Sorriso Perfeito
/
/
/
/
/
De ajustes mais simples, realizados somente com resina, a tratamentos mais complexos, como as novas variações de aparelho, tudo o que há de eficiente para alinhar e embelezar seus dentes.
colagem de fragmento.
O QUE É Miniplaca de porcelana que aumenta a altura do dente.
O QUE O DENTISTA FAZ Depois de avaliar a arcada, encomenda fragmentos personalizados, moldados no tamanho exato para se encaixar perfeitamente, e os cola sobre os dentes indicados.
RECOMENDADA PARA Corrigir desgastes provocados por bruxismo ou envelhecimento. Costuma ser aplicada do canino para trás.
DURABILIDADE Até dez anos.
/
Faceta
O QUE É Espécie de lâmina que, colada sobre um dente, encobre manchas que não saem com clareamento ou corrige falhas.
O QUE O DENTISTA FAZ Primeiro realiza um desgaste nos dentes a serem corrigidos. Tira-se um molde da arcada dentária da paciente e, a partir dele, o protético modela facetas personalizadas que ajudarão a recompor o sorriso. Quando as facetas, que são de resina ou porcelana, ficam prontas, o dentista cola as lâminas onde planejado.
RECOMENDADA PARA Esconder trincas, manchas e irregularidades.
DURABILIDADE Até dez anos.
/
Countouring ou ajuste oclusal
O QUE É Desgaste sutil na superfície do dente para acertar seu relevo e seu encaixe, ajustando seu posicionamento.
O QUE O DENTISTA FAZ Com o auxílio de uma broca especial, desgasta a superfície dental para uniformizar sua altura e seu formato.
RECOMENDADO PARA Realizar pequenos acertos, mas jamais para fazer um trabalho de realinhamento maior, que só é possível com aparelho.
DURABILIDADE Permanente.
/
Invisalign
O QUE É Placa transparente que funciona como um aparelho, reposicionando os dentes.
O QUE O DENTISTA FAZ Tira um molde da arcada dentária que se quer corrigir e, com base nele, encomenda a placa de acetato, que deve ser usada dia e noite, como um aparelho comum. “As placas são trocadas a cada quinzena para que o ajuste seja feito de forma progressiva”, diz Eliana Ayala.
RECOMENDADA PARA Correções ortodônticas em geral. Quando o problema é muito acentuado, continuam sendo recomendados os aparelhos tradicionais, fixos. A inovação mais recente é a colocação de um mini-implante temporário de titânio dentro da boca. Ele proporciona um apoio mais preciso para o aparelho, evitando inclusive cirurgias e o uso de aparelho externo. Outra novidade: o uso de brackets e fios diferenciados, que dispensam o uso de elástico. Suas vantagens são reduzir o tempo de tratamento e diminuir o número de visitas ao dentista.
DURABILIDADE Permanente, desde que a pessoa não desenvolva hábitos que levem a um novo desalinhamento, como roer unhas ou respirar pela boca.
/
Bonding
O QUE É Modelagem dos dentes com o auxílio de resinas.
O QUE O DENTISTA FAZ Primeiro passa um ácido que deixa o esmalte dentário mais poroso, preparado para a colocação de um composto adesivo. A seguir aplica a resina propriamente dita, corrigindo pequenas falhas e irregularidades no alinhamento. “O resultado é bem natural e tende a ficar mais ainda com o uso de resinas lançadas recentemente”, revela Edith Brandão Curi. De marcas variadas, como Filtek Supreme, 3M, Renamel e Vitalessence, elas têm em comum uma cartela de nuances extensa, com ampla gama de variações de branco. Isso faz com que se tornem invisíveis sobre qualquer coloração de dente.
RECOMENDADO PARA Casos de urgência, já que o efeito é imediato; como complemento para tratamentos com aparelho; para sanar problemas menores, como diastemas, que não requeiram o uso de facetas e implantes.
DURABILIDADE Até cinco anos. Depois disso a resina pode escurecer ou se desgastar.
Algumas boas idéias de moda para quem está acima do peso
/
 
Pela minha experiência pessoal e de minhas amigas, e também depois de ter lido as diversas perguntas das internautas mais gordinhas, percebo que normalmente as mulheres acima do peso sofrem muito. Sentem-se rejeitadas, feias, fora de moda, velhas. Acho que antes de comprar uma roupa nova, a mulher que se sente assim deve se olhar no espelho e analisar seu corpo racionalmente. Experimente vários modelos de roupa, lingeries diferentes e também se olhe sem roupa. Quais os tipos de look que ficam melhor em você? Sua lingerie está apertada, marcando nos elásticos? Seu corpo está flácido, sem vida?
/
Se você, depois desta análise racional, chegar à conclusão que esta se sentindo realmente mal com seu corpo, não tem jeito. As roupas não vão solucionar os seus problemas. Podem ajudar, mas não vão resolver. O melhor que você tem a fazer é tomar a decisão de mudar. Se mexer é um bom começo. Dançar, caminhar, lutar, andar de bicicleta, sei lá, fazer algum tipo de exercício. Para ajudar, procure se alimentar direito. Sem maluquice e com orientação médica e/ou psicológica.
/
Esqueça por um tempo as roupas e invista num programa de reeducação geral. Os spas podem ser uma boa opção, já que oferecem profissionais especializados. Não tem milagre: se estiver com esse problema, vai por mim, não prolongue seu sofrimento. Aproveite esse momento e mude seu estilo de vida.
/
/
Sou gordinha e sou feliz assim
Se este é o seu caso, vamos ao trabalho. Quais os pontos altos do seu corpo? Dê uma olhada. Normalmente o colo, os ombros e para algumas, as pernas são pontos bons para serem destacados. Decotes, ombro-a-ombro e pernas à mostra podem ser bons recursos para você. Repare se tem cintura ou se é reta, se tem braços finos ou gordinhos, se as pernas são longas ou curtas ou se o tronco é curto ou longo. E os quadris, são largos para os lados, ou tem bumbum arrebitado atrás? Busto grande ou pequeno? Alta ou baixa?
/
/
Dicas gerais
Muita gente já está careca de saber, mas tudo bem. Nunca use roupas coladas demais. Mesmo que você se sinta uma "gostosa" isso é muito feio, não fica bom em ninguém. Prefira o seu tamanho certo, sem ficar largo nem apertado. O outro extremo também é péssimo. As roupas largonas, tipo "barraca". Se você se sente bem com o seu corpo, não tem porque se esconder. As roupas muito largas cobrem as curvas do corpo e a gente fica muito sem forma. A não ser, é claro, que você seja uma mulher incrivelmente estilosa usando um caftan incrível da Neon. Aí, abalou.
/
/
Cores e estampas
As estampas muito grandes e coloridas tendem a chamar a atenção, engordam um pouco, então, pense bem antes de escolher uma dessas. (A não ser no mesmo caso acima, da "mulher Neon", aí pode.) Listras horizontais também ampliam os volumes. Isso todo mundo já sabe, mas não custa repetir. Prefira as estampas delicadas e sutis.
Cores contrastantes também têm um efeito visual de aumentar os volumes. Procure combinações mais amenas. As cores escuras favorecem, ao contrário das mais claras. Evite o preto total todos os dias, fica monótono demais. Se você é gordinha evite as cores pastel: rosinha, azulzinho, amarelinho; elas tendem a infantilizar o look.
/
/
Tecidos
Cuidado com as malhas. Às vezes elas marcam muito. Se for usar este tipo de material não use uma peça muito justa e tome cuidado com as marcas causadas pelos elásticos apertados. Prefira os tecidos leves, não muito encorpados, pois estes criam muito volume e deixam o look pesado.
/
/
Eu não sou gordinha, estou gordinha
Pode ser que você esteja num momento de transição, ou porque teve filhos, ou porque passou por algum problema pessoal ou de saúde, ou mesmo porque não teve como cuidar de si mesma nos últimos tempos. Se este é o seu caso, possivelmente não deve ter um guarda-roupa orientado para o seu tamanho e deve estar evitando comprar roupa, porque pensa em emagrecer logo. Não sofra mais do que precisa, use as dicas da coluna e monte um guarda-roupa básico. Junte a ele acessórios incríveis (sapatos, bolsas, lenços, bijuterias) umas peças divertidas e charmosas e por enquanto não pense que está gorda. Arrase no make, cuide de seu cabelo e quando der, você emagrece.
/
/
Conselhos para quem está acima do peso
/
Braços gordinhos: prefira as peças com mangas, mesmo que curtas. Evite regatas e mangas bufantes ou apertadas com elástico.
/
Busto grande: nunca use golas muito altas e abuse dos decotes "V" .
/
Barriga: Não use nada grudado na barriga. Bom pra você são as batas e recorte império, soltas na barriga. Serve para blusas, casacos e vestidos.
/
Quadril largo: se tiver cintura fina, use a combinação, justo na cintura, soltinho no quadril, com tecidos leves. Prefira as calças mais baixas e nunca use bolso faca.
/
Pernas grossas: Prefira as pantalonas (que estão na moda!!) e evite as calças curtas e afuniladas. Evite a todo custo o estilo "calça apertada curta e afunilada com mule". É muito feio!
/
Para alongar a silhueta, lance mão das sobreposições "abertas", como um casaco aberto sobre vestido.
Link: Estilo.
/
 Onde comprar?
*
/
 
