ABC da hidratação: recupere os fios na marra

/
/
/


A proposta aqui é uma só: vamos acabar de uma vez por todas com essas dúvidas chatas sobre a hidratação dos cabelos. Falta de informação não é mais uma desculpa.

/

Caso você tope, não saia desta página e nem vá ao banheiro antes de ler tudinho. Agora, se você rompeu seu relacionamento com seu cabelo e isso não tem volta, pode ir embora. Se bem que se eu fosse você eu ficaria. Quem sabe agora, com essas dicas de hidratação profunda, vocês não façam as pazes?
Primeiro, chegou a hora de entendermos nossa estrutura capilar. Independente se você tem cabelos cacheados, ondulados, lisos, levemente encaracolados, crespos, tingidos, mechados, alongados, alisados, com permanente, oleosos, secos, mistos, ou sei-la-o-quê, seus fios são compostos por três partes.
/

Estrutura do fio
1- Cutícula (a parte externa) - É a parte responsável pelo brilho, maciez e a proteção dos fios. É formada por um conjunto de placas (escamas) que são sobrepostas uma às outras. Sua composição básica é aminoácidos (ceramidas e ácidos graxos essenciais) e minerais.
/
Segundo o tricologista e presidente da SBEC (Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo), Valcinir Bedin, se a cutícula estiver íntegra e perfeita, o cabelo não vai se desidratar facilmente. “É na cutícula que as agressões químicas e do meio ambiente atuam. Quando ela está danificada, nota-se um cabelo sem vida, desidratado e até quebradiço”, diz o tricologista, que completa: “Por isso que os tratamentos capilares se concentram para atingir essa parte do fio”.
/
2- Medula (o centro) - A medula é a parte central do fio. Ela tem uma baixa densidade celular, sendo composta em sua maioria por células mortas e ocas. Segundo o tricologista Valcinir Bedin a medula influi muito pouco sobre o comportamento físico e químico da fibra e raramente é atingida.
/
3- Córtex (a verdadeira estrutura) - Esse é o responsável pelas características do cabelo, como elasticidade, resistência e a cor. “É ele que dá o formato ao fio”, completa o tricologista. Essa parte é formada por um conjunto de fibras unidas por uma alta concentração de queratina rica em enxofre e grãos de melanina. As intervenções químicas mais radicais, como coloração, alisamentos e ondulamentos, atuam principalmente nessa região, alterando a sua estrutura.
/

