Teste do megahair

/
Toda mulher adora o resultado do alongamento com queratina: cabelo mais volumoso ou mais comprido que renova o visual. Mas as longas horas no salão para a colagem das mechas, a dor dos primeiros dias e a manutenção cuidadosa são questões delicadas que o profissional precisa discutir antes com a cliente. A repórter Bete Morais testou a técnica com a hairstylist Lenir Crepaldi, do salão NaBahia, em São Paulo, e relata em detalhes a experiência.
/


Se os irmãos Grimm conhecessem o alongamento, certamente Rapunzel não teria de esperar tanto tempo para que seu cabelo crescesse e teria seu final feliz bem antes do escrito. Um século depois, fios longos de um dia para o outro estão disponíveis em um bom salão para clientes dispostas a gastar algumas horas aguardando pacientemente a colocação das mechas. Ao cabeleireiro cabe orientar quanto à técnica adequada, ensinar a manutenção e até decidir a hora certa de fazer o atendimento. Se for uma noiva, por exemplo, o hairstylist deve sugerir que o alongamento seja feito pelo menos dez dias antes do casamento. Isso porque os nós da fusão do aplique com o cabelo natural incomodam um pouco na hora de dormir.

No meu caso, o incômodo durou três noites. Depois desse período, passou a sensação de estar dormindo com grampos. Também não tive dor de cabeça, mas isso não é uma regra. Se a intenção é mudar o visual para uma viagem de férias na praia, vale a pena dizer à cliente que ela pode ir sem receio de as mechas caírem. No entanto, respeitar o prazo e fazer o aplique uma semana antes ainda é fundamental para a fase de ajustes. Para dizer com tanta certeza, fiz dois testes: sete dias após colocar o aplique, entrei numa piscina de água aquecida em um hotel no interior de São Paulo. Nesse mesmo dia, experimentei uma sauna e nem um fiozinho sequer soltou. O outro teste foi no mar, em Ilhabela, no litoral paulista, três semanas depois. Usei produtos específicos para proteger os fios do sol e do sal. As mechas continuaram firmes.
/
No entanto, um fato curioso chamou minha atenção: os fios do alongamento demoraram mais para secar livremente do que os meus. Já ao fazer uma escova no salão, o tempo de secagem foi igual, daí a importância de fazer uma análise bem detalhada do tipo de fio que será colocado. Assim, o aspecto final será o mais natural possível. Para ter uma idéia, meu cabelo estava curto, ralo, encaracolado nas pontas e rebelde no topo da cabeça.
Os fios do alongamento tinham características semelhantes quanto à ondulação, porém estavam mais tratados. Agora meu cabelo está com volume, chega até o meio das costas e seu movimento é leve, porém tem bom caimento. Então, se a cliente perguntar se pesa, diga a ela que não. O que acontece é que, por causa do volume e do tamanho, os fios ficam mais disciplinados.
Chapinha e secador estão liberados, desde que não sejam aplicados diretamente na fusão para não amolecer a cola e, conseqüentemente, soltar o nó. Eu não segui a recomendação justamente para ver o que acontecia. Direcionei o ar quente para os nozinhos, e, em seguida, passei a prancha. O alongamento não se soltou. Porém, mais uma vez vale a pena ressaltar que o resultado depende da mão-de-obra do cabeleireiro e dos cuidados que a cliente tem ao longo dos meses seguintes.

/
Cuidados no dia-a-dia
Uma boa higiene é importante para que não acumulem resíduos nos nozinhos nem crie sebo no couro cabeludo. A dica que recebi foi usar bons produtos para meu tipo de fio e usar água mais fria que quente. Lavei três dias após a colocação e deixei secar sem o auxílio do secador. O cabelo ficou encaracolado e mais assentado, considerando que ele armava. Lavei novamente e fiz um brushing sozinha. Demorou mais de uma hora para finalizar e foi complicado levar a escova até as pontas. Ficou ajeitado, mas se tivesse um compromisso, teria perdido a hora. Então, dê essa informação à cliente para que ela possa se programar.

Outra curiosidade foi com relação ao modo como a cabeça fica suja. Por ser um cabelo morto, as mechas não ficam com a oleosidade natural. Sendo assim, há um contraste: a raiz começa a engordurar, enquanto as pontas mantêm um aspecto mais limpo. Para esse impasse utilizei o recurso do xampu de lavagem a seco.
Testei dois produtos. O Shampoo Seco com Extrato de Ortie, Klorane, e o Shampoo Sem Água Sprayset, Aspa. Eles disfarçaram a sensação de cabelo oleoso, no entanto, nos pontos com os nós, ambos deixaram um resíduo branco. Por ser difícil pentear o couro cabeludo com pente fino por causa das emendas, a solução foi lavar no chuveiro. Usados somente nas pontas, os dois produtos foram bem eficientes.

Quedas e acessórios


Durante os dois meses e meio de teste, apenas 15 mechas, das 250 colocadas, se soltaram. A primeira caiu 27 dias após a aplicação e foi durante uma escova. Cinco dias depois, duas vieram à mão, enquanto eu fazia um rabo-de-cavalo. Nenhuma foi liberada na lavagem de cabelo, nem enquanto dormia. O mais comum era mesmo durante uma escovação ou penteado. Mais uma vez, digo que isso não é uma regra, mas é importante relatar à cliente.


Sobre a soltura da mecha, a profissional me disse que é um processo normal. Aqui cabe um comentário engraçado. Fui orientada que, caso a mecha se soltasse, para eu não ficar preocupada porque não era o meu cabelo, e sim o artificial. Ainda bem que Lenir bateu bastante nessa tecla. Só que chegou uma hora que eu realmente acreditei que todo o cabelo era meu. Bastou a primeira mecha se soltar para eu entrar em pânico.
Passado o susto, entendi o porquê dela ter sido tão enfática sobre esse assunto. Fez toda a diferença. Se a cliente perguntar sobre o uso de acessórios, recomende que ela coloque o que tiver vontade.

Experimentei vários: piranhas de metal e de plástico, elásticos, fivelas, pauzinho japonês, tic-tac. Também fiz tranças, coque e muito rabo-de-cavalo. Como a profissional teve o cuidado de deixar uma mecha do meu cabelo como base de fundo para a cabeça, não ficou aparecendo nenhum nó.
Passei gel, spray fixador, musse, reparador de pontas. Só não colori, mas foi por falta de tempo. Perguntei sobre coloração para a cabeleireira que fez o alongamento e ela disse que não há problema nenhum em usá-la. Para pentear no dia a dia, começo pelas pontas. Em seguida, penteio o meio, onde os cabelos se misturam, e finalizo com um pente de dentes largos no couro cabeludo.

Sobre o tempo de duração do alongamento, a informação que recebi foi de quatro a cinco meses, dependendo do modo como eu iria cuidar desses fios. Passado a fase dos testes, estou dando mais atenção ao cabelo para que ele dure o tempo máximo. Em relação à manutenção (colocar as mechas que caíram) e remoção, peça para a cliente fazer sempre no mesmo salão, se possível com o mesmo profissional.
Link: Cabelos

/
Como usar Bobes


Na verdade, bobes nunca saíram de moda. Nos salões, ainda são bastante utilizados. Você pode usar em casa e também criar “looks” diferentes. Existem diversos tipos de bobes, sendo que seus custos são baixos. Cada modelo é indicado para um tipo de cabelo. Você pode ir do liso ao cacheado usando o modelo ideal.

Tipos de Bobes:


- Silicone: indicado para cabelos médios e longos. Deixa os cachos mais abertos, com uma ondulação mais fina.

- Espuma: indicado para cabelos curtos e médios. Oferece uma ondulação mais definida da raiz às pontas. Em cabelos longos, pode marcar os fios.

- Bigudinho: para cabelos longos. Dá um jeito de ondas sem definição.

- Velcro: para cabelos de todos os comprimentos. Proporciona balanço aos cabelos e pode ser usado em cabelos secos ou molhados.

Dicas:



- O tamanho dos bobes é que vai determinar seu estilo. Os maiores alisam; os médios e pequenos cacheiam mais.

- Se seus cabelos forem muito crespos, faça uma escova antes de colocar os bobes.

- Ao usar bobes, separe os cabelos em mechas finas, acompanhando a largura do bobe.

- Enrole das pontas para a raiz, no sentido horizontal para ter cacheado, ou na vertical para um resultado espiralado.

- Bobes frouxos não modelam; eles devem ficar firmes.

- Secar ao natural leva em torno de três horas.

- Você pode optar por usar bobes com os cabelos úmidos, molhados ou secos. Os tradicionais são os indicados para serem usados em cabelos molhados e úmidos.

- Evite prender um bobe no outro para não quebrar os fios.

- Cabelos curtinhos e franjas pedem bobes pequenos.

- Nunca solte os bobes antes dos cabelos esfriarem. Finalize com jato de ar frio para dar brilho aos cabelos.