da Marina. Pra quem como eu nunca sabe onde comprar e tem um certo receio de sair comprando em lojas desconhecidas, nada como uma recomendação valiosa.
/
/
**     **   **    **
Há algum tempo, eu escrevi sobre uma dica de site (da Gabi) e, alguns dias depois, a Simone (dona do site) me procurou para que eu fizesse um test-drive do www.sigmashopping.com. Ela me pediu para que avaliasse a variedade de produtos, o preço, o tempo de entrega, o serviço ao consumidor, etc.
Então, vamos lá!
Escolhi o MAC Mineralize Skinfinish na cor Warmed. Ele custa $49 dólares mais o envio ($8).
Não paguei imposto, já que não se cobra imposto no envio de produto de até $50 dólares de uma pessoa física para outra pessoa física. YAY!
A encomenda foi enviada no dia 5 de julho e chegou aqui no dia 25 do mesmo mês, o que foi bem rápido, visto que os correios estavam em greve por boa parte de julho.
As formas de pagamento aceitas são cartão de crédito internacional e Paypal.
O Mineralize veio dentro de caixinha branca embrulhada com papel vermelho fofo. Gosto quando a loja tem esse cuidado de enviar o produto embalado todo bonitinho. É frescura, eu sei. Mas esse parecia um presente!
Junto com a caixinha, recebi um cartão de visitas, dois postais da loja e um cartão da própria Simone, me agradecendo pelo test-drive.
Agora, a história da loja…
/
A Simone mora em Minnesota (EUA) desde 1999 e sempre que vinha ao Brasil para visitar sua família, recebia várias encomendas de amigos, familiares, amigos dos amigos (ô cara de pau *rs rs rs *), etc.
Por causa disso, ela e o marido decidiram criar o www.sigmashopping.com.
/
O site foi criado em Março de 2008 e envia diversos produtos para várias localidades do Brasil.
/
O marido da Simone cuida dos eletrônicos, rádios, computadores, etc, e ela cuida da parte boa: maquiagem, perfumes e moda.
/
Como eles vivem em uma cidade relativamente grande nos EUA, têm fácil acesso a todos os produtos disponíveis no mercado. Lojas MAC, Sephora, Nordstrom, Macy’s… Uma LOUCURA!
/
Quando eles recebem um pedido de compra, a Simone vai diretamente na loja. Se o produto estiver em falta, ela compra no site oficial.
/
Caso você queira algum produto que não consta no Sigma, é só enviar um e-mail que eles se informam dos detalhes e disponibilizam o item pra você.
/
Os preços no SigmaShopping incluem, além do preço original do produto na loja onde ele for comprado, a taxa interna de compra nos Estados Unidos (em torno de 7%), o shipping interno do produto e taxa de serviço do SigmaShopping.
/
Então, um blush da MAC que está custando $18 nas lojas da MAC nos EUA, a Simone oferece por $37 dólares, ou R$58 reais.
/
São $19 de diferença entre a taxa interna de compra, o valor do envio para a casa dela ou a gasolina que ela gasta pra ir no shopping, mais o lucro do SigmaShopping.
/
Achei justo, afinal ninguém está aqui pra ir em lojas e fazer compras pros outros de graça, né? Além disso, está na média do preço cobrado pelas meninas do Flickr (+ou- R$55 mais envio) e muito abaixo do valor cobrado nas lojas da MAC no Brasil.
/
Quem quiser maiores informações, tirar dúvidas, fazer perguntas ou até encomendar algum produto que não esteja no site, é só entrar em contato com a Simone através do e-mail: sigma@sigmashopping.com.
/
A Simone é um amor de pessoa e esteve em contato comigo esse tempo todo enquanto eu esperava pela chegada da encomenda.
/
Ela também tem Flickr! O endereço é http://www.flickr.com/photos/28453366@N04/
/

E aqui está o blog da loja, onde os clientes podem deixar comentários sobre o atendimento: http://sigmashopping.blogspot.com/
/
/


Outras dicas de onde comprar:
/


Duda Molinos
http://www.ngshopping.com.br
/

Vale lembrar que a Cris, do Flickr.com, também vende Duda Molinos e Vult: http://www.flickr.com/photos/27880744@N03/
Quem quiser tratar por e-mail, este é o endereço: sendtocris@gmail.com
/
//

MAC:
Vendedoras de MAC no Flickr.com:

http://www.flickr.com/photos/anapaula2001makes2/

http://www.flickr.com/photos/vendasbeauty/

http://www.flickr.com/photos/78108772@N00/

http://www.flickr.com/photos/minhacolecaomaquiagem/


/

Todas as dicas preciosas são do blog da Marina: http://www.2agency.net/beauty/
Boquinha noturna
/

/

Se você assalta a geladeira à noite, talvez esteja sofrendo da síndrome da fome noturna. Ela compromete o sono e o humor, além de aumentar consideravelmente o peso na balança. Saiba como se livrar dessa doença que afeta 10% dos obesos.


A empresária Pietra Roche, 33 anos, não sentia apetite pela ma- nhã, dormia pouco e, à noite, assaltava a geladeira. Fez alguns exames, procurou ajuda e obteve o diagnóstico: síndrome da fome noturna. Pois é, esse distúrbio, que já tem nome catalogado, foi descoberto em 1955 e vem sendo muito estudado nos últimos anos. Seus sintomas mais freqüentes são a fome noturna, com ingestão de mais de 50% das calorias consumidas durante todo o dia, no período entre 8 h da noite e 6 h da manhã, insônia inicial, anorexia matinal, alterações de humor, depressão, ansiedade e falta de energia.


Estudiosos acreditam que essa síndrome tende a ser desenca- deada pelo estresse e que seus sintomas devem diminuir quando o problema é aliviado. O endocrinologista Filippo Pedrinola, da Clínica Pedrinola e Rascovski, de São Paulo, explica que essa doença acomete 1,5% da população geral e está presente em 10% dos obesos e 27% dos portadores de obesidade mórbida. “As pessoas que sofrem desse mal costumam não tomar café da manhã e ficam várias horas sem comer após despertar. Consomem muitas calorias durante a noite, em vários episódios, e beliscam principalmente alimentos ricos em carboidratos refinados e gorduras (doces em geral, pizza, frituras etc.), que são altamente calóricos”, conta o especialista.


Os comedores noturnos sentem o impulso de comer, apesar de uma falta de fome percebida. Alimentos como macarrão e al- môndegas costumam ser devorados na própria panela. As pessoas afetadas também podem apresentar comportamentos estranhos e ingerir misturas um tanto diferentes como comida de gato. “Embora esse transtorno alimentar ainda seja pouco conhecido, os relatos de pacientes mostram que eles são capazes de levantar-se várias vezes durante a noite para atacar a geladeira.
 Acredite: há quem acorde até seis vezes”, revela a doutora em Psicologia Clínica Célia Horta, espe- cialista em Distúrbios Alimentares pela Universidade de São Paulo (USP). Segundo ela, à noite, quando tudo se acalma e há menos distração, os compulsivos se encontram teoricamente mais vulneráveis. “É quando correm para a geladeira a fim de compensar suas frustrações”, resume.
/

/

Possíveis gatilhos
A fome noturna pode também ser desenca deada por uma fuga de problemas emocionais e falta de disciplina alimentar. Para evitar esses períodos de compulsão, que só atrapalham a saúde e a boa forma, é preciso equilíbrio na alimentação durante o dia. Isso significa não pular refeições e consumir fibras (frutas, vegetais e cereais integrais), além de aumentar a ingestão de água.


A psicoterapeuta Rejane Sbrissa, especialista em Terapia para Tratamento de Obesidade, atribui o ato de comer à noite a uma alteração de comportamento. “Seus portadores devem analisar o que está errado em sua alimentação. Muitas vezes uma dieta mal estruturada é a causa dessas escapadas no- turnas”, conta ela, que emagreceu 25 kg em menos de dois anos e há 14 se mantém magra. Hoje é responsável pelo site www.pensemagro.com.br e tem relatos no seu portal.


Curiosamente, nem sempre as pessoas que sofrem desse problema têm consciência do que fazem e só descobrem o que ocorreu quando encontram restos de comida no quarto, pratos sujos na cozinha ou pacotes de biscoitos vazios pela casa. Têm características dife- rentes dos comedores compulsivos – uma vez que a quantidade de alimentos ingerida nem sempre é gran- de –, mas sentem uma forte necessidade de comer alguma coisa para que possam voltar a dormir. Se não o fizerem, ficam com insônia.


O aparecimento desse “descontrole” é mais freqüente entre os 20 e os 30 anos de idade. Pode ser originado, por exemplo, por uma frustração amorosa, pela insegu- rança no trabalho ou qualquer outro problema cotidiano. Estudos revelam que a prevalência é igual nos dois sexos, mas as mulheres procuram mais o acompanhamento médico do que os homens. “Elas buscam o tratamen- to não porque estejam preocupadas com os episódios de compulsão alimentar, mas sim com os sinais de so- brepeso ou obesidade. Em geral, os homens não se in- comodam com isso”, explica João César Castro Soares, endocrinologista e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Capital.
/

/

Bálsamos que aliviam


É difícil, mas quem tem o distúrbio precisa adotar estratégias alimentares urgentes. Uma dica é deixar uma comidinha preparada para saciar esses momentos de fome noturna após o jantar. Pode ser um iogurte ou uma fatia de pão com geléia sem açúcar. Os tipos integrais são os mais indicados. Ricos em fibras, esses alimentos aumentam a saciedade. “As frutas também são poderosas. A frutose – açúcar da fruta –, vai direto para a circulação e ajuda a combater a gula. Uma xícara (chá) de leite quente, uma xícara de chá de ervas com duas torradas ou uma sopa leve são também boas opções”, sugere João César Castro Soares. Agora, se a vontade for mesmo a de devorar um chocolate – maior reclamação dos compulsivos –, o exagero pode ser despistado com um bombom ou uma tigela pequena de frutas, salpicada com pedaços de uma barra de chocolate (30 g). Despertou e não consegue dormir de modo algum? “Lance mão de um bom livro ou ouça uma música relaxante até o sono voltar”, aconselham especialistas. O tratamento ainda é incerto, mas o que se recomenda é a combinação de psicoterapia com o objetivo de melhorar as causas de ansiedade e estresse. Normalmente, a preferência para o tratamento recai sobre os antidepressivos, que agem para regular o sono e a compulsão em comer. Os efeitos colaterais podem ser amenos, mas, segundo a psicoterapeuta Rejane Sbrissa, não é possível ainda falar em resposta definitiva ou a longo prazo, pois, como os causadores dessa síndrome ainda são desconhecidos, os sintomas podem retornar.
/

/

Bife na madrugada
“Eu não resisto. Já fritei um bife para devorá-lo no meio da noite. E isso jamais aconteceu em outro momento. Coisas que eu não gosto no dia-a-dia, na madrugada se transformam em verdadeiras tentações”, revelou um paciente da psicóloga Célia Horta. Quem sofre desse mal, não consegue controlar o impulso. “Parece que sou um drogado. Até me bate o desespero”, revela o vendedor Ulisses Di Domenico, de São Paulo. Quando se deu conta da doença, ele estava com 25 anos. Hoje, tem 47. Nesse meio tempo, emagreceu e engordou várias vezes. Começou a fazer exercícios físicos e conseguiu baixar o ponteiro para 86 quilos, mas os ataques noturnos à geladeira atrás de alimentos altamente calóricos atrapalharam o esforço que vinha fazendo. “Já cheguei a comer uma pizza de escarola inteira”, admite o vendedor, no auge dos seus 96 kg. A medicina reconhece que há, pelo menos, dois causadores desse mal. Um deles é a melatonina, responsável pelo início e pela manutenção do sono. O outro é a leptina, que é produzida pelo tecido gorduroso e vai agir no cérebro, nos centros da fome e da saciedade. “O desequilíbrio dessas substâncias é que faz Ulisses acordar na madrugada com aquela vontade de devorar alguma coisa”, explica o endocrinologista Filippo Pedrinola. Sob o ponto de vista neuroendócrino, uma pesquisa constatou que os comedores noturnos possuem níveis mais altos de cortisol (hormônio do estresse) durante o dia e índices baixos de melatonina (hormônio que regula o sono) à noite.
Link:Dieta Já.

RUGAS



Há dois tipos diferentes de ruga que se forma em torno dos olhos. As estáticas, visíveis mesmo quando o rosto está em repouso, decorrem do processo natural de envelhecimento. “As de expressão, por sua vez, vão se formando com as repetidas contrações musculares ocorridas na região”, explica a dermatologista Denise Barcelos, do Rio de Janeiro. Quem franze muito os olhos, por exemplo, é candidata a ter mais linhas desse tipo.

O melhor dos consultórios

A toxina botulínica injetável é a principal alternativa para tratar linhas de expressão. Ela impede que os músculos se contraiam, relaxando e alisando a pele sobre eles. Para as rugas estáticas, o must é utilizar aparelhos de energia fracionada, caso do Fraxel e do Starlux 1540. Seu laser chega à pele de forma reticulada – atinge pontinho sim, pontinho não – e estimula a formação de colágeno.