Por que o fio desidrata?
 /
Quando as cutículas do cabelo, que protegem e permitem a passagem de água pelo seu comprimento, sofrem agressão, o cabelo fica com aspecto opaco e seco. Isso ocorre porque, de modo geral, a estrutura do fio é bastante frágil. Mesmo que você tenha fios grossos, sempre deve ficar atenta à maneira com que os trata. Muito cuidado, principalmente, quando estiverem molhados, pois é quando estão mais suscetíveis a quebra.
/
Diversos motivos, tais como o vento, o sol, o frio, o cloro, a água do mar, a chuva, a poluição, o atrito, o uso de prendedores, a má alimentação, o uso de determinados medicamentos, as variações hormonais, os processos químicos e o calor intenso do secador – falando uma linguagem clara - detonam o fio capilar por completo. Desse modo, a água e a maciez que ele perde não volta mais, a menos que nasçam novos fios ou que você trabalhe muito para recuperá-lo.
/
Como recuperar a aparência e a saúde dos fios com resultado eficaz e 100% garantido?
/
Essa é a pergunta chave da matéria. Por acaso você ao fazer uma hidratação no cabeleireiro já teve a sensação de que nada adiantou e de que seu rico dinheirinho foi jogado por água, ou melhor, creme a baixo?
/
Na hora seu cabelo fica o máximo. Também, né? A mocinha secou seu cabelo e passou mil produtos. Mas quando você mesma lavou e secou, a palha voltou a imperar na sua cabeça. Certo?
Querida, filia-se ao clube das madeixas desoladas. Quando o assunto é cabelo, 99,9% das mulheres estão, ou já estiveram na mesma.
/
Agora tudo mudou. Dêem as mãos. Contem até três. E repitam em voz alta: “Basta. Os dias de secura acabaram”. Mas não se empolgue, ainda estamos nos referindo única e exclusivamente aos cabelos, ok?
/
Segundo Valcinir Bedin, para hidratar os fios é necessário fazer um recondicionamento da cutícula, que é feita de queratina e que pode ser arrumada, mas não substituída. “É justamente por isso que existe a dificuldade em fazer os tratamentos durarem o tempo esperado”, explica o tricologista. A hidratação consiste, portanto, na impermeabilização da cutícula, para evitar a perda de água.
/
Mãos a obra: tratamentos que ajudarão você a recuperar seus fios
Não podemos deixar de citar aqui, o potente efeito da queratina. O objetivo dela é proteger os cabelos das agressões do meio ambiente, aquelas que detonam nosso fio, lembra? Na realidade, a queratina é a principal proteína constituinte do nosso cabelo e é responsável pela hidratação, maciez, brilho e força. Para o tricologista Valcinir Bedin, a queratina é um substituto ideal para a queratina humana perdida da cutícula.
/
“A hidratação com queratina não é a única, mas é a melhor no sentido de recuperar a cutícula e impedir a saída de água. Os produtos termo ativados também são bons”, sugere o tricologista. Porém, se liga: “Para se manter o resultado esperado, deve-se repetir o processo a cada 20 dias”, atenta Bedin.
/


Confira algumas novidades que estão bombando nos salões:

- L'Anza Soluctions Five Step:
Conhecida como recuperação em cinco passos, a primeira etapa consiste em passar o Purifying Shampoo, de limpeza profunda, que remove resíduos de cloro, minerais, medicamentos e cosméticos em geral. Logo depois é passado o Keratin Booster, que combina aminoácidos de queratina e enzima catalítica, aumentando a eficácia das funções químicas e o tratamento reconstrutor. A terceira etapa é o Reconstructor, que hidrata e restaura a camada interna dos fios. A quarta é o Chemical Balancer, que fecha a camada externa da cutícula devolvendo ao cabelo o nível normal de pH. Por fim, o Leave-In Protector, com filtro UVB, protege e hidrata os fios, tornando-os maleáveis e fáceis de pentear.
/

- UniHair Japanese Relaxer System, Bio-Médicin:
Trata-se de uma loção à base de queratina concentrada, que age na reestruturação dos fios, e hidratantes como extrato de ginseng, shitake e chá verde. Há também o Finishing Cream, creme para hidratar, reequilibrar os fios e restabelecer sua umidade natural.
/
- Keraseal Hair Therapy, All Nature:
Para retexturização do fio, atua na partes interna e externa dos fios, hidratando o córtex e selando as cutículas. Depois de utilizar a prancha, o efeito imediato na saúde dos fios já é notado.
//

