser subestimada, nem devemos esperar que somente os medicamentos, fitoterápicos ou não, resolvam os problemas.", conclui Jorge.
/
Segundo a nutricionista Ana Flor Picolo, os fitoterápicos não têm eficácia comprovada cientificamente, e não é possível afirmar com certeza se funcionam ou não. "Embora sejam considerados naturais, não quer dizer que sejam inofensivos. Ainda existem poucos estudos e consensos sobre o uso, interações, efeitos colaterais e contra-indicações. Portanto, devem ser usados com o acompanhamento de médicos e nutricionistas para que a sua ação seja avaliada.", avisa Ana Flor.
/
Equilibrar a alimentação, ingerindo frutas e legumes, tomar no mínimo dosi litros de água, fazer pelo menos cinco refeições fracionadas por dia e saber qualificar e quantificar o que colocar no prato são atitudes essenciais para um emagrecimento efetivo.
/
De acordo com a nutricionista Rosemeire Silva, responsável pelo setor de nutrição-obesidade-cardiologia da Intercárdio, em São Paulo, e membro do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, " não há necessidade de sobrecarregar o corpo com cápsulas de nutrientes, pois o organismo consegue retirar do próprio alimento todos os elementos necessários. As pessoas não podem recorrer a medidas paliativas, buscando resultados rápidos. Por isso, antes de comprar qualquer medicamento, procure a orientação de um médico capacitado".
Quem são eles?
/
Aliados a uma dieta adequada, mudanças de hábitos e prática de exercícios físicos, os fitoterápicos podem ser ferramentas importantes no processo de emagrecimento, ajudando a manter a saúde e a beleza em dia. A nutricionista Ana Flor Picolo e Carolina Rocha, nutricionista responsável pela linha Bioslim do laboratório Herbarium, explicam como cada princípio ativo age no organismo:
/
Fitoterápicos
/
Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) - planta medicinal usada em casos de prisão de ventre. Tem efeito laxante e é contra-indicada para mulheres que estão amamentando.
/
• Garcínia (Garcínia cambogia) - atua metabolicamente, inibindo a síntese da gordura e seu acúmulo indesejado. Tem efeito redutor do apetite.
/
• Ágar-ágar (Gelidium cartilagineum) - laxativo e inibidor natural do apetite, é constituído por fibras e proteínas vegetais. Ingerido com água, forma uma leve massa gelatinosa no interior do estômago, proporcionando uma sensação de saciedade, reduzindo o apetite.
/
• Chá verde e chá branco (Camellia sinensis) - Têm ação antioxidante, antialérgica, antiinflamatória e protegem contra doenças neurodegenerativas. Ajudam na quebra das moléculas de gordura. Como são diuréticos e laxativos podem levar à desidratação.
/
• Centelha asiática (Centella asiatica)- estimula a produção do colágeno e a circulação periférica. É recomendada nos casos de má circulação, câimbras, celulite e gorduras localizadas.
/
• Sene (Cassia angustifolia Vahl) - é um laxativo suave. Deve ser usado sob prescrição médica e por, no máximo, 10 dias.
/
• Equinácea ( Equinacea purpúrea) - imunoestimulante e antioxidante. Auxilia na terapia de resfriados e infecções respiratórias e urinárias. Não deve ser utilizado por pessoas com doenças auto-imune (HIV), lúpus, vitiligo, alguns tipos de reumatismo, artrite e diabete.
/
• Cáscara Sagrada (Rhammus purshiana) - ajuda no tratamento de discenesia hepatobiliar, conhecida como "vesícula preguiçosa", e de constipação. Deve ser usado sob prescrição médica e por, no máximo, 10 dias.
/
• Alcachofra (Cynara scolymus) - é contra-indicada para gestantes, mulheres que amamentam e portadores de cálculo biliar. A planta é indicada para o tratamento da má digestão e mau funcionamento do fígado. Possui capacidade de aumentar a produção e a secreção da bile, o que facilita a digestão, principalmente de gorduras.
/
Fucus (Fucus vesiculosus) - Atua como auxiliar no tratamento da obesidade. O iodo, seu principal componente ativo, estimula a síntese dos hormônios da tireóide e ativa o metabolismo da glicose e ácidos graxos (gorduras). É contra-indicado para gestantes, mulheres que amamentam e pessoas com hipertireoidismo, problemas cardíacos, hipertensos e que apresentam acne.
Link: Guia da Semana

0 comentários: