Marmorização hidrata e dá mais brilho aos fios
Touca de argila branca devolve a força para cabelos muito danificados .



Os efeitos cosméticos da argila não param de surpreender. Ultimamente, tem feito sucesso o tratamento conhecido por marmorização: trata-se de uma espécie de touca de argila, que recupera os fios sem vida e sem força por causa do excesso de química. Cabelos com tintura ou virgens podem receber o tratamento. Os fios ganham elasticidade e, por mais danificados que estejam, passam a ter muito mais brilho , afirma a cabeleireira Rosane Werner, do salão De La Lastra Cabeleireiros.
A argila branca é a mais indicada para obter os efeitos, porque ajuda a repor a queratina perdida pelos cabelos danificados. Preferimos a argila branca, porque a verde pode penetrar nos cabelos mais porosos, principalmente nos loiros, e alterar a cor original , diz a especialista. Segundo ela, os efeitos duram cerca de um mês. Após este prazo, o ideal é refazer a aplicação.
Cabelos muito oleosos, no entanto, devem passar longe do método. Isso porque, com os ativos da argila e da máscara hidratante (veja os passos abaixo), esta oleosidade tende a aumentar ainda mais (o que diminui o brilho e pode até causar problemas como a caspa).
A restauração causada pelas escovas progressivas também pode ser prejudicada com o tratamento. Isso porque os ativos da escova causam a desestruturação natural dos fios (de rebeldes, eles passam a lisos). Já argila promove a reconstrução, restaurando o estado original do cabelo. Por isso, o ideal é dar uma pausa de dois meses após a progressiva para não diminuir o efeito liso , diz a cabeleireira.
Apesar de ser facilmente encontrada, a argila não é um bom material para ser usado sem a ajuda de um especialista. Ela pode desbotar a cor do seu cabelo, desgastar um tratamento alisante ou, simplesmente, não hidratar o suficiente (caso você não forme a dupla com a máscara perfeita). Depois de fazer a marmorização, o ideal é tirar a umidade com secador na temperatura moderada, evitando o uso da prancha. Assim, você mantém os fios com a elasticidade natural e previne o ressecamento que o calor excessivo provoca.
Marmorização em passos
1º passo: aplicar nos cabelos ainda secos um óleo para remoção de resíduos (poluição ou restos de produtos aplicados anteriormente). O óleo age por dez minutos.
2º passo: enxaguar bem o óleo, usando água morna. A argila é aplicada sobre todo o cabelo, formando uma touca. O cabeleireiro aquece os cabelos com o secador por cinco minutos. Após isso, é feita uma pausa de vinte minutos até que a argila endureça como um gesso.
3º passo: lavar com xampu de limpeza suave para remover a argila endurecida.
4º passo: aplica-se uma máscara indicada para selar os fios por dez minutos.
O mesmo nome para dois tratamentos
Se você já ouviu falar que marmorização é uma técnica de coloração, não estranhe. O mesmo nome, realmente, batiza dois tratamentos diferentes. A marmorização, como tintura, é um combinado de nuances mais claras sobre as escuras , afirma a cabeleireira Rosane Werner. Aplicamos o tom desejado na raiz, fazendo com que ele fique sempre um ou dois tons mais escuro do que as pontas . A intenção é criar um efeito degradê, dando a impressão de que os fios foram naturalmente modificados (como se estivessem queimados pelo sol).

1 comentários:

    Nunca ouvi essa tecnica.