- Kit Queratinização Molecular Ativare, Prolab:
Com Shampoo Hair Polish, tem princípios ativos fundamentais à restauração dos fios (choque de queratina). Além disso, há o produto Ativefluid, à base de aminoácidos da queratina, proteínas e outros elementos, ideal para reconstruir, devolver vitalidade, elasticidade e brilho aos fios. Constituindo uma parte importante no tratamento há o Restore Mask, que confere hidratação intensa devido à proteína de amêndoa, e o Hair Polish Style, que auxilia na proteção térmica e na diminuição da tração.
/
- KeraSystem, Aneethun:
Para cauterização e reestruturação térmica capilar, recupera e trata a fibra capilar. O Shampoo Anti-resíduos, com Vitamina E, rica em antioxidantes naturais e agentes selantes, prepara os fios para o tratamento reestruturador. Depois há o Reestruturador Capilar , à base de queratina concentrada, que penetra na fibra capilar, reestruturando profundamente os cabelos. Por fim, o Recondicionador Instantâneo, com óleo de macadâmia, hidrata, fecha as cutículas e promove o recondicionamento imediato.
/
- Linha Sensitive System, Professional Solutions:
Com o Shampoo Reconstrutor para cabelos sensibilizados, o tratamento repõe a umidade. Tem também o Creme Reconstrutor, que nutre, hidrata e deixa os fios sedosos. Tudo é finalizado com o Recuperador Intenso (sem enxágüe), para cabelos secos, que acalma os fios e dá maciez.
//
- Nuvem de Queratina:
Uma fumaça de queratina é aplicada nos cabelos secos. O tratamento reconstrói o fio e devolve as proteínas e vitaminas que ele perdeu. Com sistema UOM, o tratamento reverte o desgaste da fibra capilar e preenche as fissuras do fio. O UOM diminui a molécula da queratina ao transformá-la em uma névoa que atua só onde há necessidade, o que evita fios pesados e a oleosidade. O objetivo principal é corrigir as imperfeições, o que difere esse tratamento das hidratações comuns. O processo é dividido em três fases: lavagem e condicionamento; aplicação de queratina com o aparelho UOM e fechamento das fissuras com chapinha; finalização com o reestruturador de silicone, em que a névoa fecha as pontas.
O tratamento é recomendado em 4 sessões, com duração de 40 minutos cada, uma vez por semana.
/

- Escova Catiônica:
Consiste em um serviço de escova com tratamento hidratante. Com óleo de macadâmia, cera de candelila e refinadores catiônicos, além de hidratar, proporciona nutrição, controle de frizz e disciplina. O produto é aplicado em aproximadamente 30 minutos. O tratamento deve ser repetido de acordo com a necessidade de cada pessoa.
/
- Shiatsu Capilar:
A massagem shiatsu facilita a circulação e oxigenação dos tecidos e desintoxica o bulbo capilar, potencializando a ação dos produtos aplicados em cada cliente, enaltecendo o resultado do tratamento escolhido. A sessão de shiatsu capilar dura de 20 a 30 minutos e os movimentos são de deslizamento, amassamento e fricção por todo o couro cabeludo. Os dedos das mãos dos profissionais atuam de forma que o cliente fique o mais relaxado possível e ainda conquiste o melhor resultado em seus tratamentos capilares.
/

- Kérathermie, da Kérastase:
Apelidada de plástica capilar, a novidade é um politratamento que devolve aos fios a mesma aparência de quando eram virgens. A primeira etapa é passar o shampoo Kérastase indicado para seu tipo de cabelo, depois há uma leve secagem dos fios. Ainda úmidas, as mechas são mergulhadas no Concentré Vita-Ciment, que reconstrói as escamas. Na seqüência, o Nutri-Huile Óleo-Fusion nutre e ilumina. Depois disso, aplica-se a Máscara Óleo-Relax, que permanece nos cabelos por 10 minutos. Logo após o enxágüe, os fios recebem um texturizador, o Ciment-Thermique. Finalmente, o cabelo escovado é selado com a chapinha. O tratamento leva aproximadamente duas horas.
/

