Cabelo Novo


Feliz cabelo novo



//

Ondular
 


Para encaracolar fios lisos e definir os cachos, recorra a técnicas que mexem na estrutura dos fios mas também recuperam a fibra capilar, nutrindo da raiz às pontas.



Ondulação cauterizada

O processo é dividido em duas etapas. Primeiro faz-se uma permanente com hidróxido de amônia e bigudinhos. Dois dias depois, é a vez da reposição de queratina e algas marinhas, para recuperar os fios. "O cabelo é lavado e seco com difusor. Pode-se finalizar com babyliss para marcar os cachos", explica o cabeleireiro Dudu Meckelburg, do HBD Spa, no Rio de Janeiro. A reposição de queratina deve ser repetida a cada dois meses; e a permanente, a cada seis.

Eu testei "Nunca imaginei que meu cabelo liso pudesse ficar cacheado. No dia-a-dia, amasso os fios úmidos com musse e os cachos ficam perfeitos", diz a empresária Carolina Diab.

/
Modelagem capilar fotônica
O tratamento, da Tânagra Cosméticos, foi criado para quem já tem o cabelo encaracolado, mas quer definir os cachos. Aplica-se um gel com tioglicolato de amônia em todo o cabelo para abrir a fibra capilar. Em seguida, o cabelo é submetido a um feixe de luz, que potencializa a ação do produto. "A modelagem repõe a queratina e deixa o cabelo saudável", garante o cabeleireiro Bruno Di Maglio, do salão Di Maglio Hair Tech, em São Paulo. O resultado é definitivo. Basta retocar a raiz a cada dois meses.

Eu testei "O relaxamento de ondas que eu costumava fazer alisava muito o cabelo. Com essa técnica, reduzi o volume e desfilo com cachos soltos e hidratados", conta a analista de sistemas Ivana Marcelino.



/
Para ONDULAR e realçar os cachos

1. Fluido Antifrizz Encaracolado, Éh

2. Creme de Pentear Crespos e Cacheados, OX

3. Curls Rock Curl Booster Catwalk, Tigi

4. Máscara Intensiva Hidragloss, Swiss Vital

5. Spring Mousse Fresh Curls, Redken

6. Frizz-Ease Dream Curls, John Frieda

7. Creme para Pentear Volume- Control Elsève, L'Oréal Paris

8. Shampoo Wellapon Complexo Hidratante, Wella



//
Hidratar

Garanta maciez, flexibilidade e muito brilho com ampolas e cremes à base de ceramidas, proteínas, óleos, manteigas vegetais e outros ativos emolientes.



Umectação capilar
Esse tratamento da Avlon é uma boa opção para fios muito ressecados. Cada mecha recebe uma mistura de óleo de amêndoa, babosa e jojoba; em seguida, faz-se uma escova rápida. O profissional envolve os fios em uma touca aluminizada e recomenda ficar dez minutos sob o calor do secador. Depois, o cabelo é lavado e recebe um produto que dilata a cutícula e facilita a penetração da queratina. "Finaliza-se com spray de queratina, escova e chapinha", explica a cabeleireira Renata Fraga, do Istituto di Belezza Prima Qualitá, no Rio de Janeiro. A manutenção deve ser feita a cada 15 dias.

Eu testei
"Uso muita química no cabelo e essa hidratação manteve meus fios brilhantes por mais de dois meses", conta a assistente de arte Ludmilla Calado.

/

Hidratação catiônica

Criada pela empresa K.Pro Profissional, é ideal para cabelos danificados por processos químicos. "Em meia hora, ela devolve a vitalidade aos fios", garante o cabeleireiro Evandro Ângelo, do salão EV, em São Paulo. Primeiro o cabelo é lavado com um xampu de limpeza profunda, à base de algas marinhas. Em seguida, espalha-se nos fios uma máscara com óleo de macadâmia e queratina, que age durante cinco minutos. Depois, aplica-se uma ampola com os mesmos ativos, só que em concentrações mais altas. "O cabelo é envolvido em uma toalha quente por dez minutos e enxaguado", diz Evandro. A aplicação deve ser quinzenal.

Eu testei "O tratamento é rápido e eficaz. Os fios ficaram macios e não passei horas debaixo do secador", revela Carmen Correia, maquiadora.



Hidratação com algas

Desenvolvido pela empresa Modele, renova o brilho, acelera o crescimento dos fios, tonifica e previne a queda. "É ótimo para cabelos ralos e muito oleosos", afirma a cabeleireira Digna Miguez, do Centro de Beleza Badós X, no Rio de Janeiro. Primeiro, o couro cabeludo é massageado com um granulado de algas, que remove as células mortas e ativa a circulação. Após o enxágüe, cada mecha é massageada com um gel hidratante, removido após 15 minutos.

Eu testei "Depois de três sessões quinzenais, meu cabelo estava mais cheio, saudável e volumoso. Inclusive, acabei de fazer reflexo e ele resistiu firme e forte", afirma a professora Ida Cavalcanti.
/
Reposição hídrica

Indicado para cabelos grossos e rebeldes, o tratamento com aloe vera da Itallian Hairtech repõe água e dá brilho. A sessão começa com xampu anti-resíduos, seguido de selador de cutícula, máscara hidratante, condicionador e leave-in. Se o cabelo estiver extremamente ressecado, recomendo uma sessão semanal. Depois, uma a cada 15 dias", explica o cabeleireiro Anysio Estevão, do salão Più Bella Capelli, no Rio de Janeiro.

Eu testei "Já fiz várias hidratações, mas essa é sem dúvida a melhor. Como vou muito à praia, ela protege os fios e evita que a cor desbote. Meu cabelo está saudável e aveludado", diz a empresária Denise Fonseca de Souza.
/
Hidratação instantânea

Uma boa alternativa para quem não pode passar horas no salão. Depois de lavar a cabeça e retirar a umidade com a toalha, o cabeleireiro massageia cada mecha com o fluido da ampola Óleo Essenziale Semi di Lino, da Alfaparf Milano, e enxágua. "Em 15 minutos, o cabelo está brilhante e macio. Só não indico para fios danificados pelo excesso de química, que exigem uma hidratação mais concentrada", alerta a cabeleireira Milza Cândida, do Jaira Coiffeur, em Brasília. Cada aplicação deve ser repetida toda semana.

Eu testei "O fluido leve não deixa os fios pesados ou oleosos e o efeito é instantâneo. Além disso, deixa um perfume delicioso", conta a promotora de Justiça Denise Lyrio Pacheco.
/




Para HIDRATAR e repor os nutrientes

1. Máscara Restauradora Fios, Ecologie

2. Heavy Cream All Soft, Redken

3. Fructis Oil Repair, Garnier

4. Máscara Intensiva Óleo de Oliva, Kolene

5. Creme de Tratamento Volume Intense, Capicilin6. Creme de Tratamento Color Intense, Albany



/
Reconstruir

/
Se o cabelo está danificado pelo excesso de química e quebra fácil, a solução é uma cauterização ou reconstrução térmica. O processo injeta uma alta concentração de queratina na fibra capilar e a chapa quente blinda os fios.

/

Red Iron
A cauterização da Semo Cosmetic, à base de nanoqueratina, flavonóides de açaí e extrato de murumuru, reduz a porosidade. O cabelo é lavado com produtos com aminoácidos e pantenol. Nos fios úmidos, aplica-se uma máscara revitalizante e um gloss protetor térmico. Passa-se a chapinha e os fios são enxaguados novamente. "Depois, basta aplicar um leave-in. O cabelo ganha a forma que a pessoa quiser até a próxima lavada: liso com escova ou ondulado com difusor", diz a cabeleireira Romi Silva, do salão EV, em São Paulo. O efeito dura dois meses.

Eu testei "Meu cabelo é outro. Está forte, brilhante, macio e alisa facilmente. Todo mundo percebeu a diferença", relata Enilce Amaral Gomez, dona-de-casa.



/
Truss Hair Therapy



É uma alternativa para encorpar e eliminar pontas duplas. Além de fortalecer a fibra capilar, a cauterização da Truss fornece altas doses de queratina. "Coloca-se a substância em um reservatório dentro de uma chapinha especial, que a transforma em vapor. Isso facilita a penetração da proteína, selando-a no interior do fio", explica a cabeleireira Walquíria de Souza, do salão Torriton Taunay, em Curitiba. "Para um resultado duradouro, o ideal é repetir o processo a cada 20 dias."
Eu testei "Meu cabelo fino e com raiz oleosa ficou volumoso. Não dispenso mais a cauterização mensal", conta a administradora de empresas Cristina Borcath de Miranda.
/
Cauterização de caviar
Ideal para aplicar logo após a tintura, o procedimento da K.Pro Professional utiliza xampu, condicionador e uma máscara à base de caviar e queratina hidrolisada. "Depois de lavar e condicionar, aplico o creme em cada mecha e passo a chapinha para potencializar a fixação dos pigmentos. Finalizo com um leave-in hidratante", explica a cabeleireira Brigitte Revollo, do salão Brigitte's Fine Arts, no Rio de Janeiro.

Eu testei "Não tenho tempo para cuidar do cabelo em casa. Então, sempre que pinto também cauterizo os fios. Prolonga a cor e melhora a textura", garante a comerciante Angélica Leones.

/
Misuke
Rica em queratina hidrolisada, a cauterização da Embelleze começa com a aplicação de um xampu de limpeza profunda e de um concentrado de queratina líquida. Dez minutos depois, enxágua-se o cabelo e espalha-se um creme com aminoácidos e mais queratina, que age por 15 minutos. Os fios são novamente enxaguados para receber um leave-in e um anti-frizz. Por fim, escova e chapinha. "O produto deixa os fios mais lisos, mas não é alisante. Na primeira lavagem, que deve ocorrer três dias depois, ele volta à forma natural, mas mais bonito e brilhante", garante Cassiana Melo, cabeleireira do Walter Coiffeur Ipanema, no Rio de Janeiro. Dura um mês e meio.

Eu testei "Meu cabelo é loiro natural, mas faço luzes. Para recuperar os fios da agressão da descoloração, cauterizo pelo menos duas vezes por ano. Nos primeiros dias, o cabelo fica um pouco duro, mas depois se torna macio e muito brilhante", diz a advogada Gisele Leite Gonçalves.
/
Kérathermie

O tratamento da Kérastase promete recuperar, em três aplicações, a fibra capilar danificada. "Não indico para cabelos saudáveis, pois o excesso de proteína enrijece os fios", explica o cabeleireiro Laurent Cucq, do salão Franck Provost, em São Paulo. Primeiro, espalha-se nos fios a mistura das ampolas Concentré Vita-Ciment (queratina) e Oléo-Fusion (óleo nutritivo), que é ativada pelo calor do secador. Em seguida, as pontas são amolecidas com a máscara Oléo-Relax (óleo de palma). Após o enxágüe, aplica-se o reconstrutor Ciment Thermique, selado com a chapinha. Para bons resultados, não lave a cabeça durante dois dias e repita o processo a cada 15 dias. A sessão custa, em média. 



Para RECONSTRUIR e fortalecer

1.
Mousse Cauterizante Biofruto Acquaspa, Aspa

2. Loção de Restauração Intensiva Advance Techniques, Avon

3. Queratina Hair, Charis

4. Recarga de Queratina Fios & Pontas, Aroma do Campo

5. Finalizador Keratina Cauterização Capilar, Vizcaya

6. Creme de Hidratação Máxima MaxQueratina Gold, Niely

7. Concentrado de Queratina Líquida, Tânagra8. Liquid Hair, Wella



//
Alisar
Todas as escovas progressivas que elegemos foram aprovadas pela Anvisa. Algumas têm formol na composição, mas na concentração permitida (0,2%), e outras empregam proteínas ou tioglicolato de amônia para esticar os fios.
/
Escova Inteligente

Com uma mistura de queratina hidrolisada, chocolate, menta e 0,2% de formol, a Escova Inteligente Agi-Max alisa e hidrata os fios. Primeiro, é usado um xampu de limpeza profunda, para abrir as escamas. Em seguida, retira-se a umidade com o secador e aplica-se o creme alisante. Prossegue-se então com escova e chapinha. O cabelo é enxaguado e recebe o creme com queratina. Depois de dez minutos, enxágua-se novamente, finalizando com secador. "Uma vantagem é que essa escova, diferentemente das que contêm amônia, é compatível com cabelo descolorido", observa a cabeleireira Aldeni, do salão Lay-Out, em São Paulo. Dura dois meses.

Eu testei "Já tinha feito uma escova progressiva com bastante formol e meu cabelo caiu muito. A escova inteligente não tem cheiro forte, alisou e fortaleceu os fios. Adoro sair do salão com o cabelo liso e lavado", revela a arquiteta Letícia Maia.

/
X-Tenso ThermoLiss
Formulada pela L'Oréal Professionnel, essa escova progressiva de longa duração, à base de tioglicolato de amônia, tem versões para cabelos naturais, sensibilizados ou com mechas. O cabelo é lavado com xampu de limpeza profunda, protegido com fluido reparador e envolvido pelo creme redutor antes da escova e da chapinha. Por fim, lavagem e hidratação. "O diferencial é que, além de não ter formol, o produto possui um agradável perfume frutal e permite variações - deixar os fios escorridos, com volume na raiz, só a franja lisa, manter as pontas viradinhas", diz o cabeleireiro César Augusto, do salão Mirage, em Porto Alegre. Essa escova dura de quatro a seis meses, quando é necessário apenas refazer a raiz.

Eu testei "Antes meus fios eram crespos, eu demorava mais de uma hora para fazer escova e gastava muito com produtos e hidratações no salão. Hoje lavo a cabeça e deixo secar ao natural. Gasto menos tempo e dinheiro e meu cabelo está sempre lindo", diz a psicóloga Helena Brochado.

/
Escova Bio Lizz
À base de cistina (uma proteína) e de papaína (enzima extraída do mamão), o produto usado nesse tratamento, desenvolvido pela Doctor Hair, relaxa a fibra capilar. "Se a ondulação do cabelo for suave, é possível alisar e facilitar o penteado. Mas o principal objetivo é reduzir o volume dos fios cacheados", explica a cabeleireira Patrícia de Freitas, do salão Tif's, em Belo Horizonte. "A recomendação é não lavar nem prender os fios nas primeiras 24 horas. O efeito dura dois meses", completa.

Eu testei "Não deixa os fios com cara de alisados e facilita a escova. Mesmo se eu sair com o cabelo molhado, não arrepia", diz a professora Sandra Mara de Oliveira.

/
Escova marroquina
Ela permite que você lave o cabelo ou prenda os fios no mesmo dia, mas o efeito desaparece em até três meses. "O segredo do produto, formulado pela Nouar, está na combinação de 0,2% de formol com queratina, proteínas da seda, argila e cacau", revela o cabeleireiro Jorge Zambotti, do salão Diva, em São Paulo. Depois de lavar os fios e retirar a umidade com uma toalha, o creme é aplicado mecha por mecha. Após 15 minutos, faz-se uma escova e passa-se a prancha.

Eu testei "Como lavo a cabeça todos os dias, o produto sai mais rápido e repito a escova a cada dois meses. Adoro o resultado natural", conta a administradora de empresas Cida Maluf.

/
Escova de chocolate e avelã
Desenvolvida pela All Nature, pode ser usada em fios tingidos. "Além disso, dá brilho e movimento", garante a cabeleireira Janeta Pereira, do Yafá Cabeleireiros, em São Paulo. O produto, à base de tioglicolato de amônia, não tem cheiro forte nem provoca ardência. O efeito liso dura por até 15 lavagens. Após o xampu de limpeza profunda e a secagem, o creme entra em ação. "Espero 20 minutos para fazer escova e chapinha." É preciso ficar três dias sem prender nem lavar o cabelo.

Eu testei

Para conseguir esse resultado maravilhoso, ficaria até uma semana sem lavar os fios. Não vivo mais sem ela", diz a operadora de telemarketing Rosângela Carvalho Ferreira.

/
Para ALISAR e controlar o arrepiado

1.
Control Freak Bed Head, Tigi

2. Shampoo sem Sal Pós Escova Progressiva, Vizcaya

3. Straight Special FX Studio, L'Oréal Paris

4. Hidrante Capilar Efeito Ultraliso, Mua Loa

5. Sheer Blond Strenghthens Repairs, John Frieda

6. Condicionador Liso Perfeito, Seda

7. Creme Leave-on Anti-Frizz Advance Therapy, Dove

8. Creme Defrizante Styling Advance Techniques, Avon

/
link:Claudia

1 comentários:

    Andrea,adoreeeei seu blog.
    Cheio de informações, novidades, completíssimo.
    Virei fã, assinei para receber, mas voltarei com calma para ler tudinho.
    OBRIGADA.
    Nany