segunda-feira, 11 de agosto de 2008 by andrea augusto - angelblue83
Cuidados cosméticos noturnos
/
Você já sabe que o nosso organismo funciona em velocidades diferentes, nas diferentes horas do dia, é a tal da Cronobioatividade. Falando em renovação celular, a mitose celular é mais intensa entre 2:00 hs e 3:00 hs da manhã- é neste momento que a camada basal, que fica entre a derme e a epiderme, produz células jovens com muita intensidade.
Uma outra coisa que eu considero importante ressaltar é que no Brasil, país tropical de alta insolação o ano todo, uma pessoa aos 20 anos de idade já tomou cerca de 75% da sua cota de sol da vida toda. Radiação solar é o principal fator que acelera o envelhecimento da pele, marcando-a precocemente com a alteração da coloração e do relevo cutâneo, favorecendo o surgimento de manchas e rugas.
Sabendo disso fica fácil compreender que é importante dormir com o rosto limpo e bem alimentado, em todas as idades. Mas já a partir dos 25 anos homens e mulheres precisam cuidar da nutrição noturna da pele, para equilibrar a renovação das células e estimular a síntese endógena (da própria pele) de substâncias fundamentais para "rechear" a pele, como o colágeno a elastina e as glicosaminoglicanas.
Quem são os cosméticos da noite?
As fórmulas específicas para uso noturno, bem ao contrário do que acontecia á décadas atrás, são bem leves e evanescentes, como os séruns, géis-cremes e micro-emulsões, para favorecer a penetração rápida na pele, atingindo até a derme. Ao contrário dos hidratantes diurnos, que devem ficar na superfície da epiderme para favorecer a retenção da água fundamental e proteger das agressões externas.
Resumindo, são formulações extremamente leves, de penetração bem rápida e com alta concentração de princípios ativos, para suprir a pele com elementos reconstrutores, protetores e ativadores de reações fundamentais para manter suas propriedades naturais, como elasticidade, tonicidade, hidratação, etc.
Estes produtos bem ativados, contém uma nova geração de matérias-primas tecnológicas, como derivados de fermentos filtrados, algas marinhas específicas, entre elas a Padina pavonica, frações especiais de frutos e folhas, etc. As últimas novidades são:
Microesponjas de trigo e retinol: indicadas para restaurar tecidos danificados, promover a renovação celular lenta e contínua, sem agressão cutânea e suavizar rugas e linhas de expressão.
Adenina, ácido alfa-lipóico e fosfato de ascorbil magnésio: Tripla ação, melhorando o aspecto da pele foto-envelhecida, evitando a formação de radicais-livres e promovendo o clareamento das manchas da pele.
Argirelina: É um Hexapeptídeo obtido por química combinatória que atenua a contração muscular através da diminuição da liberação de neurotransmissores. Dessa maneira, reduz a profundidade das rugas da face causadas provenientes da contração muscular e previne o envelhecimento da pele induzido por movimentos repetitivos da face. É o chamado toxina botulínica tipo A–like.
Frações especiais extraídas da soja, comercialmente conhecida como Raffermine: É um agente firmador da pele, que promove a produção de fibras de colágeno e protege as fibras de elastina.
Frações especiais extraídas da levedura: É um ativo anti-idade obtido por biotecnologia, estimula a síntese de moléculas de ancoramento tais como Colágeno IV e VII e integrinas. Reforça a junção dermo-epidérmica (JDE), favorece a reparação dos tecidos e redução das rugas.
Frações especiais extraídas do shitake: Agente firmador da pele, obtido do Shiitake. Melhora a tonicidade e firmeza da pele, reestabelece o equilíbrio metabólico de proteinases, diminuindo a ação proteolítica.
Quem deve usar? Que tipo de formulação escolher?
Todas as pessoas, á partir de 25 anos. Os séruns, por exemplo, são mais indicados para determinadas regiões ou condições de pele. Por exemplo, a área dos olhos, que é muito empobrecida de glândulas sebáceas e sudoríparas, tem deficiência de emulsão epicutânea naturalmente fornecida pelos produtos destas glândulas(suor e água);por outro lado cremes normais ficam muito pesados, muito gordurosos para esta zona tão delicada. É aí que entram os séruns, com sua textura evanescente e riqueza de nutrientes.
Também a pele desvitalizada se beneficia dos séruns, nas versões especialmente formuladas com ativos regeneradores. De forma geral a área dos olhos e as regiões do rosto ressecadas e sem vitalidade, incluindo também o pescoço, são as indicadas para receber o tratamento dos séruns.
Paz e Bem