MELHORA ALCANÇADA
Praticamente 100% (toxina) e até 60% (laser fracionado)

NÚMERO DE SESSÕES
1 a cada seis meses (toxina) e de 4 a 5 (laser fracionado)

PREÇO MÉDIO DA SESSÃO
R$ 900 (toxina) e entre R$ 600 e R$ 800 (laser fracionado)

Tratamentos em casa

Escolha cremes que contenham Vitamina A e seus derivados, como o retinol. Essa família de substâncias, que estimula a renovação celular e a produção de colágeno, continua sendo a mais eficiente no combate a rugas instaladas. Argireline (que inibe as microcontrações da pele), matrixyl (acelerador da síntese de colágeno) e ácido hialurônico (hidratante que torna as rugas menos evidentes) são outros ativos desejáveis.


EXPERIMENTE




Top Performance Eyes, Valmari, R$ 99, tel. 0800 138484;
Ystheal+, Avène, R$ 136, tel. 0800 7021037;
Natura Chronos Creme Contorno dos Olhos Spilol, Natura, R$ 50, tel. 0800 7045566.
/





É possível fazer peeling só na área dos olhos?
Apesar de serem usualmente aplicados em todo o rosto, os peelings químicos (feitos com ácidos como o glicólico, o retinóico e o tioglicólico) podem ser concentrados somente nas pálpebras, como parte de um tratamento focado apenas nessa área. A tática é ótima para combater olheiras, flacidez e rugas de uma tacada só. “Porém, para evitar que a textura e o colorido da região fiquem destoando do resto do rosto, costumo prescrever cremes faciais contendo ácidos e componentes despigmentantes como complemento à terapia”, explica o dermatologista Adílson Costa, chefe do Ambulatório de Dermatologia Estética da PVC de Campinas.

Link:Revista Estilo
INCHAÇO


/

Ele geralmente aparece pela manhã e costuma ser conseqüência da retenção de líquidos nas pálpebras, que ocorre quando se dorme – durante o sono ocorre uma vasodilatação que leva ao vazamento de fluidos; estes, por sua vez, embebem a pele. “Durante a tensão pré-menstrual o inchaço costuma se acentuar”, avisa a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo. Quem tem hipertensão, hipotireoidismo ou problemas renais também pode apresentar o problema.

O melhor dos consultórios

A drenagem linfática facial é a técnica ideal para acabar com o inchaço. “A massagem, feita com a ponta dos dedos e com movimentos suaves e rítmicos, ajuda a eliminar o excesso de líquidos e a melhorar a circulação”, esclarece a esteticista Eliane del Bosco, de São Paulo. Realizada em todo o rosto, pode ser intensificada na área dos olhos em quem deseja tratar pálpebras inchadas.

MELHORA ALCANÇADA
70%

NÚMERO DE SESSÕES
1 a 2 sessões semanais enquanto persistir o problema

PREÇO MÉDIO DA SESSÃO
R$ 100

Tratamentos em casa

Prefira cremes com ingredientes descongestionantes, como a arnica, a cafeína e o gingko biloba.

/


EXPERIMENTE

/


Thermal Fix Yeux, Vichy, R$ 87, tel. 0800 7011552;
Fast Response Eye Cream, M.A.C, R$ 139, tel. 0800 2828998.



/
Sempre úteis
Substâncias antioxidantes, caso das vitaminas C e E, da coenzima Q10 e do licopeno, são ativos importantes quando se pensa em prevenir os problemas nas pálpebras. Eles minimizam a ação dos raios solares e dos radicais livres, diminuindo os danos à pele e às fibras de sustentação. Para retardar a chegada de rugas e flacidez opte por cremes que os contenham.

Christiane Torloni forte, sexy e linda!


Altura: 1,70 m
Peso: 58 kg
Busto: 92 cm
Cintura: 74 cm
Quadris: 91 cm

/

/


Descobrir mulheres que malham, comem direito, cuidam da pele e do cabelo, enfim, que combinam com BOA FORMA é nossa missão. Por isso, não poderíamos deixar de convidar Christiane Torloni para fotografar para a nossa capa. Aos 51 anos, ela continua um ícone de beleza (está até mais bonita que aos 25, na opinião de muita gente). Mesmo quem não acompanhou a 5ª edição da Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão, ouviu os comentários de homens, mulheres, adultos e jovens impressionados com as pernas, os braços e os ombros tonificados da atriz, que arrasa no teatro e faz parte do time A da Rede Globo. Na novela Beleza Pura, sua personagem, Sônia, domina a cena. Longe das câmeras, também causa: é naturalmente sensual e cheia de energia.

Christiane é uma máquina de pensar. Durante a entrevista, emendou um assunto no outro: teatro, televisão, alimentação, ioga, preservação do planeta...

No dia-a-dia, não é diferente: faz várias coisas ao mesmo tempo. Decora o texto da novela andando na esteira (“depois faço mais um bocadinho de bicicleta ergométrica”), vai para o estúdio e grava horas a fio, acerta detalhes ao telefone com o diretor Leonardo Franco sobre os ensaios da sua próxima peça (A Loba de Rayban, com estréia prevista para 2009) e arruma tempo para se reunir com ambientalistas em prol da Amazônia. Se sobra uma horinha, ainda corre para o Espaço Nirvana, onde faz ioga. “Me dou esse presente pelo menos duas vezes por semana. Três seria o ideal. Mas é quase impossível!”, conta.

Ela é adepta da vinyasa. “Esse estilo de ioga é dinâmico (você fica pouco tempo em cada postura) e desenvolve resistência física, coordenação, concentração, clareza mental e tônus muscular.” Então, vem daí o segredo dessas pernas maravilhosas? “É incrível como a ioga tonifica. Mas fiz várias outras atividades físicas e esportes.” Dança, musculação, esgrima...Seja para melhorar a performance de um personagem ou por puro prazer. “Adoro fazer exercício. Acho divertido.” Além disso, se aventura do windsurf à equitação (esporte que pratica quando vai a Friburgo com o diretor Ignácio Coqueiro, com quem está casada há 13 anos). Cuidar do espírito também faz parte da sua receita de boa forma. Adepta do budismo, recorre ao kum nye (tipo de ioga tibetana) para meditar e relaxar. “Só assim me sinto completa.” E sensacional, Chris!
/
Que pele!

Christiane tem uma pele linda: o colo é lisinho, sem linhas nem manchas. “Já abusei do sol, mas quando não existiam buracos na camada de ozônio.” Hoje, nem pensar. “No rosto, uso fi ltro 100 quando vou à praia.” E não dispensa os cuidados diários fundamentais. “Retiro a maquiagem, limpo e tonifico. Mas, na hora do creme, gosto de praticidade.” Por isso é fã de produtos que combinam várias funções: hidratação, proteção, efeito lifting e anti-rugas, como os das marcas Shiseido e La Prairie. A pele boa também é resultado dos suplementos de vitaminas e minerais recomendados pela geriatra Mariana Jacob, sua médica há dez anos. “Ela me orientou a beber 1 litro e meio de água todos os dias, sempre aos goles. A pele fica bem mais hidratada.” Outra coisa: celulite passa longe da moça. Nossa equipe ficou de queixo caído na sessão de fotos: aos 51 anos, de costas, e nem um furinho! Além da malhação da vida toda, o fato de ser inimiga de refrigerante ajudou. “Vejo atrizes com menos de 25 anos trocando de roupa no camarim com muita celulite. Por isso, a única bebida com gás que me permito é champanhe.”

Retoques mínimos
Cirurgia plástica? Confessa que fez várias. “Sou uma das poucas atrizes que reduziu os seios.” As outras intervenções, ela não revela. Nem quem olha de pertinho o rosto da atriz consegue detectar alguma cicatriz. Significa que fez só o necessário para reduzir os sinais do tempo e não engessar a expressão. E está ótima! O cabelo exige atenção extra. “Tenho fios brancos desde os 20 anos. E, por isso, retoco a tintura com freqüência.” Para mantê-los nutridos e com brilho, usa xampu e condicionador da Kérastase, Redken ou Vichy. O comprimento um pouco abaixo dos ombros, com leve repicado e discretas mechas no tom ferrugem, compõe sua personagem atual na novela. Mas ela varia bastante o visual.

/
Muita sopa todo dia

De família italiana, Christiane não abre mão de um prato de massa acompanhado de um bom vinho tinto no jantar. Para compensar, começa o dia com um café-da-manhã leve (fruta, café e torrada) e, depois, vai para o estúdio e fica à base de sopa. “Alimenta sem pesar no estômago. Minha ‘secretária’ é quem prepara e coloca numa garrafa térmica.” Ela está falando de Ivanir da Silva, que aprendeu as receitas num curso do nutrólogo carioca João Curvo. Apesar de não ser fã de doce, a atriz também aprovou a salada de frutas assadas. “Só fiz duas vezes, mas ela adorou”, conta Ivanir. Se percebe que está no seu limite, ou seja, 2 quilos acima dos atuais 58, ela não chega perto de doce e diminui a massa.
/
Sopa de abóbora com agrião

• 1 col. (sopa) de óleo vegetal (canola, girassol ou milho)
• 1 cebola média
• 2 dentes de alho
• 3 col. (sopa) de alho-poró
• 1 kg de abóbora descascada e picada
• 4 xíc. (chá) de água fervente
• Sal a gosto
• 1 col. (café) de noz-moscada em pó
• 1 col. (sopa) de salsa picada
• 1 col. (sopa) de cebolinha picada
• 1/2 xíc. (chá) de folhas de agrião (opcional)

Modo de fazer

Numa panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e o alho-poró. Acrescente a abóbora picada e refogue por dois minutos. Adicione a água e o sal. Cozinhe por 25 minutos. Espere esfriar um pouco e bata no liquidifi cador. Acrescente a noz-moscada. Volte ao fogo por mais um minuto e polvilhe a salsa e a cebolinha. Desligue o fogo, coloque o agrião, abafe a panela e sirva a sopa morna.

Rende: 4 porções
Calorias por porção: 117
/
Caldo verde light

• 2 col. (sopa) de óleo vegetal (canola, milho ou girassol)
• 1 dente de alho picado
• 1 cebola média picada
• 1 kg de chuchu descascado
e cortado em pedaços grandes
• 1 litro de água fervente
• 1 pedaço pequeno (50 g) de tofu defumado
• Sal a gosto
• 4 salsichas de peru (ou peito de peru em cubos), opcional
• 1 prato (fundo) de couve picada
• 4 col. (sopa) de salsa picada

Modo de fazer

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Junte o chuchu e refogue. Acrescente a água, o tofu e sal. Cozinhe por 20 minutos. Retire o tofu e dispense. Bata a sopa no liquidifi cador. Volte à panela, adicione a salsicha e deixe cozinhar por mais três minutos. Coloque a couve picada e ajuste os temperos. Salpique a salsa.

Rende: 4 porções
Calorias por porção: 160



Salada de frutas assadas

• 1 abacaxi descascado e cortado em cubos
• 1/2 xíc. (chá) de água
• 2 col. (sopa) de mel (ou adoçante culinário a gosto)
• 1 maçã descascada e cortada em cubos
• 1 pêra descascada e cortada em cubos
• 1 manga descascada e cortada em cubos
• 2 xíc. (chá) de morango partido ao meio
• 10 damascos secos cortados em tiras
• Canela em pau a gosto

Modo de fazer

No liquidificador, bata 1/4 do abacaxi com a água e o mel até virar um suco. Distribua o restante do abacaxi, as outras frutas e a canela em uma fôrma refratária. Regue com o suco. Cubra a fôrma com papel-alumínio. Leve ao forno por 30 minutos.

Rende: 10 porções
Calorias por porção: 75
Link: Boa Forma

/

* Queria chegar a idade dela nessa forma. Invejável! ;)

O charme das botas


/


/
/As botas chegaram com força total. E no inverno 2008, as vedetes são as ankle boots (botas de cano curtinho), mas também estão em alta as botas de cano alto, estilo montaria, com solado flat, mais confortável. Nesta reportagem, dois especialistas em moda dão algumas dicas para não errar na hora de compor o visual.
A consultora de estilo Regina Rosendo diz que as ankle boots são as peças mais fashion, mas não são todos os tipos de roupa e de físico que combinam com ela. A ankle boot, segundo a consultora, combina bem com a calça skinny (bem justa até o final da perna). As mais jovens também podem usar o acessório com minissaia ou short, mas é preciso ficar atenta porque a ankle boot encurta a silhueta.

As botas de cano longo aparecem tanto no estilo montaria com salto baixo ou Anabela ou com bico e salto fino. Podem ser usadas por cima da calça skinny ou com os minivestidos sobre legging, e têm a vantagem de alongar a silhueta. Um look sugerido pela consultora para a bota de cano alto é usá-la com trench coat, um casaco na altura do joelho, remetendo a capas de chuva, que sempre estão presentes no mundo da moda. As botas de cano alto também não fazem feio quando acompanhadas por saias evasês, de jeans ou saias de lã, lembrando que a cor da meia deve ser a mesma da bota para não cortar a silhueta.

Na cartela de cores deste inverno, além dos tradicionais preto e marrom, as botas podem ser encontradas nas cores cinza, verde e vinho. Regina Rosendo lembra que não há necessidade de se combinar as cores da bolsa com a da bota, mas a bolsa deve ser grande. Ela dá um sinal amarelo para as botas com estampas de animais, que não devem ser misturadas com bolsas, blusas ou calças com o mesmo tipo de estampa.

O diretor de estilo e proprietário da rede de lojas Nativa Calçados, Riva Neves, diz que na moda tudo é possível de ser usado, porém com estilo. Ele também sugere o uso de botas de cano alto ou montaria, além dos trench coats, parcas, gabans ou casacos mais compridos. Ressalta, no entanto, que essas peças não ficam bem se usadas com as botas de cano curto.

As ankle boots, segundo Riva, caem bem com vestidos da linha trapézio, se usados com meias escuras. “A monocromia sempre é bem-vinda, mas no inverno sobreposições de tons escuros ficam bem com minissaias ou shorts com blusas morcego, de tricô ou malha”. O diretor de estilo da Nativa acrescenta que neste inverno as botas se apresentam com um solado mais flexível, proporcionando mais conforto e, por isso, elas podem ser usadas o dia inteiro.

PARA NÃO FAZER FEIO
Ankle boots
• Evitar as botas de cano curto se a batata da perna for grossa.
• Evitar calças curtas, corsário e saias longuete porque achatam a silhueta.
• Não misturar muito as cores já que isso encurta a silhueta.
• Usando look total de uma cor só, é possível combinar com bota de cor contrastante, o que dá um visual bem moderno.Botas cano longo
• São as mais democráticas, ficam bem praticamente com tudo. Ficam ótimas sobre a calça comprida ou com vestidos e saias acima do joelho.

**


Confira algumas dicas de como usar as botas.

Bota com salto:

- Perfeitas para acompanhar ternos, calças e saias.
- Imperfeitas com minissaia, shorts ou qualquer peça acima do joelho. Elevam a postura. Os saltos médios e grossos podem ser usados com saias longas

Bota sem salto:

- Combina com tudo: calça comprida, saia na altura do joelho e até bermudas, desde que sempre acompanhadas de meias opacas.

Um detalhe importante para sua elegância é a altura da bota:

Bota de cano curto:

- Usa-se com calça comprida.

/
/
/
/
Bota de cano longo

– Ideais para usar com saia. Mas o detalhe da altura da barra da saia é fundamental para que não entre dentro da bota ao caminhar. Nas botas de cano longo prefira as justas ou de stretch que ficam agarradas na perna e não criam volumes nas saias mais longas.

Botas de bico e saltos finos:

-são indicadas para roupas mais sofisticadas

Botas de bicos mais largos ou levemente arredondados de salto grosso, ou estilo sapatênis:

-São perfeitos para um estilo casual descontraído para calças e conjuntos jeans.

Botas estampadas de peles animais:

-Devem ser combinadas com roupas sóbrias.

Botas de tecidos finos:

-São especiais para sair à noite com roupas mais sofisticadas.

Botas no verão:

-Podem ser usadas com saias um pouco mais curtas, shorts, calças compridas e corsário. Combine com a cor da saia ou shorts, e prefira usar com meias curtas que ficam escondidas por dentro da bota.

Com vestidos e saias:

-Tente tapar com as bainhas o final do cano da bota. O resultado é um visual alongado. Caso a perna vá aparecer entre a bainha e o cano da bota, tente meias cor da pele, no tom da saia ou da bota. A unidade dos tons alonga. Vestidos e saias mais requintadas pedem botas com bicos mais finos e saltos mais altos.
Evite usar peças clássicas com botas esportivas como as country, borzeguim ou coturno. Com saias longas o ideal é usar botas de salto médio e grosso.

Com terninhos e calças compridas:

- Calças combinam mais com as botas curtas e médias, que não fazem volume nas pernas. O comprimento das calças deve ser sempre suficiente para tapar o cano da bota. As botas de salto fino são ideais para compor looks para a noite.
Use a bainha da calça virada, deixando a bota a mostra se tem estilo esportivo.

Botas por cima das calças:

- Apenas no campo, em rodeios, festas country ou com calças desenhadas para o uso das botas (calças tipo montaria). Nestes casos as botas devem ser
estilo country, montaria ou borzeguim e a boca da calça ajustada.



-se você pode usar também com calça skinny, desde tenha pernas longas e seja magra.

É muito feminino usar modelagens sofisticadas de botas de salto e bico fino com calças, especialmente com jeans.

Use e abuse das botas neste inverno!!

Link:Portalmie
* Espero que ajude Loris!
Maracujá, o bloqueador natural da gordura



/
A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso.
E não tem contra-indicação! Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes.
Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.
A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

'No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade', explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue - quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.
Gordura na mira Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos.

A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o bloqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto.
'Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)', comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto. Menos toxinas


Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar.

Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia. Modo de usar : consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito.

Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: 'Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar'. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado!

Faça em casa.
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa.Use, de preferência, maracujá orgânico - sem agrotóxico.

*Veja como fazer.*

*Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
* Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
* Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
* Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
* Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

Nutrientes extras: A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
* Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
* Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
* Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
* Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação. Fibra do Maracujá.
As atribulações diárias consomem todo nosso tempo, e muitas vezes acabamos descuidando da saúde.

Resultado: estresse e estafa em alta e, também, nível elevado de colesterol! Não perca tempo, trate logo de se cuidar!Para diminuir a taxa de colesterol a solução é ter uma alimentação mais saudável e incluir, em sua dieta, um produto totalmente natural e sem contra-indicações, Fibra de Maracujá! A melhor alternativa para sua saúde!

A Fibra de Maracujá foi desenvolvida a partir de uma pesquisa feita pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde então ficou provado seus efeitos benéficos na diminuição do nível de colesterol, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal, e até mesmo no tratamento da diabetes!
Com a Fibra de Maracujá, você controla o triglicérides e, também, as taxas de glicose no sangue sem sofrimento! Já vem pronto para o consumo, então é só adicionar 1 ou 2 colheres de sopa, 3x ao dia, nas refeições ou nos sucos, chás e iogurtes.

Você pode, inclusive, adicioná-la aos alimentos quentes sem alterar seu sabor e nem suas propriedades! Inclua a poderosa Fibra de Maracujá em todas as suas refeições, desde o café da manhã até o jantar, e aproveite para perder peso!
Logo depois da sua ingestão, você sente uma agradável sensação de plenitude gástrica!
Com esse incrível auxiliar alimentar, você emagrece com saúde e sem sacrifícios!
Fibra de Maracujá é um produto 100% natural e saudável! Seu segredo está na fibra solúvel chamada pectina, substância encontrada na casca do maracujá, que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel,dificultando a absorção de carboidratos, da glicose produzida no processo digestivo e, também, das gorduras.
Fibra de maracujá não é medicamento , ou seja, qualquer pessoa pode consumir sem problemas!
A Fibra de Maracujá é produzida sob rigoroso sistema de qualidade. Seus resultados são comprovados.
A casca do maracujá (parte branca) em sua composição geral é rica em PECTINA, NIACINA (vitamina B3), FERRO, CÁLCIO, FÓSFORO. VITAMINA B3 (Niacina).
Ajuda a transformar alimentos em energia, necessária para o crescimento e produção de hormônios, previne problemas gastro-intestinais. A pelagra é uma doença ocasionada pela carência desta vitamina ou do aminoácido triptofano, visto que esta é um precursor de niacina. Este alimento alem de possuir uma quantidade reduzida de triptofano, apresenta sua fração de niacina combinada a um fato antinutricional, a niacina, que diminui a absorção desta vitamina.

FERRO: É um componente necessário de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio dos pulmões para os músculos de funcionamento. Se você é deficiente em ferro é provável que você se canse facilmente durante esforço.
CÁLCIO : Essencial para as forças dos ossos e dos dentes. Encontrado no leite e seus derivado, vegetais como repolho, nabo e mostarda, tofu, e frutos do mar como sardinhas, mexilhões e ostras. A falta de cálcio pode causar cãibras musculares e, a longo prazo, osteoporose.
FÓSFORO: Um componente de todas as células, incluindo DNA, RNA, E ATP.Encontrado em cereais integrais, gema de ovo, legumes e nozes. Essencial na regulação do pH acidez/ alcalinidade).
Via email: Dr.Maurílio

Novo alongamento de cabelo preserva o fio natural





Antes: fios curtos e com pouco volume

/


Depois: cabelos compridos e com mais volume

/
Quanto tempo o cabelo demora para crescer? É bastante, não é? E quando a gente tem pouco cabelo e sonha em ter volume e densidade? Aí parece que não tem jeito. Mas tem sim. É para isso que existe o alongamento de cabelo. Já existem muitos métodos para realizar estes sonhos. Pode ser peruca, mecha costurada, aplique e alongamento.

Veja fotos do passo-a-passo
Fotos: Divulgação

Acontece que a maioria desses métodos peca na naturalidade ou pode danificar o fio – tudo porque usam uma pinça quente para derreter a queratina e colar as mechas do alongamento aos fios naturais. Esse calor faria com que os fios se partissem.

A novidade em alongamentos aqui no Brasil é o método que cola as mechas sem usar calor, o que preserva o fio, já fragilizado pelo peso da mecha. O So.Cap. é um sucesso fora do Brasil. Jennifer Lopez, Eva Longoria e Jessica Simpson já usaram.

A origem dos fios é 100% natural. “Depois de coletados, vão para a fábrica, que fica em Nápoles, na Itália, para passar por desinfecção, hidratação, queratinização e coloração”, diz Waléria Misiara, especialista na técnica. Assim como os outros métodos de alongamento, dura de quatro a seis meses, quando pede manutenção e deve ser removido e reaplicado. No dia-a-dia, os cuidados são iguais aos do cabelo natural, lavar e hidratar.

Mas se transformar em uma Rapunzel não é barato não. Dependendo do comprimento do fio e do tipo, varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Serviço:
Ash Hair & Esthetics -Rua Colômbia, 229 – Jd Paulistano - Tel. (11) 3085-0051
Mauro Freire -
http://www.maurofreire.com.br
Studio W -
http://www.studiow.com.br
Link: Cristiana Arcangeli

Internautas usam ferramentas virtuais
e vivem conectados 24 horas por dia
Publicada em 06/07/2008 às 22h53m
André Machado - O Globo


/

RIO - Hoje em dia, "entrar no computador" é quase sinônimo de "entrar na internet". Foi-se o tempo de sentar diante da máquina e ficar mexendo em programas offline. Ainda mais agora, que é possível mexer em quase tudo de dentro do ciberespaço. Faz ainda mais sentido no Brasil, em que o tempo médio mensal de navegação web está em 23 horas (mesmo com toda a exclusão digital).

Especialistas como o escritor americano Nick Carr defendem que logo todas as aplicações estarão inseridas na nuvem da internet e ela será uma plataforma em si mesma - na verdade, já é, se levarmos em conta a existência de aplicações como Google Docs, Photoshop Express, Acrobat.com e outras delícias online que antes só existiam em versão desktop.

Reuniões por videconferência e bate-papo pelo Skype

Rodrigo Azevedo, presidente do site e empresa de soluções web Comunique-se, leva uma vida conectada ao extremo. Inclusive chegou atrasado à entrevista porque estava no meio de uma videoconferência via web (através da ferramenta Webex) com sua equipe de São Paulo (ele se divide entre Rio e Sampa). Também se conectou via Skype em vídeo com um cliente.

- Uso, aliás, muito o recurso da videoconferência, com uma webcam em cima do computador - conta. - Tenho clientes que passam dois meses sem se encontrar, mas na verdade não têm essa percepção, porque se falam em videoconferência diariamente.


"Uso muito o recurso da videoconferência, com uma webcam em cima do computador"

O site de Rodrigo funciona todo baseado em ferramentas online do Google. Através do Google Apps, ele criou um domínio para a empresa, e desde então todo mundo trabalha com as ferramentas online, como Google Docs, Calendar e afins. O Skype (versão Business) é igualmente muito usado. Quando a equipe precisa trabalhar de casa, todos ficam conectados direto no sistema de telefonia via internet e, quando há algum problema, ele é comunicado em tempo real e resolvido sem delongas, diz Rodrigo.

- Trabalhamos direto com o Gmail, que nem sequer considero um webmail. Essa expressão ficou associada à idéia de email lento, o que não é o caso do Gmail, software completo que apenas roda em cima da plataforma internet - diz Rodrigo.

A turma da infra-estrutura reclamou da decisão de basear tudo numa plataforma online, mas Rodrigo contrapôs que era mais provável que houvesse problemas num sistema local do que num sistema projetado para funcionar no ciberespaço.

- E, depois que botei o Google aqui, tudo ficou mais leve - conta ele, que faz backup de tudo. - E todo mundo acessa o trabalho de onde estiver, sem estresse.

Internet ajuda até na hora de contar histórias para os filhos

Em casa, Rodrigo praticamente só senta diante do PC para fazer coisas dentro da internet. Há exceções (para funções avançadas, ainda usa de vez em quando Word e Powerpoint). Até para contar histórias para a filha, baixa-as de um blog especializado e as lê na hora, levando o notebook para o quarto e acessando o site através da tecnologia sem fio WiFi.

- Também adoro jogar online via Xbox - diz. - Especialmente "Gears of war". É a experiência mais globalizadora que existe, com vários idiomas misturados.

Com as ferramentas do Google já portadas para o iPhone, tudo aquilo de que Rodrigo precisa fica disponível no seu aparelho.


Já o analista de sistemas e especialista em gerenciamento do conhecimento Antônio Kleber de Araújo tem pelo menos três computadores, onde usa os três sistemas - Mac OS X, Linux e Windows. Tudo permanentemente online. Até transformou um de seus celulares numa central telefônica que permite comunicar-se diretamente com sua casa em Glicério, interior do Estado do Rio.

- No Mac, mexo com as coisas mais pessoais, falo com os amigos, baixo fotos, músicas, vídeos e assim por diante. - diz Kleber. - No Linux, mexo mais com as coisas de trabalho, sempre com uso maciço da rede [ele está ajudando a projetar o software para um robô submarino e também trabalha em sistemas que permitam buscas que correlacionem melhor os elementos, entendendo seu significado].

Windows para Google Earth e sistemas de vigilância

E, no Windows, ele mexe bastante com o Google Earth e com câmeras de vigilância online, com as quais pretende prestar um serviço à comunidade da rua onde mora, em Copacabana.

O uso do celular como central telefônica já gerou situações hilárias para Kleber. Durante um tempo, a central ficou conectada com seu porteiro eletrônico, de modo que lá de Glicério ele podia responder ao interfone em Copacabana. Quando dizia ao interlocutor que não estava em casa, ninguém acreditava.

- "Pára com essa palhaçada, desce aí", era o que me diziam - lembra, rindo. - Acabei desconectando a central do interfone...

Antônio Kleber vê a vida online por um prisma filosófico. Acha que logo estaremos numa "noosfera" - mais do que uma nuvem de conexão, uma nuvem de pensamentos interligados. Uma espécie de consciência coletiva, descrita pelo pensador francês Teilhard de Chardin no século passado.

- Estamos passando da fase do usuário individual para o coletivo - diz. - As redes sociais são o primeiro sintoma disso.

Não por acaso, desembarcou no país há poucas semanas o Nimbuzz, software gratuito que integra ao celular e ao PC - permitindo ligações gratuitas - redes de serviços como Messenger, Skype, Yahoo!, Google Talk, Jabber, Orkut, Facebook, e outros. Segundo o diretor geral da Nimbuzz no Brasil, Carlos Medina, a idéia é fazer as chamadas ou enviar mensagens para todos os serviços de dentro de um único lugar. Mais ou menos o que o Unyk faz com os diferentes cadernos de endereços web.
/
Advogada ficou noiva pela rede
/

Por falar em unificação de perfis web, há quem não dispense nenhum deles. A advogada e webdesigner Andréa Augusto é um ser online por definição. Até ficou noiva pela rede, onde está cadastrada em todas as ferramentas de networking possíveis e é uma blogueira de mão cheia.





"Costumo dizer que tenho uma vida virtual e uma real, sendo que a virtual não se distingue muito da real"



- Costumo dizer que tenho uma vida virtual e uma real, sendo que a virtual não se distingue muito da real - diz Andréa. - Na vida online tenho a vantagem de ir às compras, marcar exames, comprar remédios, fazer cursos à distância, pagar contas, adquirir de livros a aparelhos de ginástica, a qualquer hora.
O noivado virtual aconteceu com um jornalista de São Paulo, hoje grande amigo de Andréa. Ela o conheceu num grupo de poesias do Yahoo!.

- Nesses grupos se encontra todo tipo de assunto e pessoas com interesses afins. Lá se conhece alguém com um gosto parecido com o seu - explica. - Passar do envio de poemas para o grupo a mensagens privadas foi um pulo, mas ainda demoraria um ano até conhecê-lo pessoalmente. Aconteceu num carnaval, eu disse que iria vê-lo, ele não acreditou. Dois aviões depois eu estava lá e foi uma experiência linda e louca, com direito a nickname nas alianças, que guardo até hoje.

Andréa faz tudo na rede: edita fotos com o Snipshot, envia mensagens customizadas aos amigos através de um gerador online, converte arquivos de áudio no Convert It e tem um espaço pessoal de 5GB no Esnips para guardar arquivos.