OBS: Modeladores, mousses, fixadores, sprays de brilho e leave-in sempre devem ser usados com os bobes, aliás, são muito bem-vindos.

/


Dicas de Moda



Como se vestir bem no dia-a-dia?
/
A rotina do dia-a-dia já foi cantada por grandes poetas da música brasileira, como Chico Buarque e Caetano Veloso. Por mais que a gente tenha um trabalho agradável e uma vida boa, uma hora ou outra a gente se vê enredado - de um lado, pela velocidade e obrigações de todo dia e, por outro, pela mesmice de ter que repetir uma rotina entediante. A moda, que trata de nos provocar o tempo todo com novidades, tem por objetivo principal estimular o consumo e, às vezes também nos pressiona a estarmos na última tendência. Isso pode ser exaustivo. Devemos, no entanto, nos utilizar da moda sempre que possível para quebrarmos a rotina e exercitarmos a criatividade relacionada à expressão pessoal. Mas, para conseguir se divertir com a moda, primeiro é preciso tirar da frente as necessidades, para só então lidar com a diversão e o supérfluo.
/
Ocasiões de uso
/
Esse termo é utilizado na moda para determinar as segmentações dentro de uma coleção. Vamos levantar algumas questões; ao respondê-las, você estará traçando suas particularidades, tendo em vista as ocasiões de uso, ou seja, as situações que você vive e do que você precisa. Você trabalha fora? Qual o estilo que você precisa ter no trabalho? Formal careta? Formal moderno? Estiloso, fashion? Uniforme?
/
Com quais peças você se sente melhor? Vestido? Terno? Tailleur? Saia e blusa? Calça e camisa? Jeans e camiseta? Qual a freqüência de lavagem? Pode repetir a roupa no trabalho ou precisa variar bastante?
/
Sai muito à noite? Balada ou concerto? Teatro ou cinema? E os finais de semana? Clube, sítio, praia ou shopping?
/
Bem, a essa altura já estou considerando que seu guarda-roupa está esvaziado daquilo que não serve mais e que você já separou as roupas melhores, organizando por produções.
ntão, vamos direto à próxima etapa.

Um guarda-roupa básico

Aqui vamos nos dedicar mais às mulheres, mas alguns conselhos servem aos homens também. É importante frisar a diferença de necessidades e poder aquisitivo. Abaixo, uma lista das peças básicas de um guarda-roupa clássico:
/
1 calça de alfaiataria
1 saia
1 terno
1 blazer
1 jeans
1 camisa branca
1 cardigan
1 trench-coat
1 vestido pretinho básico
1 vestido leve
1 jaqueta jeans ou de couro
1 xale ou pashmina
1 pantalona Camisetas variadas e coloridas
1 top chique ou de tricô
1 short de alfaiataria
1 tênis
1 bota
1 sapato fechado
1 sapatilha
1 sandália alta
1 vestido de festa
1 bolsa para todo dia
1 bolsa, sacola ou mochila para o fim de semana
1 bolsinha toalete de festa
/
A montagem desse guarda-roupa básico, o importante é que ele seja todo coordenado, possibilitando que as peças possam ser usadas umas com as outras. Para isso, as cores devem ser básicas, neutras, combinando entre si. Branco, preto, tipos de cinza, marfim, bege, marinho, off-white são perfeitas. São bem-vindos também os cáquis e marrons.
/
Com as cores combinadas e básicas, várias coordenações são possíveis.A saia pode ser usada com a camisa branca, com as camisetas e com o top. A saia com camisa pode ser usada com blazer, com cardigan, com jaqueta ou trench-coat. Isso também deve se repetir com as camisetas, com o top de seda etc. Assim, multiplicam-se as possibilidades.
/
Procure as peças mais confortáveis, com elastano, as malhas que deixam você livre para resolver seus problemas. Evite peças que saem do lugar, com detalhes demais ou muito curtas e decotadas, principalmente para o trabalho.
/
Outro conselho é "fazer a cadeira", ou seja, escolher na véspera a roupa que vai ser usada pela manhã, assim o sono não vai interferir na sua produção, nem no seu humor.

Link: Dicas de Moda.
Link: Organizando o guarda-roupa.


Fazendo a cabeça


/
/
Relaxamento Seguro
Para quem tem cabelo cacheado, crespo ou muito crespo, Force Relax é a linha indicada, pois atende ao que a maioria das brasileiras querem: relaxar os fios e nutrir ao mesmo tempo. O relaxamento é à base de guanidina e funciona com o sistema Fibra-Injet. Como a maioria dos brasileiros tem cabelos ondulados, pode-se afirmar que é um produto desenvolvido para mulheres multi-étnicas. O produto fortalece a estrutura da fibra capilar, dando disciplina e maciez aos cabelos.

Há dois milhões de mulheres fazendo algum tipo de tratamento que altera a forma natural de seus fios, segundo pesquisas da L’Oréal. O Force-Relax é resultado da junção de alta tecnologia com ingredientes naturais, garantindo uma injeção intensa de nutrientes que restauram o interior da fibra capilar durante todo o processo de relaxamento.
Conheça a linha profissional e também a de manutenção, que será vendida somente nos salões:

Pré-tratamento Preenchedor Catiônico: reconstrói as zonas danificadas e protege o cabelo durante o processo de relaxamento

Creme de Relaxamento Guanidina: creme redutor enriquecido com nutrilipídios botânicos.

Ativador de Guanidina: com Carbonato de Guanidina, é o produto que ativa a ação do creme de relaxamento.

Shampoo Neutralizante: Restabelece o pH, limpa o couro cabeludo e remove os resíduos químicos.
SAC L’Oréal: 0800 701 7237
/
/

Embelleze traz “Novex Beleza Pura 12 em 1”
/
“Novex Beleza Pura 12 em 1”, da Embelleze, reconstrói a fibra capilar e une queratina, silicone, manteiga de karité, ceramidas entre outros sete benefícios na mesma composição. Mesmo sendo para uso profissional, o produto pode ser utilizado em casa.

Conheça a eficiência de alguns componentes:

Mel: Forte na hidratação.
Óleo Semi di Lino: Reveste os fios, aumenta o brilho e deixa o cabelo com mais movimento.
D-Pantenol: Fecha as cutículas e protege o cabelo de agentes externos.
Proteínas do leite: Nutre.

SAC: 4003 2667 (Para todas as capitais, exceto RJ)
0800 881 2667 (Rio de Janeiro e cidades do interior do Brasil)

www.embelleze.com
/
/
Hidra Color para recuperar e revitalizar cabelos tingidos
/
A Truss acaba de lançar a ampola Hidra Color ideal para quem tinge os cabelos com freqüência. O produto tem a função de recuperar e revitalizar os fios após a coloração, proporcionando maciez e maior durabilidade da cor.
/
Principais Ativos da ampola Hidra Color:

Óleo de Buriti: Brilho e Durabilidade da Cor;
Silicones: Hidratação;
Queratina: Proteína composta por 18 aminoácidos que reestrutura e reconstrói a fibra capilar, mantendo em equilíbrio a umidade do fio de cabelo;
Glicine de Soja: Nutrição.
Mais informações: CAT (17) 3808 9900 / www.trusscosmetics.com
/
/
/
Vittuira lança linha de manteigas hidratantes
/

A Vitturia Cosméticos lança uma linha completa de Manteigas de Hidratação Capilar, composta por:
Manteiga hidratante capilar Castanha do Brasil e Murumuru indicada para cabelos secos, ressecados e desvitalizados - auxilia no equilíbrio natural dos cabelos secos, desvitalizados e sem vida.
Manteiga Hidratante Capilar Macadâmia e Karité indicada para cabelos tintos e com reflexo ou quimicamente tratados.
Manteiga Hidratante Capilar Maracujá e Illipê para cabelos oleosos, finos e quebradiços - age no tratamento e equilíbrio da oleosidade excessiva dos fios.
Manteiga Hidratante Capilar Andiroba e Cupuaçu foi desenvolvida para tratamento dos cabelos normais. desvitalizados e sem vida.

Outras informações pelo SAC: 0800 400 7001 ou no site: www.vitturia.com.br
/
/
/
Maxiline: alisa e hidrata
Para quem quer alisar, relaxar e até mesmo reduzir o volume ou retirar o efeito ressecado dos cabelos, a Maxiline lança a Linha Ondas. Trata-se de um sistema avançado de transformação a base de guanidina.

O resultado vai muito além de um relaxamento ou alisamento, já que contém ingredientes como Manteiga de Oliva e o Cupuaçu, responsáveis pela ação antioxidante e hidratante. O efeito do produto aumenta com o Bioex Cereais, uma solução com Extrato de Aveia, que restaura e protege os fios.
As etapas do tratamento:
/


Protetor de Couro Cabeludo Ondas – Etapa 1
Protege o couro cabeludo, minimizando a formação de resíduos, mantendo a integridade da estrutura capilar.

Hidróxido de Cálcio Ondas – Etapa 2
Junto com o Carbonato de Guanidina, há o amolecimento da fibra capilar e isso favorece a reestruturação dos fios, deixando-os com brilho, macio e sem volume.

