Operação de Risco
/
/
/
Que as cirurgias plásticas e os tratamentos estéticos funcionam, não há dúvida. Todos os dias, milhares de pacientes comemoram felizes, em frente ao espelho, os resultados obtidos com pequenas ou grandes, leves ou profundas intervenções. A questão é que, apesar do sucesso de público e de crítica, tudo o que envolve mexer com o organismo vivo que é nosso corpo tem, sim, uma possibilidade de complicações que precisa e deve! ser conhecida. Por isso, antes que você, leitora, se candidate a alguma mudança (mesmo que seja uma simples agulhada), ELLE fez um levantamento junto a profissionais da área sobre os campeões de pedidos, os seus riscos e, claro, os recursos mais eficazes para evitar ou recuperar o estrago.
/
Rinoplastia
Complicações: na cirurgia tradicional, o médico reduz o tamanho do nariz, retirando cartilagem e osso. O problema dessa técnica é que o esqueleto nasal fica enfraquecido e sem fixação, ou seja, com o tempo, ele pode apresentar alterações de forma (por exemplo, ponta caída, lados assimétricos, ondulações) e função (a respiração fica difícil porque a passagem para o ar se torna mais estreita).
/
Prevenção e correção: "Tanto uma como a outra podem ser realizadas com a cirurgia estruturada. Após a operação para a remoção de osso e cartilagem, é feito um reforço interno e imperceptível do esqueleto nasal com enxertos de cartilagem da própria paciente. Dessa maneira, o nariz se mantém perfeito para sempre", explica Alan Landecker, cirurgião plástico especializado em rinoplastia, de São Paulo.
/
Prótese de silicone para os seios
Complicações: a contratura (formação de uma cápsula endurecida e fibrosa ao redor da prótese e líder absoluta de reclamações) nada mais é do que a reação do corpo à colocação de um corpo estranho. A prótese endurece a tal ponto que toda a mama fica rija, pesada e com desenho irregular.
/
Prevenção: saber escolher a prótese. "Graças a novas texturas e recheio de gel de silicone, os modelos modernos deixam as mamas muito semelhantes à forma original. Com isso, o percentual de contratura caiu de 20 a 30% dos casos para 6 a 8%", conta Eduardo. Além disso, há a indicação de massagem e drenagem locais para que a cápsula se forme de maneira correta, sem desconforto, dor ou endurecimento excessivo.
/
Correção: as contraturas pequenas e localizadas são eliminadas com massagens regulares. As grandes dependem de nova cirurgia para a retirada das próteses, a remoção da cápsula e a recolocação das próteses num plano diferente (se foram encaixadas sobre o músculo, devem ser colocadas embaixo dele).
/
Lipoaspiração
Complicações: excetuando as mais graves (e, para nossa sorte, menos comuns), como infecção, choque anestésico e perfurações de órgãos, que envolvem riscos de morte, os principais problemas são a formação de seroma (acúmulo de líquido numa espécie de bolsa no local da retirada de gordura) e irregularidades (pele com repuxamentos ou ondulações).
/
Prevenção: no caso de seroma, o médico deve utilizar a técnica adequada e optar por cânulas finas, mais delicadas. Para evitar irregularidades, é preciso avaliar previamente a elasticidade da pele e ter domínio da técnica dos movimentos da cânula que favoreçam a retirada equilibrada de gordura, explica o cirurgião plástico Eduardo Andrade Filho, de São Paulo. A paciente deve usar cinta elástica, evitar ambientes muito quentes, como saunas, dar um tempo na malhação e investir na drenagem linfática para eliminar o acúmulo de líquidos.
/
Correção: o tratamento do seroma inclui o uso de cinta elástica, drenagem linfática e aspiração do líquido com seringa especial (se for muito grande) e as irregularidades melhoram com sessões de drenagem linfática e ultra-som. Nos casos mais graves de depressões e irregularidades, é preciso uma nova cirurgia para o enxerto de gordura.
/
Toxina butolínica para as rugas