- Sabendo usar, a internet possibilita encontros maravilhosos, e não são só românticos. Hoje tenho amigos queridos que nunca vi ou de quem nunca ouvi a voz, mas que me acompanham há anos.
/
* Saiu hoje, no Globo a entrevista que dei pro meu querido amigo, o jornalista André Machado.

Cuide da boca e evite doenças em outras partes do corpo
Da boca para o corpo
Muito mais que garantir um sorriso bonito, cuidar rigorosamente dos dentes espelha saúde nos quatro cantos do organismo. E, aí, o portal por onde entram os nutrientes e de onde saem as palavras não abre alas para problemas sérios no estômago, nos pulmões e até no coração.

/

/

/




/
Quem tem boca pode ir ao céu ou ao inferno. E esse destino só depende da atenção reservada a ela no dia-a-dia. Aqueles mandamentos que a gente conhece tão bem registrados no quadro ao lado , mas nem sempre segue à risca, não são apenas indispensáveis à preservação da língua, da gengiva e de cada dente. Eles também ajudam a evitar infortúnios em outras redondezas do corpo. Sem exagero. Uma saúde bucal deficiente repercute em cheio nos vasos sangüíneos, nas articulações e em órgãos que, aparentemente, não mantêm íntimo contato com os dentes. Só aparentemente.

Não podemos enxergar a boca de maneira isolada, afirma a dentista Juliana Villalba, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, no interior de São Paulo. A idéia resumida por essa frase inspirou a especialista a organizar o recém-lançado Odontologia e Saúde Geral, obra dirigida a profissionais de saúde, em especial médicos e dentistas. Ela reúne artigos científicos que exploram a relação direta entre os dentes e o resto do organismo. Juliana alerta, aliás, para a importância de o próprio dentista projetar seu olhar muito além da cavidade bucal. A princípio, o livro seria intitulado A boca também tem corpo, revela.

Basta folhear a obra para notar que a maioria dos estragos eclodidos na boca é protagonizada por uma infinidade de bactérias. Ora, a cavidade bucal é um verdadeiro Olimpo para esses microorganismos. E, justiça seja feita, nem todos eles são malignos ali existe uma flora bacteriana essencial à digestão dos alimentos, por exemplo. O problema é quando a escova e o fio dental são deixados de escanteio. Aí os micróbios nocivos, por trás das cáries, da gengivite e da periodontite, proliferam-se e levam ao caos. Mesmo em uma boca saudável, há 200 milhões de microorganismos em 1 grama de placa bacteriana, conta o periodontista Antonio Sallum, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), vinculada à Unicamp. Se ela estiver a caminho da ruína, então, o número pode bater a casa do bilhão. E as ameaças também se multiplicam.

Se a gente mata a fome e se esquece da higiene bucal, poucas horas são suficientes para a formação da famigerada placa bacteriana. Num processo contínuo, micróbios e mais micróbios se unem para monopolizar os dentes e a gengiva. E é assim que a placa, também chamada biofilme, torna-se mais espessa, chegando às vezes ao ponto de ser vista a olho nu. Com os ventos a seu favor, as bactérias vilãs passam a subjugar as espécies do bem. A placa propicia o aparecimento de dois problemas: a cárie e a doença periodontal, diz o professor Antonio Sallum. A primeira, arquitetada pela bactéria Streptococcus mutans, mina aos poucos o próprio dente. Mas a segunda, que começa como uma gengivite e evolui para uma periodontite, é mais assustadora. Ela detona toda a estrutura que liga o dente à gengiva e ao tecido ósseo.

A doença periodontal é mais assustadora, porque a cárie provoca dor e ela não. No começo, só produz sangramentos na gengiva, alerta Sallum. Ou seja, poucos lhe dão a devida atenção. São mais de 100 tipos de micróbios envolvidos com a patologia, que, se não tratada a tempo, faz os dentes desabarem. Ela é silenciosa e suas bactérias são mais agressivas, afirma a periodontista Elaine Escobar, professora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo. De cair o queixo também é a estimativa da incidência do problema no país. Oito em cada dez brasileiros adultos têm desde uma gengivite até seu estágio avançado, a periodontite, conta Elaine.

As bactérias traiçoeiras fazem das lesões na gengiva e da corrosão do espaço entre dente e osso o seu portão de embarque para a corrente sangüínea. Alguns tipos mais terríveis compram, então, o bilhete para viajar até o coração, onde simplesmente estacionam. A doença periodontal aumenta o risco de problemas cardiovasculares, constata Elaine. Pior ainda para quem já tem um defeito em uma válvula cardíaca, por exemplo esse sujeito fica, então, tremendamente suscetível à endocardite. Quando vamos ver, de cada dez pacientes com essa doença, de alta mortalidade, quatro ou cinco têm as bactérias na cavidade bucal, calcula a cirurgiã- dentista Itamara Neves, do Instituto do Coração de São Paulo (INCOR).

Outra constatação recente é que pessoas com níveis de colesterol e triglicérides elevados podem ser reféns do ataque desses micróbios às artérias. Há trabalhos recentes demonstrando que algumas bactérias colaboram na formação de placas nos vasos sangüíneos, agravando o entupimento provocado pela gordura, conta Juliana Villalba. As agressoras, portanto, tornam-se o gatilho para a erupção de um infarto ou um derrame.

PERIGO EM DOSE DUPLA
O conflito que começa na boca semeia o suplício no corpo inteiro
, principalmente se o dono dele for um diabético ou uma gestante. No caso das grávidas, a doença periodontal estimula o parto prematuro. Isso porque, quando as células de defesa rumam até a cavidade bucal para lutar com as bactérias, também liberam na circulação algumas substâncias as citocinas e as prostaglandinas que desregulam algumas funções em outros locais do organismo. E essas substâncias costumam acelerar o trabalho de parto, resume Sallum.

Os diabéticos são um caso à parte. Vivem numa situação duplamente complicada. O açúcar que se acumula na circulação por causa do distúrbio favorece todo tipo de problema de inflamações a abscessos nas mucosas. E, se nada disso é tratado, a produção de substâncias inflamatórias é tal que desencadeia de vez uma série de mecanismos no organismo, inclusive aquele que faz a insulina ser utilizada direito. O professor Sallum é categórico: Problemas como a doença periodontal alimentam o diabete. Há indícios de que, quando ela é resolvida, a glicemia fica sob controle com maior facilidade.

Todo mundo sabe, mas não custa reforçar: além da prevenção diária, a visita ao dentista é pré-requisito de uma boca em ordem. Até porque existem problemas, como restaurações em decadência e dentes mal posicionados, que só podem ser resolvidos no consultório. E saiba que, quando não remediados, eles só oferecem mais dor de cabeça à sua vida. Literalmente. Setenta por cento das disfunções temporomandibulares (DTM) são relacionadas ao mau posicionamento dos dentes, conta o especialista em reabilitação oral Lauro Delgado, de São Paulo. E, por sua vez, a tal DTM é que muitas vezes aciona o incômodo constante na cabeça (acompanhe o infográfico à esquerda).

Médicos do Ambulatório de Cefaléias do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte (HCUFMG) analisaram 53 pacientes que viviam com dor e chegaram à conclusão de que 80% das queixas eram associadas à DTM. Não vale determinar uma relação de causa e efeito entre os dois problemas, diz o neurologista Antônio Teixeira, um dos autores da pesquisa. Mas o tratamento da DTM pode contribuir para o alívio do tormento, completa ele, que é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Depois de tantas evidências, já deu para perceber que dentes saudáveis afastam males da cabeça aos pés. E isso, sim, é motivo de infindáveis sorrisos.
por DIOGO SPONCHIATO design GLENDA CAPDEVILLE
link:Saúde