Carbonato de Guanidina Líquido Ativador Ondas – Etapa 3
Com o Hidróxido de Cálcio, há o amolecimento da fibra capilar, favorecendo uma nova reestruturação dos fios, deixando-os com brilho e macios.

Shampoo Neutralizante Indicador Ondas – Etapa 4
Estabiliza o nível do pH, chegando a um ponto neutro. Também indica se há resíduos da química usada para relaxar ou alisar. Minimiza o inchaço da fibra, suaviza a cutícula e mantém a integridade da fibra capilar.

Condicionador Repositor Hidrogeniônico Ondas – Etapa 5
Finaliza o processo de neutralização, confere poder restaurador, recuperando o brilho e deixando os cabelos com flexibilidade natural.

Hidratante Capilar Reconstrutor Ondas – Etapa 6
Hidrata, preenche as cavidades danificadas por processos químicos. Devolve a sedosidade dos cabelos.

Máscara Finalizadora Ondas – Etapa 7
Ação filmógena, hidratante, proteção térmica e solar, além dar brilho.
SAC: (31) 3429-9222
www.maxibrasil.com.br
/
/
/
Hair Way Blue


A Itallian Hairtech desenvolveu uma linha de tratamento capilar que restaura e recupera os fios danificados pelas agressões causadas pelo verão. A nova linha Hair Way Blue é considerada uma inovação tecnológica, que alia a praticidade da aplicação e surpreende pelos profundos resultados. Ao todo são três produtos específicos para hidratação rápida das madeixas. O shampoo, a máscara e o complexo de hidratação são cosméticos que garantem resultados para o recondicionamento, conheça a linha.

Shampoo: Com formulação rica em ativos e desenvolvidos com a mais alta tecnologia, o produto recupera a vitalidade dos fios, proporcionando hidratação e brilho aos cabelos.

Máscara Recondicionante: Recupera o condicionamento e o brilho dos cabelos danificados.

Complexo de Hidratação: Excelente para hidratação rápida dos fios, ideal para cabelos quimicamente processados.Desenvolvida com a mais alta tecnologia, sua formulação reequilibra o pH, proporcionando a rápida hidratação, selamento de cutículas, condicionamento e brilho.
Itallian Hairtech
(11) 6195-8883
- www.itallianhairtech.com
/
/

Cuidados na depilação

/


Responda rápido: o que fideliza a cliente na hora da depilação? Se você respondeu tornar o processo doloridíssimo (sim, não adianta dizer que não vai doer nada) o menos incômodo possível, acertou. O problema é saber como fazer isso com propriedade, ou seja, ter realmente um conhecimento de causa tanto na hora de executar a tarefa quanto no momento em que surgem as perguntas sobre o processo. Para isso, pedimos à dermatologista Claudia Magalhães, da Clínica Magalhães, de Recife e à esteticista Regina Jordão, proprietária do instituto de depilação Pello Menos, no Rio de Janeiro, que respondessem as dúvidas mais comuns sobre o assunto.
/


1. Cera quente causa varizes?
Não. As ceras depilatórias – fria, morna ou quente – têm ação apenas superficial. As veias e vasinhos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, ou seja, a temperatura não provoca nenhum problema. Porém, clientes que sofrem com varizes de grosso calibre, escuras e com muito relevo, costumam ter o local inchado e naturalmente dolorido. Por isso, a fim de evitar desconfortos, ela deve consultar o médico antes de fazer a depilação.

2. Depilar a quente dói menos que a frio?
Sim. Além de atuar como relaxante, a cera quente dilata os poros facilitando a retirada do pêlo. Por isso, pessoas com alta sensibilidade devem ser atendidas com esse tipo de produto.

3. É preciso esperar 30 dias para repetir a depilação?
Isso é falso. Os pêlos têm diferentes velocidades de crescimento. Portanto, após 15 a 20 dias, já existem, em geral, fios suficientes para uma nova depilação. “Além disso, 28 dias é o tempo para a pele se reepitelizar quando existe um processo ablativo, que fere sua superfície. Não é o caso da depilação com cera, desde que corretamente realizada”, explica a doutora Cláudia.

4. A cera deixa os pêlos mais finos?
Não. Mas, por conta das diferentes velocidades de crescimento dos pêlos, têm-se a impressão de que eles diminuem com o tempo.

5. Quem tem alergias cutâneas pode depilar com cera quente?
Depende. Se a cliente sofre de eczema atópico (asma da pele) é muito importante nunca depilar uma área irritada. Além disso, é preciso checar se há histórico de alergia a algum dos componentes do produto.

6. A cera quente faz os pêlos crescerem mais depressa do que a cera fria?
Não importa o método usado. Toda retirada dos pêlos pela raiz faz com que eles levem, em média, de 20 a 25 dias para crescerem novamente.

7. Se aplicada com freqüência, a cera quente provoca flacidez nas regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e no buço?
Não. O puxa-puxa, apesar de dolorido, tem ação superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante a depilação.

8. Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pêlos dão às mucosas?
De certa forma, sim. “Os pêlos fazem parte do sistema de defesa da nossa pele. Qualquer tipo de depilação é uma agressão que fragiliza o organismo e predispõe a região genito-anal à contaminação por agentes externos como fungos e bactérias”, destaca a dermatologista Cláudia.

9. Retirar os pelinhos que sobram com a pinça os deixam mais fortes?
É pura bobagem. Os pêlos que resistem à cera devem ser retirados com pinça para dar acabamento. Na depilação a quente, a pele fica relaxada e os poros, dilatados, fazendo com que os fios fiquem desprendidos de sua raiz, facilitando a extração.

10. A cera quente escurece a pele?
Sim. As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera for aplicada sobre uma lesão. O produto tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.

11. A cliente deve intercalar o uso da cera com o da lâmina para não irritar a pele?
As reações pós-depilação variam de acordo com cada um. Algumas pessoas não sentem praticamente nada. Vale lembrar que as donas de fios volumosos e grossos estão mais sujeitas à irritação e ao encravamento.

12. É verdade que o calor do verão eleva a temperatura da cera, piorando a vermelhidão?
Não. A temperatura interna de cada pessoa é que muda conforme o clima, tornando a depilação mais suportável ou não.

13. A cera quente faz com que os fios encravem mais?
Qualquer forma de depilação que puxe os pêlos pela raiz (ou seja, com o bulbo capilar), como é o caso das ceras e dos aparelhos elétricos, propicia o encravamento dos fios, já que, quando voltam a nascer, alguns não conseguem romper a superfície da epiderme. A lâmina de barbear corta rente à pele, por isso eles não encravam. Para evitar o problema, deve-se fazer sempre uma exfoliação.

/
Depiladora nota 10
Uma boa profissional deve evitar...





• Comentar como a cliente está peluda.
• Dizer que não vai doer nadinha.
• Ressaltar que os pêlos dela são grossos e escuros.
• Explicar que a depilação vai deixá-la “limpinha”.
• Insistir em fazer a depilação íntima
• Exceder na quantidade de cera lambuzando a roupa da pessoa.
• Usar piranha para prender a calcinha durante a depilação da virilha.
• Espirrar, tossir ou assoar o nariz diante da cliente.
/
E deve sempre...
• Higienizar as mãos antes de qualquer procedimento.
• Manter as unhas curtas e limpas.
• Usar luvas e máscara no rosto.
• Dar uma calcinha descartável para quem for depilar a virilha ou, então, amarrar a calcinha da cliente com uma fitinha e, depois, descartá-la.
• Trabalhar com espátula e pinça descartáveis.
• Trocar o papel da cama à vista da cliente, inclusive quando ela for virar de costas para depilar a parte posterior das pernas, já que o papel sempre rasga.
• Testar a temperatura da cera antes de aplicá-la sobre a pele.
• Ter calma na hora da aplicação.
• Conversar com a cliente e esclarecer todas as suas dúvidas.
• Limpar as áreas depiladas com lenços umedecidos.
• Oferecer desodorante spray sem álcool para quem acabou de depilar as axilas.
/


Link: Cabelos.



Pontas duplas: o que funciona, o que disfarça e o que é balela



As donas de cabelos longos têm uns probleminhas em comum: fios ressecados e pontas fragilizadas e que teimam em se dividir em duas, três, e, às vezes, até em cinco – acreditem, existe até ponta quíntupla! A causa é a falta de hidratação e desgaste da fibra capilar. Sendo assim, o resultado é cabelo com aspecto ressecado, áspero e pontas que saltam aos olhos.

Na verdade, o fio capilar é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. No cabelo saudável, essas três camadas são completamente unidas e seladas tal como mãe e filhas graças à proteína ceramida e à gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.

Como se esse fato não fosse o bastante, a falta de cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes e, o uso do secador e da chapinha ajudam, e muito, a desgastar os fios, gerando as temidas – e tenebrosas – pontas duplas, que denunciam instantaneamente a falta de saúde dos fios.

Dicas que funcionam
1-Prevenção
Como maneira de prevenção, aposte em cuidados especiais, hidrate as madeixas semanalmente em casa e quinzenalmente no salão. Além disso, repare as pontinhas de três em três meses, no máximo.

“Mesmo que a pessoa cuide muito dos fios, eles não deixam de sofrer o efeito do envelhecimento e do desgaste natural. Sendo assim, o corte freqüente é necessário para todas. Se a pessoa mantiver a saúde dos fios sob controle, certamente no período de três meses vai precisar aparar no máximo um centímetro do fio”, garante Marina Silveira, do salão Sammy Class.

- Durante a lavagem, não deixe cair água quente no couro cabeludo. “Isso pode irritá-lo, gerar feridas e deixar os fios mais ressecados”, alerta Rosely Grossmann, química responsável pela formulação da linha Éh Cosméticos.

- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante em de preferência com FPS. “O leave-in é um ótimo aliado contra o ressecamento das pontas. É bom usar sempre”, indica Marco Antonio de Biaggi, o cabeleireiro das famosas.

- Seque os cabelos com no mínimo 15 centímetros de distância entre o secador e os fios e procure passar um protetor nos fios antes de secá-los.

- Lave os cabelos no mínimo em dias alternados. “No Brasil, não temos a necessidade de lavarmos menos os cabelos. Dá para lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho, além de evitar o ressecamento crescimento dos mesmos”, afirma Rosely Grossmann.

- Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.

- Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.

- Se você faz chapinha, descolore, é adepta da escova progressiva, dos alisamentos e dos relaxamentos, e frequentemente tinge os fios, melhor cuidar melhor deles. Procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

- Mesmo que seu cabelo seja o que chamamos de “virgem”, não deixe de fazer hidratações em casa. Uma vez a cada quinze dias é suficiente.

2- Tratamento
Como não queremos enganar você, seremos curtas e grossas: O tratamento das pontas duplas é o corte dos cabelos e ponto final. “Só mesmo cortando para eliminar esse problema”, confirma a cabeleireira Marina.

Apesar disso, o cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door, um verdadeiro um esquadrão antipontas duplas. Primeiro, preparou uma lavagem especial que esfolia os fios e faz uma máscara de colágeno para fortalecer as fibras e hidratar o cabelo. A ação do colágeno é potencializada com a ajuda de laser, que aumenta a absorção e ajuda na restauração do fio.

Para potencializar o efeito da lavagem, na seqüência, é feito um corte especial com uma tesoura que alcança 120ºC e cauteriza a ponta.

Se o seu medo é que o corte mexa no comprimento dos fios, aposte no “corte bordado”, ideal para eliminar apenas as pontinhas mais estragadas.


3- Disfarce
A boa notícia é que se você vai a um evento importante, quer impressionar alguém ou apenas dar uma aliviada naquele aspecto “palha” que seus cabelos apresentam, dá pra disfarçar as pontas duplas gastando bem pouquinho e obtendo resultados certeiros, porém, não duradouros.

Para esse “make capilar” os dois melhores aliados são os leave-in – novamente eles - e os reparadores de silicone. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as pontas apenas até a próxima lavagem. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas e evita a perda de água, melhorando a hidratação. Além disso, esses amiguinhos também têm o poder de proteger o fio por fora, o que garante que a estrutura interna ganhe tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo.

“O silicone e os óleos reparadores de pontas auxiliam muito, mas desde que usados apenas nas pontas. Por isso, recomendo que as mulheres carreguem um vidrinho na bolsa, pois esses finalizadores também ajudam a assentar os fios e a manter o penteado por mais tempo", garante Celso Kamura.

Se você for adepta do silicone e passá-lo diariamente, utilize um shampoo anti-resíduo uma vez por semana para retirar o excesso desse produto e limpar os fios profundamente.

Outra dica é, juntamente com o uso de silicone, dar uma difarçadinha com grampos, um rabo-de-cavalo e até alguns acessórios mais exóticos, como uma faixa ou um lenço, por exemplo. Use sua imaginação, mas só não abuse muito para não quebrar e ressecar ainda mais os fios. Proteja-os bem.

4- Balela pura
Alguns mitos a respeito das pontas duplas precisam ser desmascarados para o seu bem e o bem do seu bolso. Confira:

- Se você compra reparadores de pontas achando que eles vão selar as escamas novamente e indefinidamente, esqueça. O efeito dura apenas até a próxima lavagem.

- Shampoos e condicionadores que prometem acabar com as pontas duplas são mentirosos. Eles podem preveni-las, se forem grandes emolientes e hidratantes. Funcionam nesse caso como prevenção, e não como tratamento.

- Não acredite que seus fios devam ser lavados no mínimo uma vez a cada dois dias. Eles podem, sim, serem lavados diariamente. “A falta de lavagens deixa o cabelo com acúmulo de impurezas, deixa a raiz oleosa e, por fim, resseca as pontas”, explica a especialista Rosely Grossmann.

- Mesmo que você hidrate os cabelos e que a saúde deles seja ótima, é necessário aparar as pontinhas de três em três meses.

- Vitaminas, anticoncepcionais e simpatias não adiantam e não vão “restaurar” as pontinhas desgastadas.

- Uma boa alimentação ainda pode ser uma forte aliada para a saúde e o “não-ressecamento” dos fios. Não confie apenas nos produtos.

- Para disfarçar as pontas duplas, utilize o silicone apenas nas pontinhas mesmo, o restante dos fios já possui uma oleosidade natural e não precisam desse tipo de produto.

Link: Cristiana Arcangeli

O liso perfeito de Bárbara Borges
A Clarissa, de Duas Caras, conta como conseguiu domar os fios rebeldes e ter um cabelão liso de dar inveja
/

Metamorfose ambulante

Bárbara fala sobre seu cabelo como se estivesse contando uma história de novela. “Quando era criança, ele era liso. Depois começaram a surgir os cachinhos. Todos achavam lindo, só que foi ficando cada vez mais volumoso”, lembra. Já na fase de paquita, a moça começou a fazer várias experiências com químicas. Primeiro foram as luzes, depois os vários tons de louro, até chegar ao claríssimo (o tom natural é louro cinza). “Só não tinha coragem de cortar, porém adorava brincar com as cores”, diverte-se.

Em 2001, quando deu vida à Luíza, em Porto dos Milagres, sua primeira novela, aparecia com o tom castanho mais escuro, mas até então só conhecia o alisamento através das escovas.

Sua primeira experiência de domar os cachos foi em Malhação, quando interpretou a vilã Taíssa. “Fui apresentada a uma técnica francesa chamada defrisagem. Achei maravilhosa, porque estava em uma fase que nada dava jeito aos fios de tantas loucuras que já havia feito no cabelo. Além de mudar de cor muito rápido, não hidratava”, recorda. Antes disso, a atriz passou por um susto. Notou uma acentuada queda, que detonou até uma crise de choro. “Um dia passei a escova e saiu um monte de cabelo na minha mão. Fiquei desesperada e vi que era hora de dar um tempo, nutrir os fios”.
/
Domando os cachos

A atriz confessa não sentir muita saudade da época em que costumava fazer mil e um truques para conviver com o crespo. “Era muito trabalho. Andava com um modelador de cachos na bolsa”, ri. Depois de algumas defrisagens e uma experiência rápida com a escova progressiva, Bárbara diz ter acertado com o cabeleireiro Márcio Mello, do Rio de Janeiro. O profissional cuida das madeixas da loura há aproximadamente três anos e escolheu a técnica de Realinhamento Térmico da marca japonesa Q 8. Segundo ele, é um dos mais recomendados para quem gosta de fazer mechas ou descolorações. O hairstylist trabalha o cabelo da atriz de modo que ele fique com leve ondulação. “Bárbara gosta de variar e assim os fios ficam mais maleáveis e não com aspecto alisado. Quando ela quer mais liso, faço uma escova que, por conta do realinhamento, dura muito mais tempo”, revela.

A atriz se submete a rituais semanais de hidratação (a máscara preferida é a Hidro Mask, System Professional) e uma vez por mês faz a restauração profunda com o Penetrait, Sebastian. Márcio também é responsável pela balayage da atriz. “Misturamos os tons amêndoa, louro acinzentado extra-claro e um descolorante da Wella Professionals”.

Bárbara é só elogios para o cabeleireiro. “Depois desse tratamento, meu cabelo cresceu muito e tenho que ficar jurando o tempo todo que não é megahair”, brinca a atriz, acostumada a aparar as pontas a cada dois meses.

Link: Cabelos
Nova moda das dietas: substâncias naturais que ajudam a secar
/

Nas farmácias, na TV, nas páginas de revista e internet. Em todos os veículos a gente encontra propaganda de cápsulas e substâncias naturais emagrecedoras que resolveriam o problema da balança sem muito esforço. Elas funcionam? Oferecem risco à saúde? Substituem os remédios anorexígenos ou sacietógenos? Auxiliam no emagrecimento? Muitas dúvidas surgem quando o assunto são as cápsulas ou substâncias manipuladas ou vendidas em lojas de produtos naturais, que prometem inibir o apetite, agitar o organismo e impedir a absorção de gordura.

Na opinião do endocrinologista Filippo Pedrinola, o melhor resultado está em aderir a um programa completo de emagrecimento, com dieta, atividade física e, se necessário, medicamentos. “Os produtos naturais que prometem inibir o apetite e auxiliar no emagrecimento podem ter diversos mecanismos de ação, mas, em geral, possuem um efeito mais leve do que os medicamentos alopáticos”, explica Pedrinola.

O mais interessante dessas “pílulas milagrosas”, como estão sendo chamadas essas substâncias derivadas de plantas naturais, é que não é necessária prescrição médica, mesmo que seja mais plausível usá-las com orientação de um profissional da área da saúde, como um nutricionista ou endocrinologista. “Isso porque muitas dessas pílulas, apesar de serem naturais, apresentam contra-indicação e podem gerar reações adversas”, afirma o especialista.
/
Apesar disso, essas substâncias extraídas da natureza podem, sim, ajudar você a afinar a cintura e a dar um chega pra lá naquela fome exagerada. Portanto, prepare-se para entender esse fenômeno e receber de braços abertos o universo amigo da fitoterapia. Quem sabe você não precise abolir de vez a pizza tradicional do domingo?

Confira as principais substancias naturais do mercado (e as escolhidas entre os médicos):

1-Caralluma Fimbriata
Considerada o melhor fitoterápico inibidor de apetite do mercado, trata-se de um cacto indiano (planta da família Apocynaceae) que promete driblar o apetite e ser uma arma contra os quilos extras. Atua no cérebro controlando o apetite e reduzindo a gordura na região abdominal. Não há registro de efeitos colaterais sobre seu uso.

É utilizada há séculos pelos povos nativos de regiões como África, Índia, Arábia, Sul da Europa e Afeganistão como supressor do apetite e da sede e doador de energia.

A dosagem deve ser de 500mg a 1g por dia, sempre uma hora antes do almoço e uma hora antes do jantar.

2- Faseolamina
Componente extraído do feijão-branco, impede a absorção de 15% do carboidrato consumido e ajuda a diminuir o “peso” desses alimentos. Além disso, melhora o funcionamento do intestino porque o carboidrato não absorvido aumenta o volume das fezes e a faseolamina contém fibras. Segundo estudo da Faculdade de Medicina de Extremadura, na Espanha, a faseolamina reduz os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda a controlar o apetite também. Como conseqüência, há uma diminuição dos estoques de gordura localizados na região abdominal. Em excesso, a faseolamina pode provocar gases e diarréia.

A dosagem deve ser de 350 a 1000mg por dia, em três cápsulas diárias que devem ser ingeridas 30 minutos antes do café-da-manhã, almoço e jantar.

3-Citrus aurantium
Obtido da laranja amarga, acelera o metabolismo, promove um maior gasto de calorias e queima os estoques de gordura. Essa substância se liga a receptores encontrados no tecido gorduroso, ativando o metabolismo sem interferir no sistema cardiovascular.

Além disso, alguns estudos comprovaram que a substância, por promover mais energia, estimula a liberação de adrenalina, o que deixa a pessoa muito mais disposta. O citrus aurantium também deixa os aminoácidos mais acessíveis para a formação de proteína, o que é indispensável para quem deseja ganhar e tonificar os músculos do corpo.

A substância também tem propriedade digestiva, melhorando a absorção dos nutrientes e protegendo o estômago. Não há relatos de reações adversas.

A dosagem deve ser de 500mg por dia, em duas cápsulas. A primeira em jejum e a outra de 10 a 15 minutos antes do jantar.

4- Cáscara Sagrada
Planta medicinal que regula o intestino e combate a prisão de ventre, diminuindo a absorção de gorduras. Também é usada como laxante leve, sendo empregada no tratamento da constipação intestinal.

Deve ser tomada à noite, pois demora aproximadamente oito horas para fazer efeito. Quem sofre de doenças intestinais não deve consumir.

A planta deve ser consumida na forma de chá (uma xícara por dia) ou cápsula manipulada (uma por dia).

5- Centella asiática
Planta medicinal que combate a celulite e a gordura localizada. Auxilia na síntese de colágeno e melhora a aparência da pele. Além disso, ativa a circulação sanguínea.

Pode ser ingerida sob a forma de chá ou cápsulas manipuladas, duas vezes ao dia, ou em creme, diretamente na pele.

A absorção dessa substância pode dar alergia. Em caso de vermelhidão ou coceira, melhor suspender o uso.

6- Garcínia
Planta asiática que diminui o apetite e a vontade incontrolável por doces. Equilibra a produção de gorduras como o colesterol e os níveis de açúcar no fígado.

A substância deve ser ingerida sob a forma de chá ou cápsulas manipuladas, duas vezes por dia. Não há registro de efeitos colaterais.

7- Chá verde e chá branco
Derivados da planta Camellia sinensis, aceleram o metabolismo, aumentam o gasto energético, auxiliam a digestão e ajudam a queimar gordura, reduzindo a retenção de líquidos.

Pessoas anêmicas não devem consumir. Por conter cafeína, o consumo em excesso pode causar insônia. Essas sustâncias devem ser consumidas em chá ou em cápsulas, no máximo até às 19 horas e jamais em quantidades superiores a três ou quatro xícaras de chá ou cápsulas.

8- Ágar-ágar
Extrato de algas marinhas, inibe o apetite e melhora o funcionamento do intestino. Em contato com a água, forma uma gelatina que “enche” o estômago e garante saciedade.

Não deve ser consumido por pessoas com intestino solto ou problemas gástricos, como úlcera e gastrite. Pode ser consumido em cápsulas ou em pó, 30 minutos antes do almoço ou jantar.

9- Slendesta
Última novidade na área, trata-se de um extrato de batata que é capaz de estimular a secreção de um mensageiro químico conhecido como colecistoquimina (CCK). De acordo com alguns estudos publicados na literatura médica, a CCK tem a capacidade de aumentar a saciedade e, sendo assim, reduzir a vontade de comer.

Portanto, o Slendesta interage de forma natural com o organismo, possibilitando o envio de sinais para o cérebro, do tipo: “Eu estou satisfeito. Pare de comer”. Dessa forma, as pessoas ingerem uma quantidade menor de comida e conseguem controlar as “beliscadas” entre as refeições, "desligando" o interruptor da fome.

O ingrediente, que não apresenta efeitos colaterais e está sendo estudado por empresas alimentícias que pretendem pode utilizá-lo em barras de cereais, suplementos, produtos panificados, massas, snacks, biscoitos, e alimentos para dietas controladas e de redução de calorias.

Observações importantes
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está alertando as pessoas para que escolham bem a farmácia de manipulação ou os laboratórios responsáveis pela manipulação dessas substâncias naturais.

Muitas fórmulas prontas são comercializadas de maneira inadequada e sem nenhuma fiscalização, o que pode prejudicar a saúde de quem as consome. Além disso, alguns laboratórios e farmácias podem introduzir substancias químicas na composição das cápsulas.

Também fique de olho na concentração das substâncias naturais e, qualquer dúvida, não deixe de consultar um especialista – nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista.


/


Tratamentos campeões (ainda melhores) contra flacidez, gordurinha, celulite.


Se você é do tipo que se cuida: não está acima do peso e quer apenas se livrar de um pneuzinho, firmar a pele da barriga, dar um levantada no bumbum... Para isso, vale, sim, recorrer aos tratamentos estéticos. Estas máquinas, que já faziam sucesso nos consultórios, ganharam um upgrade. São novos dispositivos que agem em diversas frentes ou de forma mais profunda, garantindo melhor resultado. Mas prepare o bolso! Como estamos falando de tecnologias de ponta e de equipamentos importados, o investimento é grande.

Para acabar com a celulite e a flacidez, aposte no VelaShape

Três tecnologias uniram forças para acabar com os furinhos insistentes no bumbum e nas coxas. Estamos falando da endermologia, da radiofreqüência e dos raios infravermelhos. A dermatologista Ana Lucia Récio, de São Paulo, explica a ação de cada uma delas: a primeira, uma espécie de vacuoterapia – rompe as traves sob a pele, que formam a depressão, faz as vezes de uma drenagem linfática e facilita a penetração das duas outras energias. A luz da radiofreqüência contrai as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. Os raios infravermelhos também têm influência sobre a flacidez, mas de maneira superficial. Assim, com a pele mais firme, forma-se uma barreira de sustentação para conter a ondulação das células de gordura. São recomendadas de 10 a 16 sessões (uma ou duas vezes por semana). Cada sessão custa cerca de 350 reais*.
/
Sem flacidez nem gordura localizada graças ao Accent XL com ponteira Unilarge

Também utiliza a energia de radiofreqüência, que, por meio do calor, contrai as fibras de colágeno, firmando a pele. A novidade é uma nova ponteira (o cabeçote do aparelho), a Unilarge. Ela permite um número de disparos maior para deixar o tratamento mais rápido e seguro, além de menos dolorido. “Com esse dispositivo, o calor é distribuído de forma mais uniforme e profunda, característica necessária para agir sobre a camada de gordura, deixando esse tecido compactado, mais murchinho”, explica Leticia Nanci, dermatologista de São Paulo. Assim, o tratamento age em três frentes: flacidez, gordura localizada e, de quebra, celulite. O Accent XL demanda de 10 a 15 sessões, uma ou duas vezes por semana. O preço varia de 500 a 800 reais*
a sessão, dependendo da área tratada.


Detonar a gordura – sem dor – é a missão do novo Ultrashape.

Ele já foi batizado de lipo sem cortes já que promete detonar a gordura localizada sem a necessidade de uma cirurgia. As ondas de ultra-som focais, tecnologia utilizada nesse procedimento, demonstraram ser capazes de romper as células de gordura, mas de pequenas regiões como um leve pneuzinho nos flancos ou um excesso de gordurinha ao redor do umbigo ou no culote. Caso contrário, haveria o perigo de aumentar as taxas de triglicérides no sangue – risco para a sua saúde como o entupimento das artérias. A segunda versão do aparelho – Contour I by Ultrashape –, agora com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vem com software mais moderno que permite fotografar a paciente para acompanhar a evolução do tratamento. “Além disso, disponibiliza três níveis de energia, o que diminui o desconforto, uma espécie de formigamento, que algumas mulheres sentem”, fala Letícia Nanci. O tratamento completo inclui três sessões (com um intervalo de um mês entre elas). Cada sessão custa de 1 a 2 mil reais*, dependendo da área tratada.


Menos flacidez e gordurinhas com o Thermacool Deep.

/
Esse aparelho, outro de radiofreqüência, já é bastante conhecido para dar maior firmeza ao corpo e ao rosto. Agora, uma nova ponteira, a Deep, por agir de forma mais profunda e atingir a camada de gordura, permite remodelar regiões não só com flacidez mas também com pequenos áreas de gordura localizada. Por meio de calor, a energia da radiofreqüência contrai as fibras de colágeno, deixando a pele mais densa e firme. “Além disso, consegue compactar o tecido adiposo (e não romper as células de gordura), melhorando o contorno corporal”, explica Letícia Nanci. “Justamente por isso, existe a paciente certa para o procedimento: mulheres no seu peso ideal, mas que tenham uma ou outra dobrinha, de preferência, com flacidez”, indica Ana Lucia Récio. Barriga, parte de trás das coxas e bumbum (bem nas bochechinhas) costumam dar bons resultados. O Thermacool Deep é feito em uma única sessão anual e o preço varia de 4500 a 7 mil reais* de acordo com a área que for tratada.


* Preços médios pesquisados em março de 2008.

Link: Boa Forma
Danças sensuais para seduzir e entrar em forma


Depois que a atriz Flávia Alessandra apareceu maravilhosa na novela Duas Caras, da Globo, dando piruetas de pole dance, as danças sensuais caíram no gosto popular. E não é para menos, afinal, qual mulher não gostaria de enlouquecer os homens como a atriz fazia na novela?

Acontece que as danças sensuais oferecem muito mais do que a chance de enlouquecer o sexo masculino. Elas trazem benefícios para o corpo porque trabalham a musculatura, gastam calorias e também atuam na auto-estima da mulher, deixando-a mais confiante no seu poder se sedução.

Existem três danças sensuais muito famosas: a pole dance, que estourou no Brasil recentemente, o strip tease, muito conhecido por mulheres que desejam seduzir maridos e namorados, e a dança do ventre, uma das mais antigas danças do mundo.

Estas três danças também garantem conhecimento do próprio corpo e muita satisfação, alegria, energia e vitalidade. Precisa dizer mais? Conheça um pouco mais sobre cada uma e escolha a sua preferida.

/
Pole dance
Também conhecida como dança do poste e até mesmo dança das strippers, a pole dance ficou conhecida no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos e na China, quando a atriz Demi Moore, no filme Strip Tease, mostrou todo o poder de uma mulher ao contracenar com um poste de forma sensual.

A dança é composta por movimentos de ginástica, balé e dança moderna, o que resulta em um mix de passos, alguns mais fáceis, outros bem difíceis, que reforçam a sensualidade das praticantes, além de mexer com os músculos. “A pole dance trabalha o corpo todo, mas dá mais ênfase ao tronco, coxas, abdômen, bíceps, tríceps e panturrilha. É uma ótima atividade física porque proporciona ao praticante maior flexibilidade, coordenação motora e definição corporal, além de queimar, em média, de 300 calorias em uma aula de nível intermediário”, garante a personal trainer Kelly Magalhães.

Porém, é importante enfatizar que os músculos só serão trabalhados de forma eficaz na dança se o praticante fizer, também, exercícios de musculação com a supervisão de um professor de educação física. "Se não houver a prática da musculação, o praticante não conseguirá uma boa performance no mastro porque é preciso um pouco de força para conseguir realizar grande parte dos movimentos”, afirma Kelly.

Segundo a personal, qualquer pessoa pode praticar esta dança, com exceção apenas para quem tem problemas na coluna. “Vale ressaltar que antes de fazer qualquer atividade física as pessoas devem passar por uma consulta médica, para avaliar as condições físicas e descobrir se ela possui alguma restrição”, explica.

Uma dica para quem pretende praticar o Pole Dance é não usar óleos, cremes e loções nos dias das aulas, pois estes produtos podem deixar o mastro escorregadio e extremamente perigoso. “O ideal é que a pessoa limpe muito bem o mastro antes de iniciar a atividade para remover qualquer gordura e ter o máximo de aderência”, complementa Kelly.

Strip tease
O strip tease é, na verdade, um ato, que geralmente envolve uma dança, no qual uma pessoa se despe completamente para outra pessoa, de forma a excitá-la sexualmente. “Trata-se de uma atividade divertida e energética que promove movimentos sensuais de dança. É um exercício aeróbio que tem como meta a diversão, o lúdico, com a vantagem de não ter contra-indicações, ou seja, qualquer pessoa pode praticar”, afirma Kelly Magalhães.

Além de trazer uma alegria enorme em satisfazer uma outra pessoa, o strip tease proporciona, em média, a queima de 150 calorias. “Na verdade, a queima calórica depende da intensidade do exercício. Se você estiver animada, pode gastar muito mais, além de trabalhar os músculos dos glúteos, coxas, abdômen, pernas e braços”, garante a personal trainer.

Dança do ventre
Segundo a professora de dança do ventre, Roberta Sariello, esta dança provavelmente é originária de cerimônias religiosas do antigo Egito. Nesta época ela era uma forma de homenagear as deusas da fertilidade. Ao Ocidente ela só chegou por volta do século XIX, trazida pelos árabes em suas conquistas. ”Na minha opinião, a dança do ventre é a mais sensual de todas as expressões corporais, além de ser uma das mais antigas danças conhecidas. É uma dança mágica e envolvente”, diz Roberta.
/
Como o nome da dança indica, sua atenção concentra-se em movimentos do quadril e do ventre, mas isso não significa que outras partes do corpo não sejam trabalhadas nas aulas. Muito pelo contrário, a dança do ventre traz inúmeros benefícios para o corpo porque trabalha de forma integrada com os aspectos físicos e psicológicos.

“Entre os benefícios podemos citar o desenvolvimento da coordenação motora, da capacidade de memorização, da consciência corporal e da musicalidade. Também percebemos melhoras na postura, na flexibilidade, na movimentação e no fortalecimento de grupos musculares das pernas, braços, costas, abdômen e musculatura pélvica, e articulações, redução dos sintomas da TPM e das cólicas menstruais”, garante a dançarina, que acrescenta ainda: “a dança do ventre ajuda também a definir o corpo e a emagrecer. E que fique bem claro que a dança do ventre não dá barriga como dizem por aí!”

Segundo Roberta, a prática não possui restrições de idade ou tipo físico. A dança é indicada para qualquer mulher que queira se divertir e obter seus inúmeros benefícios. A única ressalva é com relação às crianças. “Por se tratar de uma dança que envolve sensualidade e feminilidade, a professora deve ser mais cautelosa com crianças, ensinando a arte de uma maneira mais divertida”, explica.

Apaixonada pela dança do ventre, Roberta Sariello iniciou na prática aos 13 anos. “Fiz minha primeira aula e nunca mais parei. Fiquei encantada. Quando danço me sinto bem, alegre e, por alguns minutos, consigo esquecer dos problemas e das tensões cotidianas. Para mim, esta dança é capaz de revelar uma mulher diferente daquela do dia-a-dia, uma mulher que está escondida dentro de cada uma que a pratica. Fico muito feliz em perceber as mudanças que a dança do ventre estimula em minhas alunas. Todas se conhecem melhor e elevam sua auto-estima”, afirma a professora.

Independente de qual seja a sua escolha, é preciso ter em mente que estas danças são, antes de tudo, atividades físicas e, como toda atividade física, exigem certos cuidados. Uma consulta médica antes de iniciar qualquer prática de exercícios sempre é recomendada. Só o médico pode constatar se a pessoa possui restrições que possam a impedir de praticar qualquer uma destas danças.

Outro cuidado importante é lembrar de alongar sempre, mesmo que esteja praticando em casa. “O alongamento antes de qualquer atividade física é importante para aquecer a musculatura, ativar a circulação e, assim, prevenir possíveis lesões, além de auxiliar para que os movimentos fiquem mais soltos e fáceis de executar. Já o alongamento após a atividade diminui as tensões e dores musculares e ajuda no relaxamento. Além do que, as pessoas que alongam com freqüência possuem melhor flexibilidade e, conseqüentemente, conseguem dançar muito melhor”, finaliza a professora Roberta Sariello.


Rejuvenescimento de pescoço


A técnica menos invasiva será apresentada no Brasil durante o IX Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica que começa amanhã

Existem muitas técnicas capazes de amenizar os efeitos do tempo: facelifting para eliminar os pés de galinha e esticar as indesejáveis rugas; blefaroplastia para levantar as pálpebras e acabar com as bolsas de gordura localizadas debaixo do olho; peeling químico capaz de renovar a pele.

Rejuvenescimento facial é uma das técnicas mais procuradas nos consultórios de dermatologia e cirurgia plástica. Mas existe uma outra área que costuma ficar exposta e também indica os sinais de idade, apesar de cair no esquecimento da maioria das mulheres: o pescoço.

Essa região é considerada delicada por muitos cirurgiões plásticos e para rejuvenescê-la são utilizadas técnicas consideradas traumáticas e invasivas. Porém, descobriu-se recentemente uma nova técnica para obter resultados satisfatórios.

Através de micro-incisões com o auxílio de fios de sustentação farpados juntamente com técnicas mais simples de lipoaspiração é possível rejuvenescer o pescoço. "É como se esse fio fosse um arame capaz de recolocar os músculos e tecidos no lugar acabando de vez com a flacidez da pele", revela o cirurgião plástico americano Dr. Malcolm Paul.

A cirurgia é realizada com o auxílio de anestesia geral e dura cerca de 1 hora. O pós-operatório é simples e em média após 8 dias o paciente volta a suas atividades normalmente. O cirurgião deixa claro que esses fios também podem ser utilizados em toda a face.

Não existe uma idade mínima para a realização da cirurgia, mas segundo o Dr. Malcolm Paul, pessoas com idade acima dos 35 anos procuram mais a técnica.

Definição do envelhecimento do pescoço


Tipo 1: Pacientes jovens com uma ligeira sobra na linha da mandíbula, com ou sem microgenias (pequenas anormalidades no queixo) e lipodistrofia submental (metabolismo de gordura defeituoso na região abaixo do queixo - papada).

Tratamento indicado: Lipoaspiração com utilização de ultra-som com ou sem implante anatômico no queixo.

Tipo 2: Pacientes mais velhos com uma ligeira flacidez na área submental (abaixo do queixo/ papada) com ou sem microgenias e liposdistrofia submental.

Tratamento: Lipoaspiração com o uso de ultra-som, utilização de fios de sustentação unidirecionais, com ou sem implante anatômico de queixo.

Tipo 3: Pacientes mais velhos com as mesmas características encontradas no tipo 2 e que também possuem pequenas e finas bandas plastimais (na região do músculo do pescoço denominado plástima).

Tratamento: Lipoaspiração fechada, contorno aberto do pescoço por incisões submentais incorporando o uso dos fios de sustentação para levantamento e contorno do pescoço.

Tipo 4: Pacientes mais velhos com as mesmas características encontradas no tipo 2 e que também possuem longas bandas plastimais, que são visíveis da clavícula até a linha da mandíbula.

Tratamento: Lipoaspiração fechada do pescoço, incisões submentais, pós e pré-auriculares (abaixo do queixo e partes posteriores e anteriores da orelha) com o uso do sistema de fios de sustentação para levantamento e contorno do pescoço; corte posterior e rotação do músculo plátisma e uma dupla camada de bandagem para suportar a utilização dos fios de sustentação.

Link: IGBeleza


Brasileiras já podem comprar oficialmente pílula anti-barriga

/

A Acomplia (rimonabanto), remédio conhecido como pílula anti-barriga, já pode ser encontrada nas farmácias brasileiras.

Segundo o laboratório Sanofi-Aventis, responsável pela venda do produto, até o final do mês a comercialização do medicamento contra obesidade estará regularizada.
Em abril de 2007, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já havia aprovado e a Cmed (Câmera de Regulação do Mercado de Medicamentos) liberado a venda no Brasil. A comercialização efetiva aguardava apenas o fim das negociações do laboratório em relação ao valor do produto. O preço máximo definido é de R$ 225,00 para a caixa com 28 comprimidos e os interessados só poderão comprá-lo mediante receita controlada.

Conheça mais sobre Acomplia

O novo remédio contra a obesidade bloqueia os receptores no cérebro, conhecidos como canabinóides, que induzem ao desejo de comer e a uma sensação de prazer maior do que o normal - o remédio, justamente, reproduz o efeito contrário.

No entanto, ele é indicado apenas para pacientes que possuem obesidade ligadas a fatores de risco, como diabetes tipo 2 e pessoas que apresentam aumento anormal da taxa de lipídios (dislipidemia), pois melhora o controle da taxa de açúcar no sangue, o que ajuda a regular a diabetes e aumenta o HDL, conhecido como bom colesterol.

O rimonabanto já foi aprovado em mais de 50 países em todo o mundo, porém em junho de 2007 foi vetado nos EUA por um comitê de 14 especialistas do FDA, agência que regula os produtos alimentícios e farmacêuticos no país, que decidiu observar por mais tempo os efeitos colaterais do medicamento, como depressão, ansiedade e problemas de sono.
De acordo com a Anvisa, os resultados das pesquisas clínicas demonstraram que, obedecidas as indicações médicas, o remédio é seguro.
O laboratório alerta que o medicamento não é recomendado para pacientes com histórico de distúrbios depressivos e doenças psiquiátricas não controladas.

Link: IGBeleza


Invista nas sobrancelhas e ganhe um olhar matador.
/


O desenho da sobrancelha é arqueado na medida certa e mostra como valorizar os traços.
Muita gente considera as sobrancelhas apenas um detalhe mas, no conjunto, fazem uma boa diferença. Elas equilibram as linhas do rosto e qualquer mudança nesta região altera a expressão. "Se não forem bem cuidadas e o excesso de pêlos não for retirado, o rosto fica com o aspecto pesado", explica Théo Carias, maquiador do Stúdio W, em São Paulo.
A maneira mais segura de retirar os pêlos dos supercílios é com uma boa pinça. Algumas pessoas optam pela cera quente, mas esse método é desaconselhável por dois motivos: existe o risco de se tirar mais pêlos do que o necessário e pode prejudicar a pele - as puxadas constantes deixam as pálpebras flácidas. As sobrancelhas muito finas - ou com falhas - também comprometem a harmonia do rosto.
Atualmente, não há um formato-padrão na moda. "O ideal é que o desenho seja escolhido a partir das linhas do rosto", aconselha Théo. Achar o formato ideal, porém, é uma operação bastante delicada que, na opinião do maquiador, deve ser feita no salão. "Depois fica mais fácil a pessoa manter o desenho sozinha."
link: Beleza.


Quando as maquiar, mantenha o mais possível a sua linha natural; e embora a simetria seja o ideal, não se esforce demasiado se elas não forem exatamente iguais. Use um lápis mais claro do que a sua cor e trabalhe em traços curtos e ligeiros.
Alguns maquiadores, recomendam dois lápis, um mais claro do que o outro, para um resultado mais natural. Evite os tons escuros (negro nunca), que endurecem os traços.

Qual a minha forma?
Sempre procurando a naturalidade, siga estes passos:
1. Comece por traçar uma linha imaginária desde a base do nariz para a testa, passando pelo canto interior do olho. Depois trace outra linha desde a base do nariz, até ao canto exterior do olho. Dentro desse triângulo, vai definir o começo, o final e a curvatura ideal da sua sobrancelha.

2. O começo da sobrancelha deve coincidir com o extremo interior do olho.
3. A parte mais alta da curvatura (arco), deve estar perpendicular ao exterior da íris.

4. O final da sobrancelha deve coincidir com a comissura exterior do olho, sempre dentro das linhas imaginárias traçadas no ponto 1.

5. Para definir a forma ideal, especialmente se são muito espessas, escove-as em varias direções. Quando encontrar a sua forma preferida, elimine os pelos que ficarem fora dessa linha.

Para dar forma ao arco, use a pinça. Recomendamos que depile somente na parte inferior da sobrancelha, definindo-a sem alterar demasiado a sua forma, para manter a naturalidade.

Como depilar: Comece por aplicar um cubo de gelo na zona a tratar, assim reduz a sensibilidade e a dor. Segure o pêlo próximo da raiz, com a pinça, a puxe rapidamente na direção do crescimento. Termine aplicando uma loção adstringente ( ou água fria) para fechar bem os poros!
Se tem as sobrancelhas demasiado juntas e espessas, recomendamos a depilação com cera: dura entre 3 a 5 semanas e deixa a pele macia.

Tinta no cabelo



Cabeças multicoloridas desfilam nas passarelas. Nos bastidores e nos salões, os cabeleireiros se divertem com a mistura de cores. A brincadeira é permitida graças à tecnologia das tinturas, que tratam e colorem ao mesmo tempo. A paleta de tons é ampla e permite cabelos personalizados —cada loira, morena ou ruiva pode ter o toque que merece. Mas a metamorfose pede novos hábitos: cremes específicos para fios tintos e mais tempo para tratá-los farão parte do programa. Veja aqui as estratégias para escolher a cor certa e mantê-la por mais tempo.
O primeiro passo antes da tintura é observar a saúde dos cabelos. Se eles estiverem muito fragilizados, a mudança radical de cor deve ser adiada. O cabelo precisará passar por um tratamento reconstrutor, com produtos que vão agir no interior do fio, para devolver sua força e elasticidade.
/
Depois da mudança tecnicolor, o desafio é evitar que a cor desbote. É hora de investir em xampus, condicionadores e cremes específicos para cabelo tinto. Esses produtos limpam o fio sem agredi-lo, têm pH balanceado (entre 4,4 e 5,5), filtro solar e ingredientes que reconstituem a fibra capilar. Fazer banhos de creme semanais e hidratações são medidas que também garantem cabeças reluzentes.
/

Tendências outono - inverno:
/
Castanhos:
a tendência na gama dos castanhos são os tons de terra e marrons, com matizes de ouro-fosco, caramelo, tabaco e avelã. Quem preferir uma coloração suave pode conservar a base escura e fazer mechas mais claras. Basta descolorir alguns fios no alto da cabeça e depois aplicar tonalizante num tom próximo ao do próprio cabelo, para criar nuances.
Com doses extras de pigmentos marrons, a tintura Neutral/Neutral, da Redken, garante cor e brilho. É indicada para quem tem grande quantidade de fios brancos.
/
Loiros: os tons mais usados nesta estação são o palha, mel, trigo e acinzentados. Essas cores podem ser usadas sozinhas ou misturadas entre si. As raízes mais escuras do que as pontas podem ser conservadas. Manter o fundo claro e fazer luzes e reflexos é uma boa opção para quem tem grande quantidade de fios brancos.
Entre as novidades para loiras estão as duas cores Pérola (bege-acinzentado) e Marfim (bege-claro), da linha de tonalizantes Diacolor Richesse, da L’Oréal. Esses produtos aumentam o brilho e reavivam a cor.
/
Vermelhos: vermelhos vibrantes em toda a cabeça e também misturados em tom sobre tom esquentam este inverno. Outra idéia é aplicar tons fantasias (vermelho-vivo ou bordô) sobre fundo escuro. As cores podem aparecer em mechas ou só nas pontas. Resultados extravagantes ou mais discretos podem ser conseguidos controlando a quantidade e a intensidade da cor.
Como o vermelho desbota com facilidade, as empresas de cosméticos investem cada vez mais em tecnologia nessa área. A Wella criou duas linhas de coloração com um novo corante que prolonga a intensidade da cor: Color Perfect, só para cabeleireiros, com quatro tonalidades de vermelho (do acobreado ao vermelho-azulado); e Vermelhos Especiais, da Koleston, disponível para o público, com duas tonalidades (cereja e vermelho-superintenso).
/
Já a linha maji.contrast, da coleção Rouge Forever, da L’Oréal Professionnel, consegue a “mágica” de fazer mechas vermelhas no cabelo escuro, sem prévia descoloração. Ganha-se em tempo e estilo.
/


Prateleira Colorida
/
Compras no salão
/
Algumas marcas têm seus produtos à venda nos salões de cabeleireiros, para que os profissionais possam indicar o produto certo para cada tipo de fio e a maneira correta de aplicá-lo.
/
Xampu Milk Clenz, R$ 23, condicionador Keramoist, R$ 32, e condicionador sem enxágüe Natural PH, R$37, da Image, com extratos botânicos.

After Color Shampoo, R$ 9, e After Balm, R$ 10, da Keune. O xampu fecha as cutículas e o condicionador tem filtro solar. Proteínas de seda contidas na fórmula contribuem para o brilho dos cabelos. Ainda da mesma marca, para restaurar pontas danificadas, a indicação é Hair Beauty, R$ 3, cápsula sem enxágüe com soro reparador para pontas duplas e danificadas
/
O trio poderoso da L’Anza: Moisturizing Shampoo, R$ 27, condicionador Detangler, R$ 40, e condicionador sem enxágüe Leave-in Protector, R$ 38. Duas vezes por semana o Power Treatment (foto 2), R$ 52, para hidratar. Quem está com os fios muito fragilizados por sucessivas descolorações e tinturas vai precisar de um produto mais potente, como Reconstructor, R$ 60.
/
A Osmose, da L’Oréal Profissionnel, tem duas propostas: se os fios estão muito fragilizados, a indicação é o xampu Powercare Color, R$ 17, da linha Série Expert, com alta concentração de ceramidas. Já para ser aplicado no dia da tintura e a cada seis lavagens a indicação é Powerdose Color, R$ 5 cada, que contém proteínas, vitaminas e filtro UV. Depois que os fios recuperam sua força e flexibilidade, a idéia é aplicar o xampu, R$ 17, e o creme Vitamino Color, R$ 20.
/
Xampu Lifetex Glanz-Haarbad, R$ 15, mousse condicionadora sem enxágüe Lifetex Glanz Pflegeschaum, com extrato de castanha, R$ 18, e creme de tratamento Lifetex Glanz Intensivkur, R$ 18, todos da linha Lifetex, da Wella
/
Shampoo Collectives Cello-Dry, R$ 20, para cabelos normais e secos, e condicionador Collectives Sheen, R$ 20, linha Collection, da Sebastian. Com extratos botânicos, pantenol e queratina. Ainda nessa linha o tratamento reconstrutor Collectives Potion 7, R$ 56, com manteiga de karité, proteínas de soja, extratos botânicos e vitamina E.
/
Xampu, R$ 20, e condicionador, R$ 23, da linha Color Extend, da Redken, com filtros UV e vitamina E
/
Keep Color Stay Shampoo e Condicionador, da Schwarzkopf, R$ 20 cada
/
Shampoo Riflessanete e Crema Ravvivante, linha pH Color, da AlfaParf. Têm pH neutro e micropigmentos colorantes. Existem em dez tons: mel, bege, cobre, vermelho, acaju, castanho, violeta, avelã, prata e preto, R$ 13 cada.
/
Linha Resistance, Shampoo Bain de Force, R$ 26, Creme Anti-Usure, R$ 35, da Kérastase, que reforça a estrutura interna do fio.
/
Shampoo Kerapro, R$ 32, e recondicionador protetor Altima, R$ 36, da Joico. O xampu é indicado para fios grossos e volumosos —os ácidos graxos contidos na fórmula ajudam a diminuir o volume. O recondicionador protege e hidrata os cabelos.
/
Xampu e condicionador, linha Vivid Color,da Graham Webb, com agentes hidratantes, R$ 39 cada.



Tratamentos no salão



Alguns produtos pedem indicação precisa e mãos treinadas, por isso só estão disponíveis para uso profissional:

Tratamento Concentré Vita-Ciment (foto 1), linha Resistance, para cabelos enfraquecidos, e Aqua-Oleum (foto 2), que são gotículas de óleo de abacate e jojoba, que penetram na cutícula.
Os dois da Kérastase 5 Step, da L’Anza, é um tratamento com cinco passos: Purifying Shampoo, xampu purificador que remove resíduos; Keratin Booster, produto que aumenta a ação dos tratamentos reconstrutivos; Reconstructor, à base de queratina, restaura a elasticidade, traz força e flexibilidade; Chemical Balancer, hidrata e aumenta o brilho; Leave-in Protector, sem enxágüe, esse produto protege os fios do ressecamento provocado pelo calor do secador, poluição, raios solares e impede que os fios armem e arrepiem Cápsulas CPR nº1 e nº2 (foto 3), da Senscience. A primeira abre as cutículas para receber os benefícios da segunda cápsula.

Alguns minutos no vapor pontencializam a ação dos ingredientes ativos do produto Concentrado Extreme (foto 4), da Redken, indicado para cabelos muito sensibilizados Máscara regeneradora Rigen; Real Cream, à base de geléia real e própolis; e Olio Essenziale (foto 5), todos da ALFAPARF, reestruturam e amaciam os cabelos tintos.