Complicações: queridinha entre as brasileiras, a toxina botulínica tem um histórico de várias complicações, a maioria delas relacionada ao mau uso da técnica e não da intolerância à substância ou a seus efeitos colaterais. Os mais conhecidos: assimetria no olhar (só uma sobrancelha se movimenta, uma delas parece estar mais alta e curva do que a outra), olhos arregalados e estáticos, novas rugas (ao paralisar um grupo de músculos, o outro passa a trabalhar mais, formando novos vincos), queda da pálpebra ou dos cantos da boca (se o músculo atingido pela toxina não for o correto, os cantos acabam sendo puxados para baixo, provocando o chamado "sorriso triste").
/
Prevenção: "Escolha um médico que tenha ampla experiência com a toxina, conheça profundamente a técnica de aplicação e os grupos musculares faciais que serão trabalhados", ensina a dermatologista Edislene Viscardi, de Blumenau, SC.
/
Correção: para olhos arregalados e lábios e pálpebras caídos, às vezes só resta esperar o fim do efeito da substância (de quatro a seis meses). Assimetria e novas rugas exigem outras aplicações de toxina botulínica para uniformizar o rosto.
/
Preenchimento
Complicações: uma é a formação de hematoma, deixando a região inchada, roxa, deformada durante alguns dias e impossível de ser disfarçada até com uma maquiagem de alta cobertura. Outro problema, mais grave, é a reação ao produto - imediata ou não, ela também resulta em vermelhidão, inchaço, bolinhas (granulomas) que podem inflamar e, às vezes, ficar bem doloridas. O terceiro risco é o efeito artificial e grosseiro do preenchimento.
/
Prevenção: "O médico precisa escolher um material aprovado por órgãos competentes e usado há muito tempo - e optar por uma técnica adequada", explica a dermatologista Ada Regina de Almeida, de São Paulo. "Injetar o produto na profundidade indicada para cada área e controlar a quantidade - menos é sempre mais - evita o resultado artificial", ressalta a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo.
/
Correção: "Indico drenagem linfática para reduzir inchaços, injeções para dissolver excessos de ácido hialurônico e corticóides para reações alérgicas e granulomas", descreve Ada. Para implantes definitivos que causem reação, retirada cirúrgica. "A maioria dos médicos prefere preenchedores absorvíveis e biodegradáveis, como o ácido hialurônico, pois as reações são raras e, quando ocorrem, são de fácil solução", conta a dermatologista Malba Bertino, de São Paulo.
/
Peeling contra manchas
Complicações: a pior delas é que o tiro às vezes sai pela culatra - a resposta da pele manchada após a exfoliação pode ser uma nova mancha (hipercromia pós-inflamatória). Embora ocorra mais em morenas e bronzeadas, as brancas não estão seguras. O oposto também acontece, especialmente com peelings mais profundos: a abrasão altera a pigmentação e provoca pintas ou áreas esbranquiçadas (hipocromias). "Além disso, quem tem herpes pode passar por uma crise, pois a pele fica com as defesas reduzidas pela exfoliação", diz a dermatologista Alessandra Haddad, de São Paulo.
/
Prevenção: após a avaliação da pele, cabe ao médico fazer uma seleção do tipo de peeling mais indicado (nem sempre o da moda é o adequado). A paciente também precisa cumprir sua parte: evitar o sol, usar (e reaplicar) filtro alto todo santo dia e suspender qualquer tratamento estético no período determinado pelo dermatologista.
/
Correção: "Para as hipercromias, há cremes clareadores com baixa concentração de ativos (o resultado é mais lento) porque qualquer agressão intensa à pele pode resultar em manchas. A hipocromia é, na maioria das vezes, irreversível, pois houve lesão da célula que produz pigmento. Contra o herpes, indico antivirais potentes para o controle e a melhora da crise", complementa Alessandra.
Link: ELLE

3 comentários:

    Tem selinho pra você no blog!

    querida, como sei que voce deve ter muitas amigas, ajude a repassar:


    "A marca Santa Lolla de sapatos e bolsas lançou nessa coleção outono inverno 2009 uma bolsa feita em PELE DE COELHO.
    Triste.

    Quantos coelhos mortos na paulada pra fazer uma bolsinha da moda?

    Se você tem coração, boicote e avise a marca sobre sua postura.
    Eu já mandei um email no "contatos" indignada.
    Faça sua parte:"

    http://www.santalolla.com.br/

    mil seguidoras? uauuuuuuuuuuuuuu
    sorte querida, segue em frente.
    Bjs Laura