Medidas e cuidados básicos para manter seus cabelos hidratados por mais tempo.
Por acaso você está pensando que vai fazer o tratamento, toda bonitona, e voltar ao seu lindo lar, com seu maridão todo feliz reparando nas suas madeixas, agora já hidratadas. Não querida, infelizmente não é assim que funciona e só fazer o tratamento uma vez não adianta. Há todo um cuidado que você tem que ter por trás disso.
/
Por isso mesmo fizemos uma listinha de cuidados essenciais que só você pode tomar. O bom é que isso pode ser feito em casa e não custa nada além de alguns minutos e uns trocadinhos. Leia com atenção:
/
- Vá ao cabeleireiro todo mês e realize algum tratamento hidratante (indicado para seu tipo específico de cabelo). Mas apenas para hidratar e não para mexer na estrutura dos fios.
- Realize uma hidratação em casa pelo menos uma vez por semana. Pode ser aquelas de cinco minutinhos. Se tiver tempo, deixe o creme agir por 20 minutos.
/
- Passe leave-in, fluido anti-frizz e reparador de pontas ao menos três vezes por semana. Eles hidratam e impermeabilizam a cutícula dos fios.
- Corte as pontas dos cabelos de dois em dois meses.
- Muito cuidado na hora de escolher a sua hidratação, pois cada cabelo requer um tipo. Para isso, faça uma análise detalhada das necessidades do seu fio e avalie o seu grau de ressecamento. Se possível, peça ajuda de um profissional capacitado, que pode ser um tricologista ou um cabeleireiro de confiança e experiência.
/
- Não se iluda e não se deixe levar pela promessa de cabelos lindos e sedosos. Cabelos muito danificados podem acabar reagindo mal à química utilizada nos processos. É necessário um acompanhamento médico em determinados casos.
/
- Quando fizer a hidratação caseira, antes de começar a aplicar a máscara, sempre lave o cabelo com um shampoo anti-resíduos para abrir bem as cutículas do cabelo e retirar o máximo de impurezas possíveis, possibilitando a entrada de ativos hidratantes.
/

- Qualquer alteração na aplicação do produto em casa pode provocar queda e quebra do cabelo, portanto, cuidado! Nem sempre o produto precisa de touca térmica ou movimentos bruscos com os fios. Além disso, respeite o tempo indicado no rótulo. Menor exposição pode causar o não efeito, e excesso pode amolecer os fios, fazendo-os cair.
/
- O efeito dos tratamentos não dura para sempre. “A hidratação, com qualquer tipo de produto (silicone, queratina ou óleos) tem uma durabilidade relacionada ao número de lavagens. A queratina dura mais que o silicone e os dois mais tempo que os óleos, mas nenhum resiste a mais de dez lavagens”, adianta o tricologista Valcinir Bedin.
/
- Cuidado com os tratamentos que mexem na estrutura capilar. Tem gente que se arrepende e nunca mais volta a ter o cabelo que tinha anteriormente. O relaxamento e o alisamento estão inclusos nisso. “O relaxamento é um processo químico parecido com o de alisamento. Os riscos são os mesmos, mas com menor gravidade e intensidade”, explica Bedin.
/
- Faça hidratações em casa, mas não se esqueça de realizá-las também no salão. “As hidratações profissionais são mais precisas e com produtos mais adequados”, garante o tricologista.
/
- Use o poder das frutas para dar mais vida aos seus fios. A primeira dica do tricologista Valcinir Bedin é: aplique meio abacate batido com duas colheres de mel sobre os cabelos úmidos. Deixe agir por vinte minutos com touca térmica ou toalha. Em seguida, lave os cabelos. Repetir uma vez por semana. A dica número dois é bater uma banana amassada com aveia em flocos bem pequenos, aplicar sobre os cabelos molhados, deixar agir por 20 minutos e lavar após. O ideal é fazer essa mistureba de uma a duas vezes por semana.
- Experimente incrementar seu tratamento utilizando manteiga de karité pura nos fios. Mas aplique apenas nas pontas e só quando sobrar um tempinho, pois a manteiga é muito gordurosa e pode “empapar” os fios, deixando-os embolados. Deixe a manteiga de karité agir durante a noite e lave as madeixas assim que acordar. Repita o procedimento toda a semana.

Serviço:
Cat’s Hair – Shopping Morumbi
Segunda a sábado das 10 às 22 horas
Domingo das 14 às 20 horas
Lay Out
Alameda Lorena, 867, Jardins
Jacques Janine
Central de atendimento: 0800 77 12 561
Studio W – Shopping Iguatemi
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano
MG Hair Design
Rua Estados Unidos, 1862, Jd. América

Link: Cristiana Arcangeli

0 comentários: